quarta-feira, 29 de junho de 2016

Etapa nº 3  - a caminho dos 80

          O santo do dia de hoje é São Pedro, que por vontade de Deus e dos homens, é padroeiro dos pescadores e também padroeiro da nossa paróquia, (Paróquia São Pedro de Aradas).
 
          A etapa de hoje foi iniciada logo pela manhã, a cuidando no quintal, de: couves, alfaces e abóboras. Á tarde, retomei o percurso, e porque a paróquia está em festa, festa que se prolonga até ao próximo domingo, dia 3 de Julho, fui incumbido de seleccionar musicas e cânticos, e de providenciar um ensaio para hoje, às 18 horas, a fim de, nos prepararmos para acompanhar o andor da padroeira deste lugar (Quinta do Picado), que é, Nossa Senhora da Conceição, e que no domingo, dia 3, pelas 09,30 horas, se vai juntar na Igreja Matriz da Paróquia, com  Nossa Senhora da Saúde, padroeira do lugar de Aradas, com Santo António, padroeiro do lugar de Bonsucesso, com São João, padroeiro do lugar de Verdemilho, ao padroeiro da paróquia, que é, São Pedro. A Igreja, o adro da Igreja e outros espaços envolventes, são o palco dos festejos. Festejos estes, que se encerram com uma majestosa procissão, onde os principais figurantes são os nossos Padroeiros.

          Sobre a biografia de São Pedro, vou procurar ser breve, porque os meus amigos por certo que a conhecem melhor do que eu, mas digo alguma coisa do que tenho ouvido dizer, dizem: que São Pedro é o santo que mais trabalha no Paraíso, já que é ele que tem as chaves dos portões do Céu e que verifica quem pode entrar lá, seu nome anterior era Simão, o pescador. Ele teve o nome mudado por Jesus Cristo ao receber a incumbência de fundar a Igreja e de reunir os fiéis depois da sua morte. Disse-lhe o Senhor: "Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra, será também ligado nos céus".
 
          Assim, e tendo chegado ao fim da etapa de hoje, que decorreu sem acidentes de percurso, vou encerrar a reportagem, agradecendo ao santo do dia, ao nosso milagroso São Pedro, a quem rezo esta sua oração:
 
          São Pedro, a vossa fraqueza humana vos levou a negar por três vezes o bom Mestre, mas as vossas lágrimas de arrependimento vos alcançaram o perdão. Ó grande santo, dai-me a graça de vencer as minhas fraquezas humanas e fazei que a vossa fé e o vosso amor para com Cristo sejam para mim estímulo que me leve a vos imitar; e assim, imitando-vos na fé e no amor a Cristo, tenho a certeza de que, quando eu morrer, vós me haveis de receber de braços abertos na porta do reino dos céus.
          São Pedro, abençoai o Papa, protegei toda a Igreja, confirmai os irmãos na fé. Amem.   

Sem comentários:

Enviar um comentário