terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Etapa 233 - Doação à Capela, por Dª. Maria Cardosa

      Na etapa de hoje tive que fazer vários compassos de espera, tinha a pauta na estante, mas por diversos momentos, já comigo atento à armação da clave, algo imprevisto acontecia que um pé não dava lugar o outro, perdi-me no compasso e são agora 18 horas, daqui a pouco um par de namorados, que por sinal, o macho faz anos hoje, estão à minha espera para me darem jantar.

      Numa tentativa de não  faltar ao que a mim próprio prometi, vou aproveitar o momento para revelar o seguinte:
 
      A Dª. Maria Cardosa foi uma senhora residente no lugar da Quinta do Picado, morava na sua casa, na rua Direita nº. 175, foi dona e senhora de várias propriedades, entre as quais umas moradias de renda económica, sitas no lugar de Bonsucesso, nas traseiras da casa de móveis, estabelecimento do senhor Alfredo Domingues da Silva. Esta senhora não tinha herdeiros directos, na fase final da sua vida, prestou-lhe assistência a família Maias, e ela, por influência do senhor Álvaro Maia Morgado, doou à Igreja essas casas, entre as quais, uma foi doada à Capela da Quinta do Picado. Como a Igreja não está vocacionada para gerir arrendatários nem bens imobiliários, logo que os inquilinos (arrendatários) tiveram condições para poderem comprar, a Igreja vendeu-lhes as casas, inclusive a  casa que foi doada à Capela da Quinta do Picado, quem a comprou foi o arrendatário que a ocupava, o senhor Eduardo Pereira Pinto, no ano de 1992, pela quantia de 3.000.000$00 (três mil contos) 

      Este montante, convém dizer que o revendo Júlio da Rocha Rodrigues o entregou à Capela da Quinta do Picado e foi por mim (Zé Maria P. Fonseca) depositado no Banco Nacional Ultramarino, em conta da Capela. Foi do acumular destas e de outras verbas que se obteve condições para os diversos investimentos.
 
      O santo de hoje é: São Cirilo e São Metódio, Bispos e Confessores
      ( + 869 e 885) "Eram irmãos, naturais de  Tessalónica, e se dedicaram à evangelização dos eslavos, na Europa Central. São Cirilo criou um alfabeto próprio para os eslavos, para cuja língua traduziu s Sagradas Escrituras e os principais livros litúrgicos, sendo por isso considerado o pai da cultura eslava. São Metódio foi bispo de Sirmio. Em 1980 ambos foram proclamados co-patronos da Europa, ao lado de São Bento, pelo Papa João Paulo II".
 
      Oração: Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho os povos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunhos do Evangelho.
      Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho na Unidade do Espírito Santo. Amém.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário