segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Etapa 113 - refleção à 1ª leitura liturgica de 16 de Outubro - ano C

      Hoje, logo pela manhã, sentado ainda sobre a beira da cama, dei comigo a reflectir sobre a homilia que ouvi na Missa de ontem, pronunciada pelo nosso prior, o reverendo Padre Paulo Cardoso da Cruz, em especial no que se refere ao teor da primeira leitura, que, para quem não teve a oportunidade de a ouvir, e se, poderem dispor de uns momentos para a lerem, eu aqui a vou transcrever, tal como consta:
      "Leitura I 
                     «Quando Moisés erguia as mãos, Israel ganhava vantagem»
 
      Leitura do Livro do Êxodo

      Naqueles dias, Amalec veio a Refidim atacar Israel.
      Moisés disse a Josué:
      « Escolhe alguns homens e amanhã sai a combater Amalec.
      Eu irei colocar-me no cimo da colina, com a vara de Deus na mão».
     Josué fez o que Moisés lhe ordenara e atacou Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao cimo da colina.
      Quando Moisés tinha as mãos levantadas, Israel ganhava vantagem; mas quando as deixava cair, tinha vantagem Amalec.
      Como as mãos de Moisés se iam tornando pesadas, trouxeram uma pedra e colocaram-na por debaixo para que ele se sentasse, enquanto Aarão e Hur, um da cada lado, lhe seguravam as mãos.
      Assim se mantiveram firmes as suas mãos até ao pôr do sol, e Josué desbaratou Amalec e o seu povo ao fio da espada.

      Palavra do Senhor."

      A seguir a esta leitura entoamos o Salmo que teve como REFRÃO:
      "O nosso auxilio vem do Senhor, que fez o Céu e a terra. O nosso auxilio vem do Senhor".

      Seguiu-se uma segunda leitura, a aclamação ao Evangelho, e o Evangelho. A todos estes temas o senhor Padre se referiu na sua Homilia e de tal maneira o fez, que ninguém sai da Igreja com ar de cansado. Ele fala pouco, mas diz muito, e cada um, ao sair da Igreja, fazem-no em silêncio, com meditação e a saborear o alimento que, a par com a oração constante, de braços levantados para Deus, recebem as graças que com fé lhe são pedidas.

      Como eu gostava de me sentir capaz de poder transmitir o que algumas vezes penso, mas porque reconheço as minhas limitações e sei que até já disse coisas que não deveria, peço desculpas e informo que:

      O santo de hoje é: Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir
      ( + Roma, 107) "Foi o terceiro bispo de Antioquia, sucedendo a São Pedro e Santo Evódio. Já idoso, levaram-no prisioneiro a Roma. Tendo sabido que os cristãos da Cidade Eterna faziam esforços para libertá-lo, escreveu-lhes uma carta célebre, em que dizia que seu mais veemente anseio era ser triturado pelos dentes das feras, como o trigo é moído para se transformar no pão que é apresentado ao Senhor. Sofreu, efectivamente, glorioso martírio no Coliseu, lançado às feras. É considerado um dos mais ilustres Padres Apostólicos, e dele restam escritos de grande valor teológico e incomparável beleza literária.

      Oração: - Deus, nosso Pai, que as palavras de Santo Inácio de Antioquia sirvam hoje para nossa meditação. Animados pelo seu exemplo de fé e de confiança em vós, sejamos fortalecidos pela vossa graça. Assim testemunhemos com nossa vida o Evangelho de Deus vivo e verdadeiro: Oxalá goze eu das feras que estão para mim destinadas e que, faço votos, se mostrem velozes para comigo! Eu mesmo as atiçarei para que me devorem rapidamente, e não seja eu como alguns, a quem, cheias de medo, elas não se atrevem a tocar. E se elas não quiserem aquilo que de boa vontade se lhes oferece, eu mesmo as obrigarei. Perdoai-me, eu sei o que me convém. Agora começo a ser discípulo . Nenhuma coisa, visível nem invisível, seja posta diante de mim por má vontade, impedindo-me alcançar Jesus Cristo. Amém.







     

Sem comentários:

Enviar um comentário