domingo, 12 de fevereiro de 2017

Etapa 231 - Lei, Amor e justiça, é recomendação do Senhor

      A etapa de hoje vai ser curta, curta no sentido de percurso, não porque esteja limitado, mas é porque eu sou mesmo limitado. Jesus transmite os seus predilectos mensagens para que eles as divulguem, manda lembrar sentenças da Lei, manda desvendar o seu alcance genuíno e justifica a sua  atitude dizendo: "Não vim par anular, mas dar plenitude". E enumera os preceitos referentes ao homicídio, o adultério, ao divórcio, ao juramento, à não violência e ao mor aos inimigos. Visualiza assim o novo rosto de quem é luz do mundo e sal da terra. A Lei é precisa para congregar vontades e definir regras de convivência, mas, sem amor de doação,  vida desumaniza-se e a sociedade perde vitalidade. As normas são indispensáveis para gerar a harmonia na família e noutras formas gregárias, mas sem misericórdia compassiva e tolerante,  relação humana degrada-se e o egoísmo impõe-se.

      O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus, numa forma breve, diz-nos: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus. 
      Ouvistes que foi dito aos antigos: "Não matarás; quem matar será submetido a julgamento". Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento.
      Ouvistes que foi dito: "Não cometerás adultério".  Eu, porém,  digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher com maus desejos, já cometeu adultério com ela no seu coração.
      Ouvistes ainda que foi dito aos antigos: "Não faltarás o que tiveres jurado, mas cumprirás diante do Senhor o que juraste", Eu, porém, digo-vos que não jureis em caso algum.
      A vossa linguagem deve ser: "Sim, sim; não, não". O que passa disto vem do Maligno»
      Palavra do Senhor.

     Prometi uma etapa curta,que aqui termina. passada a meta, vou  ver se me encontro com o santo de hoje, até já.
  
      O Santo de hoje é: Santa Eulália de Barcelona, Virgem e Mártir
      (+ Barcelona, 304) "Tendo apenas 14 anos, apresentou-se voluntariamente às autoridades pagãs e invectivou-as por sua impiedade. Foi torturada cruelmente com ferros em brasa e depois morreu numa fogueira".

      Oração: - Deus, Senhor nosso, pela intercessão de Santa Eulália, dai-nos perseverança e fortaleza para superar as dificuldades da vida e para louvar-vos em todas as circunstâncias nossa existência.
      Que assim seja. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário