domingo, 19 de fevereiro de 2017

Etapa 238 - somos templo do Senhor e morada do Espírito Santo

      A etapa 238 desta caminhada, acontece neste domingo, 3º do mês de Fevereiro, que é também o  VII domingo do tempo comum - ano A. Neste dia, o povo cristão declara no Salmo Responsorial, cantando: O Senhor é clemente e cheio de compaixão. No inicio desta etapa caminhei rumo à Igreja, ali chegado, tomei o lugar que me está reservado, e incluído no grupo coral, grupo que faz o sacrifício de me suportar, logo que nos foi dado sinal de que o sacerdote estava pronto a ir para o altar, entoamos o cântico; "O Templo de Deus é Santo / o templo de Deus é Santo / E vós sois esse templo / E vós sois esse templo".
 
      Posto que os colegas delegam em mim a escolha dos cânticos, fiquei tranquilo quando nas leituras, em especial na segunda, "Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios", diz; "Irmãos. Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é santo, e vós sois esse templo"
      Peço desculpa,  A lição que a palavra de Deus nos dá é tão importante, que eu deveria transcrever toda a leitura, mas esta e todas as leituras estão acessíveis a quem se interessar, quem escuta ouve, quem procura encontra.
 
    Na folha paroquial nº. 910 , - A palavra, o reverendo Pe. Paulo Cruz diz: "Ser santo: ao alcance de todos! De quando em vez, gosto de ver as reacções dos mais novos à questão de hoje: "E tu, queres ser santo?" Resposta pronta: "Quem, eu? eu? Eu não." Porque reagimos tão mal à proposta de Jesus: "Sede santos (perfeitos), porque o vosso Pai é Santo (perfeito)"? Porque esquecemos tão depressa o que significa a veste branca recebida no baptismo? Chamados a caminhar à luz da palavra de Deus, chamados a ser rostos da misericórdia de Deus, desafiados a sairmos de nós próprios e irmos ao encontro dos outros onde o outro se revela, é tarefa nunca terminada. Isso é caminhar rumo à santidade".
 
      Num outro parágrafo o reverendo Paulo dá conselhos ao dizer; "Vede bem: dicas para se ser santo: não tenhais ódio, não te vingues, antes corrige o teu irmão na caridade; não guardes rancor, antes perdoa o teu irmão; se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda; se alguém te pedir emprestado, não lhe voltes as costas; na oração, pede pelos que te querem mal, ama-os de todo o coração. Porque somos casa de Deus, somos de Cristo. E, sendo de Cristo, resta-nos viver em permanente doação da própria vida como ele fez connosco". 
 
      O santo de hoje é: São Conrado de Placência, Confessor
      ( + Itália, 1351) "Era casado e vivia na cidade de Placência, na Itália. Provocou, certo dia em que estava caçando, um incêndio acidental que causou grandes danos, e fugiu para escapar à justiça.  Tendo sabido que um inocente fora condenado em seu lugar, apresentou-se, confessou sua responsabilidade e ofereceu todos os seus bens para indemnizar os prejuízos. De comum acordo com a esposa, ela ingressou num convento e ele foi servir num hospital  da Sicília. Algum tempo depois retirou-se para a solidão, onde viveu 40 anos no oração e na penitência".
 
      Oração : - Ó Deus, concedei-nos pelas preces de São Conrado de Placência, a quem destes preservar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a vossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém.
     


     

Sem comentários:

Enviar um comentário