domingo, 18 de junho de 2017

Etapa 358 - Fim de semana triste e de tragédia em Pedrógão Grande e no país

      Na verdade não vislumbro pista em que poça sentir alguma tranquilidade para dar início à etapa de hoje, se por um lado não sei da evolução do estado de saúde do nosso doente, que como eu ontem disse, ele ontem de manhã foi transferido do hospital de Penafiel para o Hospital de São João, mas, ontem também, ao fim do dia, voltou a ser transferido do São João para Penafiel e por lá estará, não sei em que circunstâncias, pois ele tem o telemóvel desligado e não sei também se (onde está) poderá ter visitas. Prevejo que minha filha Cândida, (enfermeira) que conhece bem aquele hospital, passe hoje por lá para o ver e obter informações.

      Mas o doente a que me refiro, embora seja motivo que provoca tristeza e preocupações, não apaga a esperança de em breve os médicos o terem curado, é para isso que o têm lá e é para isso que trabalham. Isto é para ele e para os seus amigos um fim de semana triste, mas não é tragédia a que me refiro é outra.

      A grande tragédia deste fim de semana aconteceu e está a acontecer em Pedrogão Grande  provocada pelo incêndio que por ali deflagrou. Já hoje, logo pela manhã, a comunicação anunciou que já haviam 57 mortos e também muitas habitações consumidas pelo fogo, bem como diversas viaturas. O que aconteceu, ou que está a acontecer, que classificam  como sem precedentes em Portugal, prevejo que, para futuro as consequências não sejam melhores, em especial quando venham a acontecer entre o centro e a costa marítima, as políticas implementadas conduzem a isso. O fim do pastorício e de uma agricultura familiar são as principais causas. Quando eu menino, nem nos baldios os matos e ervas tinham tempo para crescer, o povo tudo limpava, pelos caminhos não se viam funcionários de juntas,não eram necessários, os circundantes aproveitavam tudo, até silvas! e os animais, nas suas cortes, do que não era comestível, calcavam e convertiam em fertilizante para as terras.

      Estou cansado e triste, tanta gente a sofrer e sem ter por onde fugir, imagino-me em Nespereira, em Paulos, de onde só posso sair por onde entrei e há por lá tantos outros lugarejos assim. São circunstâncias a ter em conta, os senhores presidentes devem ir a esses locais e ver, ver e evitar terem que colocar placas indicativas de entrada sem saída.

     Não vos maço mais, triste e indisposto só digo disparates, a minha mente é dominada pelo meu estado de espírito, continuo sem notícias do nosso doente, sinal de que está pelas urgências ainda em observações. há que aguardar e por hoje termino esta etapa sem merecer qualquer recompensa, nem um sumo.

      O santo de hoje é: "Beata Hosana Andreasi, virgem, faleceu em 1505. Religiosa dominicana de Mântua, Itália, que conseguiu unir com sabedoria a contemplação das coisas divinas com o trabalho e o exercício das boas obras".

      Oração: - «quando tinha 5 ou 6 anos, um anjo apareceu Beata Osana Andreasi de Mântua - 1449-1505). Ele disse»: "Olhe como criatura exclama com todo o ânimo. Amem a Deus, habitantes da terra, porque ele criou todas as coisas somente para conquistar seu amor. Ame as criaturas e ame o criador para se tornar santa e ir para o Céu ocupar o lugar preparado para você. Para entrar no Céu, é necessário amar muito a Deus. Olhe como todas as coisas criadas cantam sua glória e os homens a proclamam".


Sem comentários:

Enviar um comentário