sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Etapas nº. 97 a/ 110, das vindimas ao vinho novo

     Desde o início da vindima à feitura do vinho, há em cada dia uma etapa a percorrer, etapa que tem início, tem itinerário e tem um objectivo a atingir, e todo o vitivinicultor se sente feliz quando a conclui com êxito. Sou um insignificante vitivinicultor, incapaz de, nesta área, fazer seja o que for sem a ajuda de familiares e amigos. Foi graças a eles, confiante no seu apoio e na sua ajuda que iniciei os trabalhos, e foi graças a essa ajuda e ao apoio que recebi, que ontem mesmo, no términos da etapa 109, dei por concluídos os principais trabalhos e cuidados, aguardando agora, com o passar do tempo o processo de  desenvolva.

      Por razões de ter estado ausente da minha residência principal, de não ter equipamento móvel nem outros meios em Nespereira de que me socorrer, não tive neste período de tempo condições para satisfazer meus desejos. A vindima é para mim uma das principais práticas que mais prazer me dá em participar, é o coroar de um êxito de tarefas levadas a efeito na cultura da vinha, desde a poda, ao nascimento dos frutos, à sua proteção durante todo o período vegetativo, é o saber esperar pela sua maturidade, é o gozo e o prazer de colher os proveitos de um trabalho próprio, é a alegria de apreciar o resultado de algum saber e da sorte que se teve na transformação do sumo dos vagos em vinho. Eu digo sorte, porque para quem, como eu, que apenas sigo as tradições e os conhecimentos adquiridos dos meus antepassados, os resultados, embora imprevistos, até têm sido bons. Para outros, os resultados já não serão por sorte, porque para os enologistas, enriquecidos com conhecimentos técnicos e científicos, gozam de outras vantagens, o sucesso, à partida, já lhes está garantido.

      Foi confiando na sorte, nos familiares e nos amigos, que no (sábado) dia 1 de Outubro teve início a nossa vindima, cortados os cachos, transportados para o lagar, aí foram esmagados, suvados, tão mal tratados, que nem sei como aquele néctar se pode transformar na bebida dos deuses, primeiro num suco doce, e depois , em vinho mais ou menos alcoólico, vinho fino, que pode ser generoso, e que, com o tempo, vai apurando algumas das suas qualidades, como acontece com o vinho do Porto.

      Os cuidados e trabalhos com a vindima e com a feitura do vinho envolveram-me desde o dia 1 até ontem, dia 12. No sábado, dia 8, em Nespereira, recebi um telefonema a dizerem-me que tinha acabado de morrer o meu amigo e ex. colega de trabalho, o Ângelo Pereira Pinto, com 85 anos de idade, um Cinfanense, natural de Moimenta, a residir em Póvoa do Valado, a cerca de uns 7 km de Aveiro, onde era casado e pai de dois filhos. Assim, nesse dia 8, à tardinha vim para Aveiro, participei e estive presente na nossa Missa de domingo, dia 9, às 17, 30 horas participei nas exéquias fúnebres na Igreja da Póvoa do Valado e acompanhei o corpo do saudoso amigo, em cortejo fúnebre para o cemitério local, onde foi sepultado.

      As etapas dos dias 10 e 11 foram percorridas cá em Aveiro a tratar de assuntos pendentes sem sobras de tempo, e ontem, dia 12, regressei a Nespereira, desmontei o cincho, carreguei o bagulho e transportei-o para Aveiro, para cá lhe extrairmos a apreciada aguardente bagaceira. Tal como desta vez aconteceu este impedimento, outros se irão seguir, pensava que me iria aparecer alguém interessado em cultivar por conta própria os meus bocados, mas quem pode, não quer ou não precisa trabalhar. É bom que assim seja. Eu dos meus amigos nunca me esqueço, lembrai-vos também de mim e dos nossos santos de cada dia, rezai-lhes as suas orações e que as suas graças e bênçãos vos ajudem.

      Na etapa nº. 97, tive a companhia de;
      O santo do dia 1 de Outubro que é: - Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja;
      ( + Lisieux, França, 1897) "Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Faleceu aos 24 anos, tuberculosa, depois de passar por terríveis sofrimentos.  Enquanto agonizava, ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora da sua cela: "Coitada da Irmã Teresa! Ela não fez nada na vida... O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?" Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo. Somente depois de morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. A jovem e humilde carmelita que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a célebre "Pequena via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II Doutora da Igreja".

      Oração: Ó Santa Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, chamai-nos, e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com o nosso Pai do Céu. Ah! Não permitais que o ofendamos com o pecado. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a que estamos precisando agora (fazer o pedido) lembrai-vos à Santa Teresinha, que prometestes passar o vosso céu fazendo o bem à terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos. Há! Cumpri em nós a vossa promessa: Sede nosso anjo protector na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, ao vosso lado, cantando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus.
                                                     ______________ . _________________
       
      Na etapa nº. 98 tive a companhia de;                                                     
      O santo do dia 2 de Outubro que é: - Santos Anjos da Guarda; 
    "Este dia é consagrado pela Igreja ao culto dos Santos Anjos da Guarda . Deus, em sua misericórdia, atribui a cada homem um Anjo, que o acompanha em todos os passos da vida, reza por ele, protege-o contra os perigos do corpo e da alma. Infelizmente, a maior parte dos homens não beneficia devidamente desse celeste protector. Rezemos a cada dia, ao nosso Anjo da Guarda, a tradicional oração":
      "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti ma confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém"
                                                        ______________ . ___________________

      Na etapa nº. 99 tive a companhia de;
      O santo do dia 3 de Outubro que é: - São Francisco de Borja, Confessor
      ( + Roma, 1572) "Pertencia a uma das famílias mais nobre da Espanha. Era duque de Gandia e exerceu as elevadas funções de vice-rei da Catalunha. Certa ocasião foi incumbido de acompanhar o transporte do cadáver da imperatriz Isabel, que faleceu em Toledo, até Granada, onde se faria o sepultamento. O transporte foi lento e durou 15 dias. No momento de sepultar a imperatriz, o protocolo exigia que fosse aberto o caixão para ser reconhecido o cadáver. Aquela que fora admirada em toda a Cristandade por sua beleza deslumbrante estava reduzida a um amontoado de podridão. Tocado pela graça a propósito daquela cena chocante, Francisco compreendeu a vaidade de toda a glória mundana, e decidiu que se algum enviuvasse, se consagraria inteiramente a Deus. Assim de facto aconteceu: enviuvou aos 40 anos de idade, renunciou a todos os seus títulos e bens e ingressou na Companhia de Jesus como filho espiritual de Santo Inácio de Loyola, chegando a ser superior geral daquela família religiosa".

      Oração: - Meu Pai, meu Criador com vossa permissão e em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, eu peço a proteção de São Francisco de Borja, para que eu também como ele consiga transformar-me em uma pessoa melhor. São Francisco de Borja leve-me para os caminhos da verdadeira reforma íntima, sei que só conseguirei o caminho da verdadeira felicidade, quando conseguir reformar-me, principalmente meu São Francisco de Borja que eu aprenda a ser humilde, a aceitar os verdadeiros valores, a entender que todos nesta terra são iguais, que a riqueza material de nada vale se não fizermos dela uma arma poderosa para auxiliar os menos favorecidos, enfim, que eu aceite que a Lei é igual para todos, e que não há desculpa aceitável por Deus para o seu não cumprimento. Desta forma coloco-me aos seus pés, e como seu discípulo, seguirei meu coração de agora em diante certo que sois vós que fala através dele comigo. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Que assim seja.
                                                           _______________ . ___________________

      Na etapa nº. 100 tive a companhia de:
      O Santo do dia 4 de Outubro, que é: - São Francisco de Assis, Confessor
      ( * Assis, Itália, 1226) "Numa época em que o apego intemperante às riquezas minava profundamente a espiritualidade medieval, Deus suscitou Francisco, o enamorado da Dama Pobreza, para restaurar o equilíbrio necessário. Francisco foi uma das colunas sobre as quais a Igreja se sustentou naquele século. Renunciou à rica herança paterna e decidiu viver sem nada, levando a prática da virtude da pobreza até um radicalismo difícil de conceber. Fundou a Ordem dos Frades Menores, que em poucos anos se transformou numa das maiores da Cristandade. Fundou, com Santa Clara de Assis, o ramo feminino da mesma Ordem. Para os leigos que viviam no mundo, mas desejavam ser fiéis ao espírito de pobreza e participar das graças e privilégios da espiritualidade franciscana, fundou a Ordem Terceira. Por sua semelhança com o Divino Salvador, mereceu ter gravados em seu corpo os estigmas da Santa Paixão".

      Oração: -  Ó Senhor! Fazei de mim um instrumento da tua paz; Onde há ódio, fazei que eu leve o amor; Onde ha ofensa, que eu leve o perdão; Onde há discórdia, que eu leve a união; Onde há dúvidas, que eu leve a fé; Onde há erros, que eu leve a verdade; Onde há desespero, que eu leve a esperança; Onde há tristeza, que eu leve a alegria; Onde há trevas, que eu leve a luz!
      Ó Mestre! Fazei que eu procure menos ser consolado do que consolador; Ser compreendido, do que compreender; Ser amado, do que amar... Portanto: É dando, que se recebe; É perdoando, que se é perdoado; É morrendo, que se vive para a vida eterna.
                                                              ________________ . _________________

      Na etapa nº. 101 tive um companheiro muito especial. um dos santos que Bartolomeu Afonso Picado, quando no ano de 1651, mandou construir na sua quita, (quinta do Picado) uma capela, com invocação a Nossa Senhora da Assunção, ordenou que, sendo acabada, no seu dia se diga missa cantada e porque no retábulo há-de estar São Benedito e São Brás, que nos dias dos referidos santos se diga uma missa rezada por alma do referido senhor Bartolomeu Afonso Picado e por sua mulher Maria Bastos. Esta capela, está "descrita na informação paroquial de 1734 como "Capela de São Benedito da Quinta do Picado, de que é senhor André Pacheco de Lima" administrador, a quem, o reverendo padre António de Sousa Brandão, pároco da Igreja de Aradas, em 13 de Setembro de 1739, recebeu ordens para fazer, e fez o sequestro das rendas que os diversos caseiros pagavam ao referido administrador.
.
      O santo do dia 5 de Outubro, que é: São Benedito, o Preto, Confessor
      ( + Sicília, 1589) "No Brasil celebra-se neste dia a festa de São Benedito, o Preto. Em outros países, é a 4 de Abril que se comemora essa festa, Benedito nasceu na Sicília, por volta de 1526, filho de pretos que haviam sido escravos ou que descendiam de outros que o tinham sido. Ingressou num convento franciscano de Palermo, capital da Sicília, e foi religioso exemplar, primado pelo espírito de oração, pelo humildade e pela obediência. Embora simples irmão leigo e analfabeto, a sabedoria e o discernimento que possuía fizeram que fosse nomeado mestre de noviços e mais tarde fosse eleito superior do convento. Atendia a consultas de muitas pessoas que o procuravam para pedir conselhos er orientação segura. Foi favorecido por Deus com o dom dos milagres. Tendo concluído seu período como superior, retornou com humildade e naturalidade para a cozinha do convento, reassumindo com alegria as funções modestas que antes desempenhara. E assim, na mais sublime indiferença pela sua própria pessoa, faleceu com fama de eminente santidade. Foi canonizado em 1807 e é um dos padroeiros de Palermo. No Brasil, entre os escravos e as pessoas de cor, foi muito difundida a sua devoção, geralmente associada à Nossa Senhora do Rosário, à de Santo Elesbão, imperador negro da Etiópia, e à de Santa Efigênia, princesa também negra e igualmente etiope".

       Oração: São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação racial e reconhecer todos os homens por meus irmãos. São Benedito, amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço de coração (pedido) . Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, Amém.
                                                          ______________ . ___________________

      Na etapa nº. 102 tive por companheiro;
      O santo do dia 6 de Outubro, que é: São Bruno Abade, Confessor
      ( + Calábria, 1101) "Era natural de Colónia, na Alemanha. Ordenado sacerdote, passou 25 anos lecionando em Reims, na França. Ao cabo desse tempo, sendo já cinquentenário, decidiu, com mais seis companheiros, adotar uma nova forma de vida eremitica em um local deserto e inóspito do sul da França. Nasceu assim a grande Cartuxa. Mais tarde foi chamado a Roma pelo Papa Urbano II, que tinha sido seu discípulo em Reims. Recusou terminantemente aceitar um bispado, e fundou uma nova Cartuxa, na Calábria. Foi nesta sua segunda fundação que entregou a alma ao Senhor, aos 66 anos de idade".

      Oração: -São Bruno, que adotastes como regra de vida a oração, o trabalho, o estudo e a pobreza, que fundastes uma ordem monástica para uma ainda maior intimidade com Deus, inspirai-nos também a uma vida contemplativa esquecendo-nos bem mais das ocupações terrenas e nos ocupando mais com nossa união cada vez mais íntima com nosso Deus Criador.
      Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
                                                      ________________ . _______________

      Na etapa nº. 103 que conclui sem reportagem, tive por companheira:
      A santa do dia 7 de Outubro, Nossa Senhora do Rosário; - "Festa instituída pelo Papa São Pio V, como ação de graças pela prodigiosa vitória de Lepanto, obtida em 1571 pela armada católica, comandada por D. João d`Áustria, contra os turcos maometanos. O Papa ordenara que, em toda a Cristandade, se rezasse o Rosário pedindo essa vitória que, segundo os cálculos humanos, parecia impossível. A importância do Rosário em nossos dias foi, ainda recentemente, destacada pelo actual Pontífice: "Esta oração simples e profunda , cara aos indivíduos e às famílias, outrora muito difundida entre o povo cristão. Que alegria seria se também hoje fosse redescoberta e valorizada, especialmente no interior das famílias! Ela ajuda a contemplar a vida de Cristo e os mistérios da salvação; graças à incessante invocação da Virgem, afasta os germes da desagregação familiar; é o vinculo seguro de comunhão e paz. Exorto a todos, e de modo especial às famílias cristãs, a encontrar no santo Rosário o conforto e o sustento quotidiano para caminhar nas vias da fidelidade" (João Paulo II, alocução de 25/10/98)".

    Oração: - Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Avé Maria, se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.
      São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus; e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Que Assim Seja.
                                                            ________________ . _______________

      Na etapa 104, a espremer o bagulho, cansado  e sem espaço para comentários e ainda de coração dorido, valeu-me o apoio de;
      A Santa do dia de hoje, 8 de Outubro, que é: "Santa Pelágia, Penitente
      ( + Palestina, séc IV) " Depois de ter vivido escandalosamente em Antioquia, entregue à libertinagem, foi convertida e batizada pelo bispo de Edessa, e terminou os dias fazendo rudes penitências no Monte das Oliveiras, onde Nosso Senhor Jesus Cristo havia sofrido sua agonia".

      Oração: -  Deus , nosso Pai, sede nossa luz e nossa direção neste dia. Velai por nossa saúde e por nossa paz interior. Ajudai-nos a sermos nós mesmos, mais gente, e assim encontraremos a alegria e a paz interior. Ajudai-nos a viver intensamente cada momento e nossa vida, sabendo que tudo caminha inexoravelmente rumo à unidade perfeita, nada é repetido, mas tudo se soma no cumprimento do vosso designo de amor. Tudo está suposto naquilo que ainda não foi, mas que é semente do que, no tempo propício, haverá de ser: vida renascida, via ressuscitada. Todas as promessas anunciadas e todos os sonhos de paz e de fraternidade serão realizados, em uma terra sem males. Senhor, sois a vida ressuscitada, e vosso corpo resplandecente e glorioso é a certeza de que nossa é a ressurreição pelo poder de Deus. Assim seja.
                                                      ________________ . ____________

      Na Etapa 105 despedi-me do meu amigo Ângelo, e nesse adeus, rezando e pedindo a Deus que o receba no Céu, tive comigo o reverendo Padre Pedro, menino que vi crescer e que em parte, o acompanhei e o apreciei na sua formação de sacerdote. esteve também connosco o santo;

      O santo do dia de hoje, 9 de Outubro, que é: São Luís Bertrán, Confessor
      ( + Espanha, 1581) "Natural de Valência, na Espanha, ingressou na Ordem dominicana contra a vontade paterna. Ordenado sacerdote, foi com apenas 23 anos mestre de noviços. Conseguindo dos superiores licença para ir pregar aos índios do Novo Mundo, esteve sete anos evangelizando regiões americanas que hoje pertencem à Colômbia. Converteu e batizou muitos milhares de indigenas, correndo nesse apostolado grandes riscos: duas vezes chegou a ser envenenado e em quatro outras ocasiões esteve muito próximo de receber o martírio. Retornou a Espanha e foi superior em tres conventos de sus Ordem, procurando em todos restaurar a disciplina tradicional e aplicar as regras do Concílio de Trento. Despertou com isso muitas antipatias, e chegou a colocar, à maneira de desafio, na porta do sua cela, um letreiro com as palavras do Apóstolo São Paulo: "Se quisesse agradar aos homens eu não seria servo de Cristo". Ainda sete vezes exerceu as funções de mestre de noviços. Por suas mãos de formador experimentado passaram centenas de jovens, muitos dos quais tiveram causas de beatificação introduzidas".

      Oração: - Pai, da-me a graça de compreender sempre mais, que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel a tua Palavra acolhida e posta em prática com generosidade sem limites. Amém!
                                                        ____________ . __________

      Etapa nº. 106, mais uma com pouco de especial, valeu pelo apoio de;
      O santo deste dia 10 de Outubro, que é São Paulino de York, Confessor
      ( + Inglaterra, 644) "Era monge beneditino em Roma, quando o Papa São Gregório Magno o mandou, como missionário, para a Inglaterra. Evangelizou as regiões de Kent e da Nortúmbria, convertendo à fá católica o rei Edwin, e fundando o Bispado de York.

      Oração: - não lhe conheço oração especial a ele dedicada
                                                      _________________ . __________________
     Etapa nº. 107, com algum esforço,  mais um dia decorreu tranquilo e sem sobressaltos, pois pudera, com tão boa companhia, outra coisa não era de esperar, pois tive comigo;

      O santo do dia de hoje, 11 de Outubro é: Santo Alexandre Sauli, Bispo e Confessor
      ( + Ásti, Itália, 1592). "Nascido em Milão, ingressou na Congregação dos Barnabitas, chegando a ser, aos 31 anos de idade, superior geral dessa família religiosa. Foi professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, e ao mesmo tempo se destacou como pregador e apóstolo do confessionário. Dirigia espiritualmente comunidades inteiras que se submetiam a ele. Nomeado pelo Papa São Pio V, bispo de Aléria, na Córsega, encontrou uma diocese completamente decadente e abandonada, sem clero capacitado, sem locais de culto decente, com o rebanho perdido nas trevas da ignorância e da superstição. À custa de esforços ingentes que se prolongaram por 21 anos, conseguiu reformar por inteiro a diocese, transformando-a num modelo de fervor e organização. Nomeado pelo Papa Gregório XIV bispo de Pavia, começou imediatamente a visitação de sua nova diocese, mas faleceu logo depois. É venerado como Apóstolo da Córsega.

      Oração:-Santo Alexandre Sauli, o tempo passou, mas vosso nome permaneceu entre nós, porque tivestes a graça, e a ela correspondestes, de escolher a melhor parte que já mais lhe será tirada. Hoje, mesmo na imensa alegria dos eleitos, sabeis que nosso mundo se encontra decadente e o mal avassala em todos os ambientes. Olhai benignamente os que sofrem a descrença e a desilusão causadas até mesmo por alguns que se dizem cristãos, mas que se comportam como pagãos que não conhecem a Deus. Olhai por todo o clero, pelos nossos sacerdotes, bispos e cardeais; pelo nosso santo Papa e pelos nossos seminaristas. Dispensai vossos cuidados a todos os que se encontram na missão de levar o Evangelho ao mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
                                                                 ______________ . ______________

      Etapa 108, com o amparo de uma mãe, que não sendo minha, será nossa, sendo;

      A santa do dia de hoje, 12 de Outubro, é; Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
      "Foi em 1717 que, nas águas benditas do rio Paraíba, três pescadores encontraram a imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que viria a ser constituída Rainha e Padroeira do Brasil. Sua festa, actualmente celebrada no dia 12 de Outubro, é desde 1988 feriado nacional. Não há brasileiro digno desse nome que não se comova profundamente ao ouvir as estrofes despretensiosas mas cheias de unção do velho hino mariano: "Viva a Mãe de Deus e nossa / Sem pecado concebida / Viva a Virgem Imaculada / A Senhora Aparecida".

      Oração: - Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias, Vós que sois a mais bela das mães a quem eu amo de todo o meu coração, eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça; e por mais difícil que seja,  (pede-se a graça ) sei que me ajudará e acompanhará sempre até à hora da minha morte. Amém.
                                                 _____________ . _______________

      Etapa 109, nesta etapa e sentindo que tenho por companhia Eduardo III, Rei e Confessor, não senti sinais de fadiga nem cansaço, não houve reportagem mas foi concluída com êxito.

      O santo deste dia 13 de Outubro é: Santo Eduardo III, Rei e Confessor
      ( + Inglaterra, 1066) "Rei da Inglaterra, venerado por sua piedade e por seu espírito de caridade. De comum acordo com a esposa, conservaram ambos perfeita castidade. Restaurou a Abadia de Westminster, onde foi sepultado".

      Oração: - não lhe identifiquei orações que lhe sejam especialmente dedicadas.
                                               _________________ . ____________

      Etapa 110, etapa de hoje, tendo dedicado parte deste dia ao acerto de contas comigo próprio e tendo vontade de concluir a tempo de ir à Igreja levar os temas para abrilhantarmos a liturgia do próximo domingo e tomar parte no ensaio, não me posso alongar com comentários, e assim, prossigo  dizendo que;

      O santo do dia de hoje, dia 14 de Outubro, é: São João Ogilvie, Mártir
      ( + Glasglow, 1615) "Nobre escocês natural de Drum, foi educado no calvinismo.Tendo conhecido em Louvain, na Bélgica, o Padre Cornélio a Lapide, famoso exegeta da Companhia de Jesus, foi por ele convertido à religião católica. Tornou-se também Jesuíta, foi ordenado sacerdote e retornou corajosamente à sua terra natal, para ali dar assistência aos católicos perseguidos e postos fora da lei. Depois de exercer, durante 18 meses, seu perigoso ministério, e ter conseguido converter para a verdadeira Religião a muitos hereges, um traidor o denunciou ao arcebispo protestante de Glasgow. Aprisionado, sofreu torturas prolongadas: durante oito dia e nove noites, não pôde dormir, porque tinha o corpo continuamente perfurado por agulhas e estiletes. Foi afinal condenado à morte e enforcado, aos 36 anos de idade. Momentos antes de morrer, graças a uma armadilha verbal que montou para um pastor protestante que estava presente à execução, conseguiu que este declarasse formalmente que sua condenação era exclusivamente devida ao facto de ele ser católico. Essa declaração tornava indubitável o martírio, e São João Ogilvie morreu satisfeito, dizendo: Daria mais cem vidas, de boa vontade, se as tivesse".

      Oração:- Senhor Deus, por intercessão de São João Ogilvie, rogo-vos pelas vocações e em especial pelos confessores. Dai-lhes muita luz para guiar vosso rebanho. Amém.

                                      Até amanhã, se Deus quiser.





                                                               



     




   




Sem comentários:

Enviar um comentário