quinta-feira, 15 de junho de 2017

Etapa 355 - 2ª. marcha de São Pedro, ano 1992 - Quinta do Picado

      Hoje, dia 15 de Junho, quinta-feira, é para os católicos um dia muito especial, a Igreja comemora a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, dia que sempre ouvi chamar-lhe "o dia do Corpo de Deus". Neste dia, que eu me lembre, até à tomada de posse do rev. Paulo Cardoso da Cruz, nesta paróquia de Aradas, sempre, neste dia, era o dia da festa da primeira comunhão. não havia missa em nenhum dos lugares e tudo acontecia na Igreja Matriz, em perfeita união comunitária, mas a crise, essa crise que veio afetar a vida das pessoas e não só, deu origem a que se tivesse que fazer alterações, e esta, a passagem da festa da primeira comunhão para o primeiro domingo seguinte, foi uma delas.

      Assim, tendo já cumprido a minha obrigação de crente e praticante, porque fui à missa, porque participei como é habitual nos cânticos com que animamos a Eucaristia e quebrei o meu jejum, recebendo como alimento para a minha fé, o pão que o Senhor nos dá, sinto-me realizado e capaz de poder pedir ao Senhor a sua bênção, não só para mim, mas para todos os amigos e nossos irmãos, que possam vir a ler este conteúdo. Que Deus a todos ajude, ilumine e proteja.

      Ontem falei-vos da Marcha popular que, no ano de 1992, o nosso lugar levou à Festa de São Pedro, nosso Padroeiro, como vos disse, foram dois números, ontem mostrei-vos os versos da primeira e hoje, já de seguida, mostro-vos os versos da segunda, ei-los:

                                                       SEMPRE BAIRRISTA
                                                                      I
                                                   Quinta do Picado vai
                                                   com sua marcha a cantar
                                                   e deixar mais uma prova
                                                   de tão bem se comportar;
                                                   Quinta do Picado, és minha
                                                   e sempre serás rainha,
                                                   apesar de tão velhinha,
                                                   és cada dia mais nova.
                                                         ESTRIBILHO 
                                                   Sempre bairrista
                                                   tu tens genica
                                                   és a mais rica
                                                   em tradições;
                                                   és a mais bela
                                                   és o meu par,
                                                   vamos lá rir e folgar,
                                                   és sempre bela
                                                   tens alegria
                                                   e tens magia,
                                                   és popular;
                                                   ó minha terra,
                                                   tuas cantigas,
                                                   e os olhos das raparigas,
                                                   têm artes de enfeitiçar!...
                                                                  II
                                                   Bairrista e popular
                                                   entra na marcha a cantar,
                                                   com as garras do passado;
                                                   olhai-vos, sois bem formados
                                                   olhai os novos rapazes,
                                                   parecem os namorados
                                                   que andam enfeitiçados,
                                                   das moças que vão ao lado.

      Pois é, é assim que, recordando, me convenço que de Nespereira herdei muito pouco, mas o que de lá me calhou em sorte é para mim muito valioso, não me carrega e sendo pouco, é uma amostra do muito que Nespereira tem, tivesse eu tido tempo e muito poderia ter aprendido.

      O santo de hoje é: " Santa Germana, virgem, morreu no ano de 1601. Pastorinha de Pibrac, França, foi desprezada pelo pai e maltratada pela madrasta, mas, suportando tudo com paciência e alegria, faleceu num estábulo, aos 22 anos".

      Oração: -não conheço oração própria que lhe seja dedicada.
                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário