domingo, 26 de junho de 2016

O início da viagem



Hoje, 26 de Junho do ano 2016, com 28.855 dias de treinos, que os contei utilizando um raciocínio inspirado na instrução primária dos anos 40, fiz a seguinte operação: somando188 dias do ano de 1937, mais 21.535 dias de 59 anos comuns, mais 6.954 dias de 19 anos bissextos e mais 178 dias, deste ano de 2.016.
            Com esta data, 26 de Junho, coincidem importantes comemorações: o dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas; o dia internacional das Nações Unidas do apoio às vítimas da tortura;  o dia mundial da carta das Nações Unidas, cujo preâmbulo prevê preservar os povos e as suas gerações do flagelo da guerra, reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, entre outros.
            Santos:
Neste dia 26 de Junho, a Igreja católica venera Paio de Córdova, conhecido como São Paio (Sampaio ou São Pelágio), nascido no início do século X na Galiza. É um santo cristão, venerado pela Igreja Católica, especialmente em Espanha e Portugal.
            É também venerado pela Igreja Católica o Santo Josemaria Escrivá de Balaguer, que nasceu em Barbastro, Aragão, Espanha, em 9 de Janeiro de 1902, tendo falecido em 26 de Junho de 1975 (73 anos), em Roma, Itália. Foi beatificado a 17 de Maio de 1992 por São Paulo II e foi canonizado, pelo mesmo, a 6 de Outubro; a sua festa litúrgica é a 26 de Junho. Foi fundador da Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei, que é uma instituição hierárquica da Igreja Católica (prelatura pessoal em Portugal), composta por leigos, casados, solteiros e sacerdotes. Tem como finalidade participar na missão evangelizadora da Igreja.
            O Opus Dei foi fundado no dia 2 de Outubro de 1928 por este sacerdote espanhol.
            Com esta introdução, e com o peso dos 79, sinto-me fisicamente vacilante mas estou firme nas minhas convicções. Vou colocar-me na linha de partida e amanhã, dia 27 de Junho de 2016, dou início à primeira etapa, que sendo concluída, eu me aplaudirei e farei a respetiva reportagem.
            Até amanhã.

1 comentário:

  1. Fogo à peça, Sr. Zé Maria. Venham daí essas memórias.

    Nuno Gaspar

    ResponderEliminar