quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Etapa 241 - A primeira Comissão do Rev. Júlio pra o culto da capela da Quinta do Picado

      Como eu ontem disse, quando terminei com vitória aquela etapa, que hoje cá estaria para reclamar as palmas, é com alegria que me apresento, que lhes venho desejar um bom dia e continuação de uma boa semana. As palmas que disse reclamar não são para mim, não sou merecedor dos vossos aplausos, das vossas palmas, a minha vontade e anseio consiste em ser fiel no que divulgo, buscar no passado, trazer para o presente e semear para futuro, os aplausos e as palmas, quem as merece são os protagonistas que, presentes, surpreendidos pelo movimento popular activista  do pós 25 de Abril, assumiram presidir à Comissão da Capela, pelo que justifico:

      A escolha daqueles novos elementos nem foi má, estiveram activos até Fevereiro do ano de 1978. Durante o tempo que durou a sua administração, mandaram pintar a parede nas costas do altar-mor, o senhor Fernando Ferreira de Sousa adquiriu madeira, construiu e aplicou no local a Cruz de madeira que ainda lá está, e ele mesmo, também adquiriu e colocou aquele vidro acrílico no vitral das costas do altar, tudo isto sem custos para a Capela. Mandaram também reparar o relógio da torre, o que aconteceu em Março de 1975, ao relojoeiro senhor João Neves Ferreira, morador em Oiã, e com ele, em 23 de Janeiro de 1977, por preço incluído na factura da reparação, celebraram um contrato de assistência, por um prazo de 10 anos, a contar da data da factura, contrato esse que nunca foi cumprido.

      No dia 11 de Fevereiro do ano de 1978, o reverendo Júlio da Rocha Rodrigues depois de ter feito alguns contactos e ter convocou as pessoas para uma assembleia, que aconteceu nesse dia 11 de Fevereiro, na Capela, à qual ele presidiu, e ai, de entre os presentes, se formou uma nova Comissão do culto da Capela da Quinta do Picado,  comissão essa que ficou assim constituída:

      Presidente;    -    o reverendo Júlio da Rocha Rodrigues
      Vice presidente; Manuel Rodrigues de Paiva Júnior
      1º. Secretário;-   José Maria Pereira da Fonseca
      2º. Secretário-    Álvaro Maia Morgado
      Tesoureiro;  -     Magno Ferreira
      1º. vogal;    -      Ângelo Maia Morgado
      2º. vogal ;   -      José Augusto Simões
      3º. vogal;    -      Manuel Ferreira Neves
      4º. vogal;    -      José Lopes Azevedo
      5º. vogal;    -      Hilário Resende dos Santos

      Os elementos que passaram a constituir aquela Comissão logo foram empossados, e no domingo seguinte, na missa, em momento oportuno, o reverendo Júlio, chamou-os ao altar e fez as respectivas apresentações.

     Assim, os três elementos da Comissão que até essa data estiveram em exercício, cessaram funções, e em 22 de Julho de 1978 prestaram contas. Nas suas contas não existiam dívidas e entregaram à nova Comissão, em dinheiro, a quantia de 4.467$10, (quatro mil quatrocentos e sessenta e sete escudos e dez centavos)

      O santo de hoje é:Cátedra de São Pedro
      "Neste dia se comemora o Apóstolo São Pedro enquanto no exercício de suas funções docentes; a cátedra, do Vigário de Jesus Cristo, Mestre da Igreja universal. São Pedro foi bispo de Antioquia durante alguns anos e depois instalou sua cátedra definitivamente em Roma".

    Oração: - Ó Deus, que entregando a São Pedro, vosso Apóstolo as chaves do Céu, lhe deste o poder de ligar e desligar, concedei-nos por rua intercessão a graça de libertarmos do laço de vossas culpas, (vós que viveis e reinais), Amém.

                                                                      

 

Sem comentários:

Enviar um comentário