quarta-feira, 14 de junho de 2017

Etapa 354 - partes que recordo da Marcha São Pedro - ano 1992

      Mais uma etapa, mais uma corrida e desta vez vai ser em marcha atrás! se o espelho for meu amigo e me mostrar os limites, pode ser que o veículo me transporte e eu o conduza até atingir o objectivo. Cá vamos:

      Ontem mostrei aqueles versos que, incumbido por alguém, escrevi para a nossa Marcha, no ano de 1991. A música dessa Marcha, bem como de algumas outras em que me deixei envolver, todas são de autoria do meu saudoso maestro e meu amigo, (José Ferreira Balseiro). Também e como ontem referi, tivemos marchas durante 4 anos, 91, / 92, / 93 e 94, em todas me deixei envolver e nelas envolvi músicos e muitos outros amigos, inclusive o meu genro, (Manuel Marcelino), que tendo sido bailarino do Grupo Etnográfico e Folclórico da Adac, (Rancho da Adac) eu o considerei apto para ensaiar as marchas, e não me enganei, ele fez um bom trabalho e isso proporcionou a que fosse convidado (foi e aceitou) para ensaiar marchas populares em Ílhavo e na Gafanha da Encarnação, onde foi bem aceite e fez bom trabalho.

      Não me vou alongar nestes considerandos, pois, se recordar é viver, para mim também é o alimentar saudades, saudades do tempo que vai e não volta, e sentir a falta de um bem que tinha-mos, e que o perdemos por não o sabermos guardar. Sempre nos munimos de músicas e letras inéditas para s nossas marchas, no primeiro ano, (1991) apresenta-mo-nos com um único número, nos anos seguintes foi sempre com dois números distintos, um para exibição no recinto e outro para desfile.
       Eis os versos de um dos números da marcha do ano de 1992, calhou ser assim:

                                                   NESTA NOITE DE SÃO PEDRO
                                                                             I
                                                   Na nossa marcha / vai a Quinta do Picado,
                                                   alegrar o arraial / e passar um bom bocado;
                                                   hajam cantigas, / haja muita animação,
                                                   esta noite é de folia, / para alegrar o coração
                                                                        CORO
                                                   Nesta noite de São Pedro / nesta noite de fogueiras,
                                                   deixamos a vida séria / entramos nas brincadeiras!
                                                   como somos populares / é de nossa opinião,
                                                   vamos chamar Santo António / o São Pedro e o São João.
                                                                              II
                                                   Uns do Carocho / outros são do Carregueiro 
                                                   convimos os do Vale / e vai o lugar inteiro;
                                                   a Fonte Velha / o Reguinho e Bandarada,
                                                   Vão todos com os da rua / juntar-se à rapaziada.
                                                                             III
                                                   Deixai passar / que melhor não pode haver,
                                                   o Coimbrão também é nosso / tem direito de nos ver;
                                                   e mais ainda, / o Alquebe e o Carril,
                                                   vem a Ucha e mais lugares, / não apertem o funil.

      Amanhã eu volto para convosco reviver. Espera São Pedro que o teu dia vai chegar, mas antes, vou eu chegar aos 80! esperas? vá, diz que sim...

       O santo de hoje é: "Santo Eliseu,  profeta. Discípulo e sucessor de Santo Elias e profeta de Israel desde o tempo do rei Jorão até aos dias de Joás, é uma figura do século IX antes de Cristo. Seu pai, de nome Safat era originário de Abel Meholab, ao sul de Bext-Shan"

       Oração: "Onipotente e sempiterno Deus, que te manifestas admiravelmente na eleição dos profetas, concede-nos, te rogamos, que, assim como duplicaste o espírito de Elias em Eliseu, assim também te dignes duplicar em nós a graça do Espírito Santo, para que, possamos realizar obras virtuosas. Amém.
                                                  
     

Sem comentários:

Enviar um comentário