terça-feira, 28 de junho de 2016

Etapa nº. 2, a caminho dos 80

          "Felizes os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3)

          No percurso da etapa deste dia, fui acompanhado por um amigo, pobre em espírito, (o que quer dizer, um homem humilde, tão humilde, que até em mim confia), casado, contribuinte A do seu agregado familiar, a quem, desde sempre, eu tenho vindo a preencher e a entregar ao fisco, a sua declaração de IRS. Este meu amigo queixou-se-me de ter recebido declaração para pagar IRS, o que não era habitual. Mostro-me a nota de apuramento das contas, e vi, que a dedução especifica, estava como se ele fosse solteiro ou viúvo, apenas tinha de dedução 4.104,00€, e, como se trata de um contribuinte casado e tendo optado por declaração conjunta, pensava eu, que a dedução especifica fosse 4.104,00€ X 2, mas não, eu estava enganado.

          Trata-se de um casal, que a esposa, por ser doente, nunca exerceu uma actividade remunerada e, por não ter rendimentos, (será que o marido não a tenha que sustentar, socorrer na doença, vesti-la, e é etc.) será que pelo casamento, metade do rendimento do marido não deveria ser considerado dela? Ó que eu sou tão pobre! e não é só em espírito, é também em não entender no que pensam os nossos governantes. Mas valha-me uma coisa, pelo menos, o imposto apurado, foi dividido por dois e assim, este casal, só vai pagar a parte do marido - contribuinte A.

          Fatigado por este acidente de percurso, recorri e pedi ao santo do dia de hoje, "Santo Ireneu, Bispo e Mártir", auxilio, força e ânimo, no que fui atendido. Da pesquisa que fiz sobre a vida deste Santo, extraí o seguinte:"Santo do dia, Santo Ireneu de Lyon, padre da Igreja, grego de nascimento, filho de pais cristãos, nasceu na ilha de Esmirna, no ano 130. Foi discípulo de Policarpo, outro padre e santo da Igreja. Dele Ireneu pôde recolher ainda viva a tradição apostólica, pois Policarpo fora consagrado Bispo pelo próprio João Evangelista, o que torna importantíssimos os seus testemunhos doutrinais. Ireneu viveu muitos anos na Gália, actual França, onde foi Bispo de Lyon. Combateu arduamente os erros gnósticos e assentou as bases sobre as quais se desenvolveria, mais tarde, a ciência da Mariologia. Documentos muito antigos e dignos de todo o crédito afirmam que sofreu martírio, mas não especificam a forma e o local preciso desse efeito".

           Concluída esta etapa, dou graças a Deus e termino com esta oração:
          Ó Deus, pela intercessão do Santo Ireneu, renovai em mim a fé e a caridade, para que possa, me dedicar constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho. Amem.
          Santo Ireneu, rogai por nós,
          Nossa Senhora, Rainha dos Mártires, rogai por nós.

1 comentário:

  1. Vou continuar a acompanhar-te, tanto quanto me for possível, admirando a tua FÉ.

    ResponderEliminar