sábado, 15 de outubro de 2016

Etapa 111, Outubro Rosa em Bragança

      Hoje, logo pela manhã , ao ligar a televisão na RTP 1, ouvi parte de uma entrevista dada por uma senhora que não identifiquei, em que o tema a tratar estava relacionado com a saúde da mama. esta doença, que embora sejam as mulheres as principais vítimas, afecta toda a sociedade, em especial as famílias, quando alguém de um agregado familiar é afectado.
 
      Pelo que ouvi, e se não deturpei meu entendimento, o mês de Outubro está associado à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como o mês rosa. É marcado por duas temáticas, hoje, dia 15 de Outubro, é o dia Mundial da Saúde da Mama, e o dia 30 de Outubro, é o dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama. Deu também pare entender que, um pouco por todo o mundo, durante este mês de Outubro, , arrasta uma "onda rosa" de sensibilização da população para a temática da prevenção.
 
      Parece-me que neste âmbito, quem mais se destaca, são as Delegações da Liga Portuguesa Contra o Cancro que mais iniciativas encetaram. Não conheço a realidade do país, mas surpreendeu-me Bragança, que na minha opinião, comemora este dia,(dia de hoje) de maneira muito especial e exemplar, envolvendo a Escola Secundária, Emídio Garcia. Que maravilhoso exemplo de solidariedade e de amor para com o próximo.

      Prosseguindo pesquisas, pude ver um escrito de alguém que diz:
      "Bragança e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço (e dizem). A Bragança dos Nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades...
      As Saudades aumentam  com o passar do tempo, e, o que não é partilhado, morre só"

     è pois por eu estar de acordo o gostar disto que por acaso me veio ao conhecimento que eu o registo neste espaço e aproveito para agradecer ao Norte Transmontano e ao interior Português, todo o esforço das suas gentes na ajuda mutua que nunca se deve negar àqueles que mais precisam. 

      O santo de hoje é: Santa Teresa de`Ávila, Virgem e Doutora da Igreja
      (+ Alha de Tormes, Espanha, 1582) "Nascida em Ávila, ingressou aos 20 anos no mosteiro carmelita de sua cidade, encontrando-o decadente e pouco fervoroso. Iniciou a reforma desse convento e pouco a pouco foi ampliando o raio de sua acção, reformando outros conventos e realizando mais de trinta novas fundações. Auxiliada por São João da Cruz, que se empenhava em idêntica tarefa no ramo masculino dos carmelitas, e enfrentando incompreensões e perseguições atrozes, conseguiu levar a cabo sua imensa obra sem descuidar a vida de oração e contemplação.è uma das maiores mestras da espiritualidade católica e deixou escritos de grande valor, pelo que foi declarada Doutora da Igreja.

Oração: - O Santa Teresa de Jesus, fazei-nos fiéis a nossa oração da manhã e da noite, e a transformar em oração o cumprimento de nossas tarefas de cada dia. Que a oração seja para nós a porta de nossa conversão e santificação e as chave de ouro que nos abrirá a porta do Céu. Amém. Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário