segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Etapa 244 / 245 / 246 - Escolha de local para a implantação da nova Igreja

      Quando nos sentimos no bom-bom, em local aprazível como  Nespereira, o tempo corre veloz, os amigos lembram, mas naqueles momentos, cercado e envolto no canto dos passarinhos, e no ruído da água da fonte que cai no tanque, olhando as árvores que estão em botão e os campos cobertos de flores que anunciam a primavera, são acontecimentos superiores a tudo, coisas que se repetem ano pós ano, que o homem não altera nem domina.

      Prosseguindo com a minha reflexão sobre o desejo do povo da Quinta do Picado em construir a  sua nova Igreja, que, para além de ser um bem muito necessário, é também um direito que lhe assiste, depois de terem o terreno, era preciso definir o local para a sua implantação e, de acordo com esse local, fazer o respectivo projecto. De início, pensava-se que a Igreja pode-se ser implantada na área do pinhal, na parte nascente, além da vala. O estudo que se vinha processando, com a colaboração da Câmara Municipal de Aveiro e com a Junta da Freguesia de Aradas, a pedido da Comissão de Culto e do rev. Júlio da Rocha Rodrigues, estava a ser seguido e observado pelo Arquitecto António Sérgio Pinto de Azeredo, que em face aos seus estudos e do anteprojecto, em 6 de Janeiro do ano de 1989, a Comissão deu autorização à Junta da freguesia de Aradas para fazer no terreno as necessárias terraplanagens e para abrir vias de acesso ao pinhal. Também na mesma data, o senhor Silvério da Cruz Pericão e mulher, Dª. Conceição Ferreira Branco, deram à Junta da Freguesia de Aradas, igual declaração, para os mesmos fins.

      Como também era necessário alargar os espaços, que para a implantação da Igreja, para acessos, para estacionamentos, urbanização, recreio e lazer, os senhores, rev. Júlio da Rocha Rodrigues, Manuel Simões Madaíl, Álvaro Maia Morgado, Manuel Rodrigues de Paiva Júnior e Magno Ferreira, iniciaram contactos com com os herdeiros de Abel João Branco, respectivamente; Silvério da Cruz Pericão e mulher, Manuel Ferreira de Oliveira e mulher, os quais, uns e outros, logo de início se mostraram receptíveis e colaborantes, diziam que doavam à Igreja o que fosse necessário. Após a verbal declaração destes senhores, o senhor Silvério da Cruz Pericão, que conhecia bem o seu cunhado, confidenciou ao senhor Manuel  Rodrigues de Paiva Júnior, dizendo-lhe: "digam-me o que pretendem e a onde, para que eu reserve para mim essa parte, porque o que eu reservar para mim, é o que eu e a minha mulher vamos doar à Igreja".

      Aqui, e porque no tempo, a Comissão desconhecia não poder construir a Igreja na parte nascente, além da vala,  por ser zona ecológica, cometeu um grande erro e teve o tremendo azar, porque dissertam ao senhor Silvério que pretendiam  a parte de pinhal e paúl. Tomada que foi essa decisão pela Igreja e aceite pelo senhor Silvério, ele combinou com o seu cunhado a partilha da propriedade e de imediato, pôs a sua parte à disposição da Igreja. Ao mesmo tempo, haviam também contactos com o senhor Francisco Ruas Severino, que também prometeu doar à Igreja a sua parte de pinhal, e propôs fazer uma permuta com a Igreja, ele receber uma tira de terreno, cerca de 1,50 m, no comprimento para ele alargar o seu quintal e ele, em troca, dá o paúl. Por parte dos representantes da Igreja a proposta do senhor Francisco foi aceite, (um segundo erro e grande azar) e o processo foi formalizado. 
                      (amanhã continua)
      O santo de hoje é: São Gabriel da Virgem Dolorosa, Confessor
      ( + Ancona, Itália, 1862) " Religioso, da Congregação passionista, viveu discretamente, sem chamar a atenção sobre si, e faleceu com apenas 24 anos, vitimado pela tuberculose. Sua fama de santidade, confirmada por numerosos milagres, rapidamente se espalhou. Foi canonizado em 1920".

      Oração:- Ó Deus, concedei pelas preces de São Gabriel da Virgem Dolorosa, a quem destes preservar na imitação de Cristo, pobre e humilde, seguindo a vossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho,  na unidade do Espírito Santo. Amém.

      

Sem comentários:

Enviar um comentário