quarta-feira, 7 de junho de 2017

Etapas344 a 347 - sobressaltos e preocupações

      Na verdade, os dias  finais da semana passada e os dias desta semana, até hoje, têm sido de sobressaltos e preocupações. Estive em Nespereira e não é fácil imaginando, o quanto sofre uma determinado pessoa que me é muito querida.

      Também é constrangedor, em Nespereira, acompanhar um doente que necessita de assistência ,eu também sou um utente do serviço Nacional de Saúde e considero-me muito feliz com a assistência que me é prestada. Ao doente compete-lhe queixar-se e tem o direito de ser escutado e assistido, podem os cuidados de saúde serem caros, mas o ser humano, saudável, de bem com a sociedade e agradecido se for bem tratado, o seu trabalho produz riqueza e paga para tudo e para todos. Há muitas doenças crónicas e muitas enfermidades que só existem por descuido e falta de aconselhamento.      Mas pronto, não tenho jeito, não tenho tempo para considerações, e também não quero incentivar os meus amigos à revolta.

      Desejo estar enganado, mas se não estou, as minhas preocupações aumentam, Cinfães é um concelho grande, os seus munícipes estão mal servidos e desprotegidos. Porque será que Cinfães não tem as valências que tem Castelo de Paiva e também Arouca? Há, já sei! é que Castelo de Paiva, e também Arouca pertencem ao distrito de Aveiro, e isso pode fazer a diferença! será? a pessoa a que me refiro, hoje mesmo, foi a Arouca fazer uns exames que lhe foram prescritos, também podia ter ido  a Castelo de Paiva, e porque não a Cinfães? não será obrigação do Estado suprir  as carências que o privado não presta?

      O que é que Cinfães tem que outros concelhos não tenham? pelo menos uma eu identifico, é folclore, vejamos como é linda a quadrilha de Cinfães, que encantou a Tonicha e que tão bem ela a cantava!

      Mas quem sou eu? Povo de Nespereira, povo sofredor, digam basta, e se os vossos eleitos vos desprezam, paguem-lhes igual, se não há escolha possível, não votem em ninguém.

      Desculpem-me, mas ando transviado. Amanhã volto a Nespereira, à aldeia que amo e nunca desprezo, quero, sempre que tenho oportunidade, associar-me ao povo sofredor, aos homens e mulheres que quando dão a mão a quem precisa, tem que ser às escondidas, porque têm medo de perder a esmola que o Estado que lhes dá.

      Sabendo que já nem os santos nos acodem, mesmo assim, vamos  recordar os santos destes dias e vamos pedir-lhes que inspirem a quem nos governa, melhores ideias, melhor acção e também alguma compaixão por quem sofre.
      Os santos do dia 4 são; Beatos António Zawistowski, presbitero e Estanislau Staroweyski, mártires, morreram no campo de concentração de Dachau, Alemanha, após sofrerem atrozes tormentos no ano de 1942.
      Os santos do dia 5 São; São Bonifácio, Bispo e mártir, morreu em 754. É também Santo Ilídio de Auvernia, Bispo, morreu em 384. Bispo de Clemonte, França, foi chamado a Tréveris, Alemanha, pelo imperador Máximo para libertar sua filha de um espírito imundo. Morreu no viagem de regresso.
      Os santos do dia 6 são ; São Norberto, Bispo, morreu em 1134. Beato Lourenço de Másculis de Vilamagna, presbitero, sacerdote franciscano, falecido em Ortona - Itália em 1535. Com sua pregação atraiu multidões, produzindo inúmeras conversões.
      Santo do dia 7 é: - Beata Ana de São Bartolomeu, virgem, religiosa carmelita, discípula e grande auxiliar de Santa Teresa de Jesus, difundiu e consolidou sua Ordem na França e fundou um convento em Antuépia, Belgica, onde faleceu.

      Oração: - Senhor, grandeza das humildes, que quisestes fazer brilhar a bem-aventurada Ana de São Bartolomeu pela sua caridade e paciência, concedei-nos por sua intercessão, seguir a Cristo e amar os irmãos para podermos viver segundo os vossos designos.



Sem comentários:

Enviar um comentário