sábado, 4 de fevereiro de 2017

Etapa 223 - O lugar precisa de uma Igreja nova mas quer também reparar a velha

      A etapa de hoje vai servir para retemperar energias, força mental e psicológica, afim de prosseguir o percurso iniciado há 223 dias, "A Caminho dos 80".

      A etapa de ontem foi bastante extensa, peço desculpa pelo esforço que terão feito para me acompanhar, mas creiam que, apesar do restolho provocado por mim, em mim próprio, eu estou satisfeito. Não é fácil lidar com aquilo que não é nosso, com aquilo que é de todos, que é confiado à Igreja para guardar, administrar, socorrer necessitados e aplicar quando deliberado a favor da comunidade, da Evangelização e da Acção Católica, e esta Igreja, que somos nós, exige-nos responsabilidade.
      No nosso caso, é um caso especial, o lugar precisa, o povo quer e necessita de uma nova Igreja, (nova Igreja no sentido de edifício,) tudo o que se vai angariando acumula-se num mealheiro. As diligências com vista à construção da nova Igreja tem sido muitas, O pároco, reverendo Paulo Cardoso da Cruz está empenhado, tem um arquitecto a trabalhar num novo projecto e em breve terá elementos para, se houver condições, os tornar públicos e consultar a população.

      A Capela existente está muito degradada e necessita de obras de conservação de grande vulto, é um património paroquial de grande significado histórico, estava já construída no ano 1651 e embora ainda não totalmente acabada, tem pelo menos 366 anos. As Entidades Eclesiásticas e as gentes do lugar sabem que esta antiga Capela tem que ser, e vai ser conservada, mas a reparação da antiga não impede que uma Igreja nova venha a ser construída. O local para a construção está definido, são dois terrenos que o povo do lugar comprou e os anexou num só artigo para esse especifico fim. Tenhamos pelo menos a esperança de que um outro qualquer Marquês não  apareça para usurpar o que é da Igreja e pertença do povo. 
      Consciente de que muitas pessoas, interessadas como eu na defesa do que é do povo  e do lugar e que, as circunstâncias da vida não lhes permite um acompanhamento mais acido-o ao que vem sendo divulgado sobre as contas, interrogam-se e procuram saber, razão porque, este outros meios podem ser úteis para lhes dar a resposta que procuram.

      Em etapas seguintes outros pormenores sobre contas eu irei divulgar, acompanhem-me.
      O santo de hoje é:  São João de Brito, Mártir
     (+Malabar, Índia, 1693) "Seu pai, Salvador Pereira de Brito, foi governador-geral do Brasil, nomeado pelo rei D. João IV. São João de Brito ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário às Índias, onde após muitos anos de trabalhos apostólicos, sofreu o martírio".
      "Nasceu em Lisboa no dia 1 de Março de 1647 e alcançou a glória do martírio, na Índia, no dia 4 de Fevereiro de 1693".
      Oração: - Senhor, que fortaleceste com invencível constância o mártir São João de Brito para pregar a fé entre os povos da Índia, concedei-nos, por seus méritos e intercessão, que, celebremos a memória do seu triunfo, imitemos os exemplos  e a sua fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

    
      

     

Sem comentários:

Enviar um comentário