sábado, 11 de fevereiro de 2017

Etapa 230 - PORTO ELEITO MELHOR DESTINO EUROPEU 2017

      A etapa de hoje vai ser no Porto, vou recordar o muito pouquinho porque passei  naquela cidade, mas esse pouco, que tão pouco foi, deixou em mim boas recordações.
     A minha alma Nespereirense, terra fornecedora da melhor gente à cidade do Porto, gente capaz, competente e prestável para todas e quaisquer actividades, cidade que eu trilhei pela primeira vez no dia 5 de Agosto do ano 1952, onde meu avô Luís tinha um irmão, que com ele andou na 1ª. grande guerra, em França, onde meus antecessores tinham bons e sinceros amigos, onde minha madrinha (Dª. Ricardina Resende) e seu marido, (senhor Pereira), viviam, trabalhavam e eram felizes, faz que eu me sinta alegre quando ouço falar bem do Porto.
      Sinto-me alegre mas não surpreendido, pois não me admira que o Porto tenha sido eleito Melhor Destino Europeu 2017, não conheço nenhuma das cidades concorrentes, mas do pouco que conheço do nosso País , quer antes de ter as limitações que me estariam destinadas, quer depois. Antes como motorista e distribuidor de produtos de serração e carpintaria, depois, ao serviço de uma empresa com indústria e comércio de móveis, comércio de electrodomésticos, de louças e de todas as utilidades para o lar, ligado à contabilidade e ao acompanhamento dos administradores, meus patrões, levou-me a ter contactos com pessoas de várias localidades, tive que estudar códigos e regulamentos, aprender a comportar-me de modo a não dar passos em falso e a não induzir ninguém em erro. Face à experiência adquirida, foi no Porto, cidade e região norte, que tive os melhores encontros, gente sincera e honesta e sempre pronta a ajudar.

      Certo dia, desloquei-me de comboio ao Porto para tratar de assunto particularmente meu,, foi logo após o meu acidente, fui de comboio, de muleta e de bengala, movimentava-me na zona da Batalha já bastante cansado da caminhada, encontrei um grupo de homens, homens típicos do Porto, a eles pedi informação de como ir para a direcção que tinha, os homens foram impecáveis, falavam o português que eu entendia, e se um informava como sabia, mas que o ao outro causava alguma dúvida, logo era corrigido e ajudavam-se uns os outros a informar melhor, acontecendo até, que um tomou a iniciativa se deslocar a meu lado até ao principio da rua que eu havia de seguir. 
      Isto, em contraste com um outro caso anos depois em Lisboa, a onde também me desloquei de comboio, também para ir a uma ortopedia, porque a do Porto tinha fechado, movimentava-me numa avenida da cidade, ao cruzar-me com um senhor perguntei-lhe se ia no bom sentido para a direcção que levava. Esse senhor, olhou-me com ar de professor, e interrogativo perguntou-me; "o senhor  ainda não tinha idade para ser bem educado?, pedi-lhe desculpa e ele ensinou-me as boas maneiras de me dirigir às pessoas a pedir um favor, voltei  pedir desculpa e a agradecer-lhe, valeu a pena, pelo menos ele tranquilizou-me, disse-me; vai bem, ande mais uns 400 metros, a rua é deste lado, vá atento à placa que tem o nome da rua.
   
      Se tinha saudades do Porto, termino esta etapa com saudades ainda mais reforçadas e com admiração e respeito pelo presidente da Câmara, Dr. Rui Moreira, não tenho vergonha de dizer que, foi seu pai, também Rui Moreira, que era dono e administrador da Molaflex, que em 1974 me deu os colchões para as camas, quando construí a minha casa.

      O santo de hoje é: Nossa Senhora de Lourdes
      (/ + França, 1858) "Eu Lourdes, na gruta de Massabielle, Nossa Senhora apareceu dezoito vezes  Santa Bernardete  então menina de 14 nos. Na última das parições, a Virgem se identificou: "Eu sou a Imaculada Conceição". Com essas palavras, confirmava o acto solene pelo qual o Papa Pio IX, quatro nos antes, proclamava a Conceição Imaculada da Santa Mãe de Deus. Até nossos dias, curas e milagres prodigiosos ocorrem no local, que é procurado por peregrinos do mundo inteiro"
      Oração: - .Nossa Senhora de Lourdes quando aparecestes à menina Bernardette, disseste-lhe: "Eu sou a Imaculada Conceição". Fostes concebida do ventre de Vossa Mãe, a Senhora de Sant`Ana, isenta da mancha do pecado Original. Rogo-vos pois, sede  minha advogada perante Vosso Amado Filho. Protegei-me com o vosso manto puríssimo, mais alvo do que a neve. Dá-nos que possamos viver em paz e que a concórdia reine em todos os povos. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós. Ó Maria concebida sem pecado, rogai  por nós que recorremos a Vós.
                                     (rezar 1 Avé Maria e 1 Salve Rainha)


  

Sem comentários:

Enviar um comentário