terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Etapa 247 - Afinal o espaço desejado era reserva, de construção proibida e interdita

      Estando escolhido o local para a construção da nova Igreja, local esse com área suficiente para  a construção e zonas envolventes, convictos de que já possuíamos todas as condições necessárias, havia que se encontrar um arquitecto que nos fizesse a planta, esse arquitecto estava cá, por acaso já envolvido e a comungar dos mesmos interesses, vivia a escassos metros da Capela, o arquitecto António Sérgio Pinto de Azeredo, contactado, logo se prontificou e de imediato iniciou os trabalhos. Assim, o arquitecto, que assumiu fazer a planta e acompanhar a condução do processo, teve o cuidado de assiduamente consultar, tanto o nosso pároco (rev. Júlio da Rocha Rodrigues) como o Monsenhor João Gonçalves Gaspar, que assim também iam acompanhando todo o processo. Paralelamente, na Câmara Municipal de Aveiro, também o senhor arquitecto, com a colaboração de técnicos amigos e do vereador eng. Victor José Pedrosa da Silva, iam tratando do parecer de viabilidade, parecer que foi negativo e muito tardiamente recebido, porque todo o espaço de paul e pinhal era considerada zona de reserva, de construção proibida e interdita .

     Depois de conhecido o parecer negativo da Câmara, o que foi para as pessoas e para toda a Comissão o primeiro contratempo, já com o projecto em vias de estar concluído, pensou o reverendo Júlio e pensamos todos na alternativa que ali estava ao nosso lado, e se a igreja não podia ser construída  além da vala, por certo que poderia ser construída aquém da vala, e assim, com a convicção de que em breve iríamos retomar os trabalhos e dar continuidade à obra do sonho que herdamos dos nossos antecessores, o rev. Júlio (nosso pároco) entendendo que seria bom ter uma Comissão  coesa, dinâmica e reforçada com novos elementos, os quais teve o cuidado de convidar e reunir, no dia 14 de Março do ano de 1997, às 21 horas, na salão da Capela, a todos pediu que se apresentassem e se dessem a conhecer uns aos outros, e disse também: "esta reunião é para que cada um tome o compromisso  pessoal de se disponibilizar a fazer parte de uma nova Comissão da Capela, comissão esta que se vai incumbir de administrar e organizar os meios para a construção da nova Igreja, que se espera construir neste lugar". Feita a apresentação, eram eles:

                                                    O Pároco, Júlio da Rocha Rodrigues
                                                    António Alberto Oliveira Canelas
                                                    António Coelho Alves da Silva
                                                    Fernando Brites Bolais Mónica
                                                    José Ferreira Balseiro
                                                    José Maria Pereira da Fonseca
                                                    Magno Ferreira
                                                    Maria Isabel ;Maia Ramos
                                                    Maria Selene da Silva Pires
                                                    Mário da Silveira
                                                    Norberto Paiva Azevedo Lopes

      Todos os elementos se declararam disponíveis e deram o seu acordo ao rev. Júlio para que ele solicite ao senhor Bispo o Decreto que constitui a Comissão. Em continuação, no dia 7 de Abril do ano de 1997, na Missa desse dia, em momento que o rev. Júlio entendeu oportuno, leu o Decreto do senhor Bispo, apresentou os elementos e de imediato, a nova Comissão tomou posse.

      Amanhã regresso com trabalhos da nova Comissão, até lá, um bom dia.

      O santo de hoje é:  São Romão e  São Lupicino, Confessores
      ( + séc. V) "Naturais da França, eram irmãos. Depois de passarem algum tempo num mosteiro da região de Lyon, partiram para outras fundações, na França e até na Alemanha. De temperamentos diversos - São Romão era inclinado à indulgência, enquanto que São Lupicino tendia mais para a severidade - os dois irmãos completavam-se admiravelmente". 

      Oração: - São Romão, pé em Roma cabeça em Portugal. Livrai-me dos cães danados e dos que estão para se danar. Dos mortos mal encarados dos vivos sem perigo.
      São Romão andais comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário