segunda-feira, 12 de junho de 2017

Etapas 348, 349, 350, 351, 352 - com o teu bem estar, eu sou feliz

      Tal como informei nas etapas 346 e 347, na semana passada vivi momentos angustiantes e, quando a alma chora; os olhos ensombram-se, a mente vacila e todos os sentidos se descontrolam. Confiando nos meus palpites e nas minhas observações, tenho imensas lamentações e algumas razões de queixa. Para não as levar muito a sério, desculpem-me o desabafo e ajudem-me a entender: 
      Um doente, (homem) em sofrimento, com fortes dores e afectado psicologicamente, apresenta-se ao seu médico de família, abre-se com ele, à sua maneira, descreve tudo o que sente e as dores que suporta, leva-lhe amostra de uma substância que deveria ser urina, mas que, mais parecia ser sangue podre, e o médico, (de família),  que o escuta, que vê a amostra, que conhece a sua situação de isolamento, não toma a iniciativa de o mandar para o Hospital, entrega-lhe uma credencial e manda-o fazer análises, as quais, iriam demorar dias para mostrar resultados. O doente, sofrendo fortes dores e apercebendo-se de que a sua doença, a cada momento mais se agrava, por iniciativa própria, vai por duas vezes às urgências do Centro de Saúde, em Cinfães, leva com ele amostras do que, como já disse, deveria ser urina, mas que era sangue. É visto, é escutado, e é mandado para casa, é um doente que vive só, isolado e sem qualquer vizinho que lhe chegue um copo de água, ninguém liga, ninguém quer saber e não é encaminhado para o Hospital! Será que aqueles profissionais de saúde são pessoas livres? será que não obedecem a directivas? e se obedecem, quem as dá?

      Os médicos que ali prestam serviço poderão estar a fazer um frete, mas Nespereira, que tem boa gente, que tem bons profissionais  e tem pessoas humanamente muito nobres como o demonstra o comportamento de um médico de lá, (natural de Nespereira) um verdadeiro Nespereirense, amigo da sua terra e das suas gentes, que tendo sido informado do estado de saúde daquele doente, quis vê-lo, quis socorrê-lo, mandou-lhe recado que viesse à sua presença, viu-o, escutou-o e intercedeu pelo doente junto de quem ele bem entendeu, e da sua acção, resultou que o doente foi encaminhado para o Hospital de São João, deu lá entrada no dia 7, foi lá socorrido, e após isso, foi transferido para o Hospital de Penafiel, onde continuou os tratamentos e tendo tido êxito, não ficou internado, regressou a Nespereira no final do dia 8 e até hoje, dia 12,  as suas melhoras tem sido constantes. Graças a Deus.
      Peço desculpa, mas querendo mesmo afastar de mim sentimentos de revolta, sentimentos que me perturbam e me afastam daquilo que pretendo preservar, tendo vivido ontem um dia tranquilo, exercendo tarefas de que fui incumbido, neste domingo liturgico da SANTÍSSIMA TRINDADE, associo-me ao Pe. Georgino Rocha e com ele  declaro e confirmo:

      CREIO EM UM SÓ DEUS: PAI, FILHO E ESPÍRIT9O SANTO

      "Jesus suscita progressivamente nos discípulos a fé em um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Ao longo da sua vida vai fazendo acções. dizendo palavras, provocando e aproveitando encontros que levantam «a ponta do véu»  desta verdade insondável, que é a Santíssima Trindade, a festa que, hoje celebramos. A Igreja, na sua liturgia e na vida cristã que dela decorre, mostra a importância central desta realidade sublime que para sempre está presente e nos envolve. Tudo começa « Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo»,. Tudo se desenrola com "a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco". Tudo se encaminha para que a assembleia dominical fortalecida com "A bênção de Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo" possa ir semear a paz assente na justiça e percorrer os caminhos da vida com alegria e confiança. (...) Presença invisível, mas sensível ao nosso espírito, que reforça a dignidade e abre novos espaços à liberdade; que nos proporciona um novo acesso a Deus e nos impele a sintonizar a consciência com Ele e com o agir de Jesus Cristo. "Bendito seja Deus que fez de mim o Seu templo e quis habitar neste corpo já envelhecido pelos anos", dizia em atitude de agradecimento humilde uma idosa que se aproximava dos noventa. Presença invisível, mas actuante no agir da pessoa humanizada, reflexo e imagem da glória de Deus. (...) Jesus nos ensina que a maior glória de Deus está em que os homens e mulheres tenham dignidade para viver e que essa nova vida não pode ser constituída com o ódio e com a morte. Agradecemos por seu trabalho generoso em condições difíceis e recursos financeiros precários".
      Festa da Santíssima Trindade, convite a reabilitar a nossa dignidade e a empenhar-nos para que a humanidade viva como família de Deus.

      Santo do dia 8 é: "Imaculado Coração de Maria, Santo Efrém, diácono e Doutor da Igreja, faleceu em 1373, e São Guilherme Fitzherbert, Bispo, faleceu em 1154. Após ser restituído  à sua sé arcebispal de York, Inglaterra, da qual tinha sido injustamente deposto, perdoou seu inimigos e favoreceu a paz".
      Santo do dia 9 é: "Bem-aventurado José de Anchieta, presbitero, faleceu em 1597. Beato José Imbert, presbítero e mártir, faleceu em 1794. Religioso jesuíta nomeado vigário apostólico de Moulins por Pio VI durante a Revolução Francesa. Foi preso numa galera em Rochefort, onde morreu".
      Santo do dia 10 é: "Santo Itamar de Rochester, Bispo, morreu em 666. Primeiro presbítero de Kent, Inglaterra, a ser elevado à ordem episcopal"
      Santo do dia 11 é: "São Barnabé, Apostólico. Segundo a tradição, morreu apedrejado em Salamina, na Ilha de Chipre. Santa Aleide, virgem, morreu em 1250. Religiosa cisterciense do mosteiro de La Chambre, próximo de Bruxelas. Aos 22 anos foi tomada pela lepra, ficando paralítica e cega. Oferecia seus sofrimentos pelas almas do Purgatório".
      Santo do dia 12 é: "Beata Maria Cândida da Eucaristia Barba, virgem, morreu em 1949. Sentiu o chamado à vida religiosa aos 15 anos, sendo proibida por seus familiares. Somente aos 35 anos conseguiu ingressar no Carmelo de Ragusa (Itália), do qual foi eleita priora".

      Oração: -Deus Trindade, somos agradecidos pelo amor que dedicas a todos nós. Somos agradecidos porque envias ao mundo homens e mulheres que nos ajudam a conhecê-lo mais profundamente. Concedei-nos também pela intercessão de São João de Sahagún, conhecer vossos mistérios pela escuta da Boa Nova do Evangelho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



Sem comentários:

Enviar um comentário