quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Etapa 123 - Eu fui Pai, há 58 anos,

      Fez hoje, (pelas 16 horas), 58 anos que nasceu a minha filha, Maria Cândida, eu era militar e tinha casado, a ser tropa, o que aconteceu com as competentes autorizações militares. Nesse dia, e porque eu era responsável, no parque das viaturas do esquadrão de reconhecimento, tendo a meu cargo todo o controlo de viaturas, pedi autorização ao oficial-dia para, na hora do almoço, ir a casa, autorizado, fui a casa e encontrei minha esposa já em trabalhos de parto, apercebi-me que a situação estava difícil, e, embora houve-se alguém presente a dizer que estava demorado, havia também quem aconselha-se chamar o médico, (o médico dos pobres), o senhor doutor Paiva, chama-mo-lo  e ele veio de imediato, viu, e disse que estava de passagem para Coimbra, mas que ela tinha que ir urgentemente para o hospital, fez uma recomendação escrita, recomendação essa para lá entregar à chegada. O nosso procedimento foi de acordo com as recomendações do médico e pouco tempo depois de minha esposa ter entrado no hospital, foi atendida, e a nossa filha nasceu. 

      Depois do nascimento, depois de alguém me ter mostrado aquele tesouro e ter visto a minha esposa já tranquila e contente, eu, naquele tempo militar,  com o meu EU todo inchado e orgulhoso de já ser pai, regressei ao quartel e apresentei-me ao oficial-dia, era o Alferes Joaquim Peixinho. «dr Peixinho, grande amigo».

     Agora, se os meus amigos se localizarem no ponto em que ontem parei, convido-os a seguirem-me no paragrafo que se seguia, e que é:

      "O primeiro documento referente a Nespereira data de 30 de Março de 1131 e descreve uma doação a favor de Afonso Pais e mulher.

      A freguesia de Nespereira resultante das antigas de Santa Marinha, Santo Irício e S. Miguel de Ervilhais (já desaparecida no início do séc. XV, foi concelho com sede na aldeia do Souto onde existia o pelourinho e no campo do Travaço o Tribunal e a Câmara, com foral dado por D. Manuel a 15 de Abril de 1514.

      A Igreja Matriz guarda uma cruz românica de ferro, uma custódia renascença e a imagem da padroeira em pedra ançã do séc. XV. Na Fraga da Venda, encontram-se vestígios de minas de estanho. Na parte alta da freguesia, já na serra de Montemuro, na estação arqueológica de Chão de Brinco, foram encontradas duas mamoas de grande valor arqueológico"

      «Sobre a Fraga da Venda e vestígios das minas de estanho, eu dou o seguinte testemunho: Meu pai, quando caseiro do senhor Pereira, em Chão de Bouças, vivia com dificuldades e, muitas vezes, com a esperança de arranjar uns tostões para sustentar o vício do tabaco, munia-se de saco e camartelo, e manhã cedo, rumava com destino à Fraga da Venda. Quando já tinha no saco pedras para bem o carregar, mal alimentado e mal nutrido, de saco ao ombro, regressava  a casa. No dia seguinte, outra tarefa ele ia ter com as referidas pedras, em local escolhido para que nada se perdesse, partia as pedras de modo a transforma-las em pequenos grãos, tinha uma estância em madeira que colocava num rego de água, e alí lavava todos aqueles grãos, na esperança de encontrar e separar algumas coisas, a que ele chamava pintas, o que seria, o tal estanho, que depois vendia, não sei a quem. Ele dizia que conhecia 9 (nove) qualidades de estanho».

      O santo de hoje é: São Frumêncio, Bispo e Confessor
      ( + Natural da India e levado como escravo para o Egito, foi sagrado Bispo em Alexandria, por Santo Atanásio. Empenhou-se na evangelização da Etiópia, sendo considerado o apóstolo daquele império."

      Oração: - Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Frumêncio animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Sem comentários:

Enviar um comentário