quarta-feira, 1 de março de 2017

Etapa 248 - Que dificil foi tratar com o senhor Manuel Ferreira de Oliveira!

      No seguimento à etapa de ontem e com a nova Comissão já em exercício, conhecido que foi o parecer negativo e impeditivo da Câmara Municipal de Aveiro, da viabilidade de se construir a Igreja no local inicialmente previsto e desejado, havia que se tomar medidas e fazer diligências junto do senhor Manuel Ferreira de Oliveira, (Gasolo) a fim de obter dele o cumprimento do que, (quando das reuniões com ele, com o seu cunhado,( Silvério) e elementos representantes da Igreja), que resultou ter o senhor Silvério doado, da sua parte naquela propriedade, o espaço que se pensava servir e ser suficiente, e que também, nos mesmos encontros e às mesmas pessoas, o senhor Manuel Ferreira de Oliveira prometeu doar o que fosse necessário, que no mínimo, doar tanto como o seu cunhado, (senhor Silvério). Retomados os contactos com o senhor Manuel Ferreira de Oliveira, que em circunstância alguma nunca disse que não, o processo decorria as suas vias normais, e tendo-se abandonado o local anteriormente escolhido, (além da vala), era necessário marcar no terreno, (aquém da vala), a área de implantação da nova Igreja, local que, para ter as dimensões necessárias na largura, era preciso juntar-lhe mais alguns metros. Tudo o que era necessário estava ali, mas era imperativo que o senhor Manuel Gasolo se definisse. Para isso, e porque estava a ser pressionado, ele mesmo solicitou à Comissão uma audiência, que lhe foi concedida e se realizou no dia 7 de Maio de 1997. Com ele esteve a Comissão completa por todos os seus elementos, e extra Comissão, esteve também o arquitecto António Sérgio Pinto de Azeredo.

      Nesta audiência, (reunião) o senhor Manuel Gasolo expôs as condições em que, segundo ele, poderia dispor do terreno que entendia ser suficiente para a implantação da Igreja, disse que apertassem mais os espaços laterais de modo a não entrar no terreno dos vizinhos e não avançar no seu terreno mais que 6 metros, e que, o terreno que lhe venha a ser ocupado, lhe seja compensado com lotes provados e aptos para construção noutro local, mas que a Câmara lhe dê garantias por escrito, de que os lotes estão prontos para construção e sem qualquer encargo para ele. Na apreciação das suas pretensões, que surpreenderam todos os presentes, o senhor arquitecto Azeredo, em seu nome pessoal e como autor do projecto, defendeu a necessidade de a nova Igreja, mercê do que está projectado, deve ficar desafogada e com espaços para respirar. Disse também a Dª. Celeste Maria Vidal Maia, elemento da Comissão (técnica de arquitectura a serviço da Câmara, que não se lhe afigura  possibilidade de ser feito o que sugere o senhor Manuel Ferreira de Oliveira, quanto  loteamento.

      Numa tentativa mais de se encontrar uma solução, no dia 14 desse mesmo mês de Maio de 1997, o reverendo Júlio e o arquitecto António Sérgio foram à Câmara falar com  arquitecto Osório, expuseram-lhe a situação, pediram-lhe a ajuda possível e desse uma opinião que nos possa ser útil. No seguimento e para dar conhecimentos dos contactos com o arquitecto Osório, o padre Júlio convocou uma reunião para o dia 27 de Maio de 1997, que aconteceu na Capela, na qual, ele  o arquitecto Sérgio, disseram que o senhor arquitecto Osório, na Câmara, lhes confirmou que pra a implantação da nova Igreja, para os seus meios de apoio e acessos, é necessária a área que está prevista. Quanto às pretensões do senhor Manuel como condição para autorizar o utilização do seu terreno, sobre compensações, loteamentos, arruamentos e isenção de todas as custas e impostos, que isso não é de sua competência. A isto, acrescentou o senhor Padre Júlio e disse ao senhor Manuel que, sobre loteamentos, arruamentos e isenção de custos, nem a Comissão e nem ninguém se pode responsabilizar.

      Reconheço que este tema é saturante e só interessa aos sonhadores. Ainda há mais para mostra, e se mais ninguém o faz, terei mesmo que ser eu, porque se não o mostrar com factos, ninguém acredita., por isso, eu volto.

      O santo de hoje é: Santo Albino, Bispo e Confessor
      ( + Angers, França, 550) "Era de origem nobre e durante 35 anos governou como abade um mosteiro. Já sexagenário, foi eleito para o Bispado de Angers. Combateu corajosamente, arriscando nisso sua própria vida, um costume bárbaro muito praticado na época: o casamento incestuoso  de homens com suas irmãs ou filhas. Convocou dois concílios regionais, contra esse costume condenado pela moral católica".
      Oração: Ó Deus que aos vossos pastores associastes Santo Albino, animado de ardente caridade, e da fé que vence o mundo, dai-nos por sua intercessão, preservar na caridade e na fé para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
       

Sem comentários:

Enviar um comentário