quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Etapa 228 - Cantaram-se as Janeiras! é verdade.

      Sentindo-me de bem comigo e no sentido de dizer a alguém, em especial àqueles que como eu amam a terra em que vivem, a terra em que são felizes e que nela e por ela, trabalharam e trabalham, que contribuíram e contribuem para que, o povo deste lugar venha a ter o que deseja, que é uma Igreja Nova, equipada e sortida de condições acolhedoras. Os crentes deste lugar merecem, e respeitando os seus antepassado gloriosos, que souberam transformar uma quinta agrícola no grande lugar, "A QUINTA DO PICADO". demonstram com seu actos  as suas vontades e mostram do que são capazes.

      Assim sendo, eis que, no ano de 1986 já as famílias sustentavam esta ânsia, (em especial porque, alguns anos antes, uma criança da catequese, ao sair da Capela, havia sido colhida por um carro e ali perdeu a vida) de se construí uma Igreja afastada da estrada, para o que se havia de angariar dinheiro. 
Então, havendo a esperança no coração do povo de que estaria para breve poder vir a construir-se a nova Igreja, os jovem também quiseram juntar-se à iniciativa de angariar dinheiro, e foi então que as três jovens, Ana Maria Marques Roldão, Cármen Dolores Simões da Fonseca e Liliana Maria Marques Roldão, alunas da Escola da Música da Quinta do Picado, que já integravam a Banda, tiveram a iniciativa de formar um grupo e irem cantar as Janeiras. Em casa, divulgaram a ideia aos paizinhos, (onde eu e minha esposa nos incluímos), e logo eles, os paizinhos apoiaram a ideia e prontificaram-se a acompanha-las. O grupo engrossou com mais pessoas, entre os quais, os irmãos Maias, (Ângelo e Álvaro) e outros que aderiram, o que não gradou às jovens moças, que assim, viram gorada a ideia que tinham de integrar outros colegas seus no grupo e não terem que repartir com os adultos o prestígio da sua iniciativa e do seu trabalho.
 
     O Resultado só poderia ter um sentido, bom e proveitoso, angariaram para a Capela 101.308$00.
       
      Estas iniciativas, que são alegres, devem ser encaradas com desportivismo e sem stress. àquelas jovens, se lhes tivesse sido dada liberdade, poderiam ter continuado por mais anos, mas nós, os paizinhos, somos assim.

      Só no ano de 2005 é que o lugar, por iniciativa da Comissão da Capela, voltou a cantar as Janeiras. o tempo não esteve favorável, houve uma grande aderência de pessoas ao grupo, por causa do mau tempo alguns dias o grupo não saiu, tudo correu bem e o resultado para a Capela foi compensador, rendeu 3.339,40 €
        
      Eu, particularmente eu, gozei de grande satisfação, recordei-me menino em Nespereira, quando em casa de meus pais assistia ao ensaio para o cantar dos Reis, um grupo que integrava aquele figurante  muito típico, que era o Ti Amadeu Gá-Coutinho. Até se cantaram quadras de Nespereira, quem se lembra? 
                                                    Tende cuidado
                                                    Não vos esqueça
                                                    Dai-nos os Reis
                                                    Que estamos com pressa.
 
      O santo de hoje é: São Miguel Febres Cordero, Confessor
      ( + Cuenca, Equador, 1910) "Nascido em Cuenca, enfrentou grande oposição da família para cumprir sua vocação de irmão das Escolas Cristãs (Lassalista). Apesar das dificuldades, ingressou na vida religiosa  se destacou como educador da juventude, afirmando-se também como escrito, gramático e filólogo. Chegou a ser eleito membro da Academia Equatoriana da Língua. A fama de santidade eminente o acompanhou durante toda a vida e perdurou depois do falecimento. Foi canonizado por João Paulo II em 1984.10".
 
      Oração: - Santo Irmão Miguel, migo de crianças e jovens, curado numa parição da Virgem Maria das pernas entrevadas, que tantos favores já obtivestes de Deus para teus devotos, lcança-me, te peço com fervor, a graça, (pedido...) Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
 
  
      

 



Sem comentários:

Enviar um comentário