quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Etapa 220 - Grupo de Amigos da Quinta do Picado

       Na etapa de hoje vou registar e fazer constar para memória futura, o aparecimento de um grupo de pessoas, nos finais do ano de 2012, grupo que adoptou o nome de; "Grupo dos Amigos da Quinta do Picado"  grupo esse que, ao presentar-se, foi efusivamente saudado e recebeu comprimentos de boas vindas.

      Quem assume compromissos de administração de bens comunitários tem deveres acrescidos que acumula com a responsabilidade de zelar, conservar, defender e valorizar o património que lhe é confiado, para que, quando atingido o objectivo, o tempo, ou a terceira idade, possa entregar aos vindouros a pedra erguida e evocativa do valioso trabalho. O bom resultado só se obtém superando o desconforto e suportando com humildade as contrariedades, as quais, muitas vezes, até são justas e necessárias. Os idosos, grupo em que eu próprio me incluo, são os primeiros responsáveis. Enquanto testemunhas, devemos depositar no tribunal da história a experiência e alguns conhecimentos, temos de participar na aventura humana, para que os nossos esforços sejam reconhecidos. Por pensar assim, vou deixar aqui alguns considerandos sobre a etapa de hoje e sobre o tema em referência. Para etapas seguintes terei outros considerandos e reparos relacionados com a apresentação de contas, inclusive de algumas que me tem vindo a ser confiadas, e das quais eu tenho sido responsável.

      O considerando, como já se terão apercebido,  é sobre o "Grupo dos Amigos da Quinta do Picado" , que embora bem-intencionados, mas alguns ainda insuficientemente preparados, reagiram com ímpeto à falta de informações sobre o  projecto para  construção da nova Igreja, intervindo na Câmara a solicitar informações, à margem da Igreja, do seu Pároco, dos seus Conselhos Paroquiais, bem como de alguns elementos da Comissão da Capela, que nomeados ainda pelo reverendo Júlio, se têm mantido resistentes mas aguardar que o novo Pároco, o reverendo Paulo Cruz os substitua.

      Refreados desse ímpeto impulsivo e chamados à razão, encaminharam a sua actividade e ajuda para outras causas, justas e até necessárias, reactivando tradições, usos e costumes, dos quais o lugar já sentia saudades. Eis algumas:
                                                    Cortejos de oferendas e festa dos Reis Magos;
                                                    Festas em honra dos nossos Santos;
                                                    Convívios e encontros gastronómicos;
                                                    Iniciativas de fins social e cultural;
                                                    Outros meios para angariação de fundos com vista à construção
                                                    nova Igreja
      Estas forças e estas iniciativas, porque são bem-intencionadas,  em espírito de equipa e união, são úteis e de grande valia. Vieram, foi e é bom, sois pedras vivas para o alicerce do Novo Templo que desejamos, mas deixo-vos um alerta: Qualquer movimento que se proponha ser grupo, é em grupo que deve trabalhar e concentrar esforços. Não haverá grupo que tenha êxito se os seus elementos não forem bem formados, cada grupo deve ser uma escola aberta, onde se transmitam conhecimentos, saberes e artes, havendo sempre, para cada actividade ou representação, um elemento  que substitua o outro. Se assim for, o grupo funciona, tem estabilidade e melhor futuro.

      O Santo de hoje é: Santa Veridiana, Virgem
      ( +Toscana, Itália, 1242)"Nascida na Toscana, consagrou desde muito jóvem sua virgindade a Deus. Peregrinou a Santiago de Compostela e a Roma, retornando depois à terra natal, onde voluntariamente viveu murada numa cela, durante 34 anos, em meio de rigorosas penitências e recebendo graças místicas extraordinárias".

      Oração: - Santa Veridiana, pedimos por vossa intercessão, que Deus nos dê a graça de sermos humildes e praticarmos com ardor verdadeiros actos de caridade, engrandecendo o coração de Deus, e ajudando o próximo. Amém. Santa Veridiana rogai por nós.


     

Sem comentários:

Enviar um comentário