terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Etapa 240 - o 25 de Abril, cá na Quinta, fez de despertador

      A etapa de hoje vai ser de curta distância, chama-se isso o quê? prova de velocidade! pois é isso... então, tendo esta etapa continuação à de ontem, que por ter sido bastante extensa, cortei a meta bastante cansado, hoje, que só depois das 18 horas é que me foi possível dirigir-me para a pista e aqui exposto, vou dar o meu melhor:

     Como já disse, em 1969, já o senhor Duarte da Rocha se tinha mudado do lugar da Quinta do Picado para o lugar de Aradas, Já o Padre Redondo havia deixado de ser o Capelão do lugar da Quinta do Picado, Já o revendo Júlio da Rocha Rodrigues  era o novo pároco de Aradas, em substituição do senhor Vigário, Daniel Correia Rama. As medidas radicais, a imposição de regras,  alteração dos hábitos, usos e costumes, provocaram mal estar nas pessoas, desânimo de uns e afastamento de outros, tudo ficou paralisado, e assim, obedientes a alguém superior, alguns anos se passaram.  Face a tamanha desmoralização, o caso da nova Igreja esteve adormecido, o povo dormia e sonhava silenciosamente, até que, naquela noite, não só sonhava como até roncava a ressonar. E, na madrugada dessa noite, estando a sonhar, o povo acordou com o alarido do 25 de Abril de 1974. Esse alarido, provocou nos tempos que se lhe seguiram, um movimento de activistas que se reuniram no arraial, o espaço estava cheio de entusiastas e curiosos e ali, (não memorizei o dia), formaram uma Comissão ao jeito da nova democracia, e tomaram o controlo da Capela.

      Essa Comissão, ali eleita democraticamente, foi assim constituída:
                                     
                                     Presidente; António Nunes Génio
                                     Secretário; Fernando Ferreira de Sousa
                                     Tesoureiro; João Ferreira Felício

      Recordo que, quando estes senhores tomaram o controlo da Capela, a um domingo, no final da Missa, receberam da mão do senhor Manuel Branco Génio uma saca com dinheiro, era o dinheiro existente da Capela, cerca de uns doze contos. Não havia contas em bancos.

      Terminei a etapa isolado, não ouvi palmas, mas amanhã venho reclamá-las.

      O santo de hoje é: São Pedro Damião, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
      (+ Itália, 1072) "Teve origem muito modesta, chegando a ser na infância guardador de porcos. Fez com grande brilho seus estudos e ingressou na Ordem dos Camaldulenses, na qual logo ocupou cargos de responsabilidade. Foi forçado a aceitar a nomeação como cardeal e bispo de Óstia, mas alguns anos depois conseguiu demitir-se dessas funções e retornar à vida monástica. Grande penitente, severíssimo, consigo mesmo, foi também severo no fustigar os males do seu tempo, escrevendo cartas a autoridades eclesiásticas  e civis e increpando com apostólica franqueza os respectivos delitos. Sua produção intelectual é muito vasta. Como sofria de insónia e frequentes enxaquecas, é invocado pelos que padecem dessas enfermidades".

      Oração: Pai tira do meu coração os ideais mundanos de glória e coloca-me no verdadeiro caminho para ser glorificado por ti, fazendo-me servidor de todos. Amém.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário