quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Etapa 116 - Fui fazer a bagaceira, 14 litros

      Ontem tive uma ocupação especial, um trabalho que, na minha qualidade de pequeno produtor de vinho, acontece uma vez em cada ano, Foioi ontem o dia de ir fazer a aguardente, fui, fazê-la, como é habitual, numa unidade industrial, situada  aqui próximo, no vizinho lugar de Salgueiro, mas já no perímetro do concelho da Vagos. Trata-se de um alambique bem equipado e com aparelhos de destilação, que, em normal funcionamento, 90 minutos são suficientes para eu estar aviado e poder regressar a casa, já com a apreciada aguardente bagaceira  

      Decorria o processo da destilação do meu bagulho, quando entram naquela unidade de destilação duas pessoas, um homem e uma mulher, aproximam-se de quem ali estava, nas quais eu me incluía, cumprimentam-nos, e dirigindo-se ao alambiqueiro, identificam-se, dizem que são inspectores da Azai,  olham de relance para tudo o que está visível. dirigem-se ao alambiqueiro, e este, logo e de imediato os informou que é ele o dono daquela unidade, foi buscar uma pasta ao arquivo, colocou-a à disposição dos inspectores e prontificou-se a responder a todas as perguntas. Estava a decorrer a inspecção e eis que chegam mais dois clientes, com um atrelado cheio de sacos com bagulho, entram e um deles ao cumprimentar o alambiqueiro, diz-lhe: "óh senhor Guilherme, está bom?" e logo o outro acrescenta; "claro que está bom, até já tem uma secretária!", aqui, até eu fiquei incomodado, como pude, desviei um deles um pouco para o lado, disse-lhe quem eram aquelas duas pessoas, e de seguida, aqueles dois,  recentemente chegados, afastaram-se.

      Enquanto a senhora agente procedia à verificação dos documentos, o senhor, também agente, ia reparando noutros assuntos, tais como: verificar o estado de limpeza dos utensílios e do espaço. E eu, tentando aliviar a tensão, aproveitei pedir algumas informações, sem nada me ter sido perguntado, antecipei-me, disse ao senhor agente que eu mesmo tinha transportado o meu bagulho de Nespereira - Cinfães, para ali, que o fiz no meu carro de passageiros e pedi-lhe que me dissesse se o posso fazer sem qualquer guia? logo ele me disse que é preciso guia, guia essa, que pode ser obtida, se estiver inscrito como produtor, na Cooperativa, se não estiver inscrito, que o proprietário da alambique a deve passar, mas que, transportar sem guia é um risco.

      A inspecção durou pouco tempo, aquela unidade está devidamente licenciada, e o seu proprietária, que é o próprio alambiqueiro cumpre os regulamentos, leis e tudo a que está obrigado. Digo e aproveito este espaço para não me esquecer de que no futuro devo ir à Cooperativa tirar guia, tal como faço para o vinho, e, ao mesmo tempo, é um alerta para todos os amigos, cuidado, que nem todos são nossos amigos.

      O santo de hoje é: São Pedro de Alcântara, Confessor
      ( * Arenas, Espanha, 1562) "Franciscano espanhol, realizou em sua Ordem uma reforma análogo àquela que São João da Cruz e Santa Teresa d`Ávila fizeram entre os carmelitas. Rigorosíssimo no espírito de pobreza e mortificação, deu nova vida à então decadente espiritualidade franciscana. Dormia apenas duas horas por noite, comia somente um dia sim outro não, e costumava colocar cinza sobre a comida para não sentir nenhum prazer no alimento. Pregou na Espanha e em Portugal, Assistiu aos últimos momentos do piedoso rei D. João III, de Portugal, e muitas vezes respondeu a consultas que lhe fez o imperador Carlos V. À hora de morrer, ardendo em febre, recusou um copo de água que lhe ofereciam porque Jesus Cristo também sofrera de sede. Pouco depois expirou e Santa Teresa, de quem tinha sido amigo e confidente, teve uma visão de sua alma subindo ao Céu. É padroeiro principal do Brasil. A Família Real portuguesa e a imperial brasileira sempre tiveram grande devoção por esse santo admirável. Lembre-se, de passagem, que o imperador D. Pedro II tinha o nome de Pedro de Alcântara em homenagem a ele".
 
      Oração: - Omnipotente e sempre eterno Deus, que, por vossos santos, vos dignais, fazer empre maravilhas; vos rogamos humildemente que, assim como tens prometido escutar, misericordioso, os rogos dos que vos implorem por meio de São Pedro de Alcântara, assim atendas agora, pelos méritos do mesmo, as suplicas que vos fazemos, e derrames, sobre nós, o saudável rocío de vossa bênção, para que, livres de todo o mal, mereçamos chegar felizmente ao porto da vossa misericórdia.
      Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém. 

Sem comentários:

Enviar um comentário