quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Etapa 115 - A chama pela luta da construção de uma nova Igreja está viva

      Ontem mesmo, ao contactar o reverendo Padre Paulo Cardoso da Cruz, solicitando-lhe a sua indispensável intervenção para regularizar a conta a prazo, conta da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Aradas - Capela da Quinta do Picado, após termos tratado o assunto,  ele aproveitando-se da minha presença, mandou que me sentasse, ligou o computador, e mostrou-me um estudo que ele mesmo encomendou a um arquitecto seu amigo, estudo de um novo projecto para a construção da nova Igreja da Quinta do Picado.

      Do que vi, e por tudo aquilo que ele mesmo, explicitamente me ia explicando, eu declaro que gostei e, mais contente fiquei ainda, porque, aquela sua demonstração de um trabalho que foi por si encomendado e todo aquele prazer explicativo, é a melhor garantia que me pôde dar do seu interesse, e prova a conjugação de esforços que existem entre o Clero e a Comissão.

      Foi no dia 19 de Agosto do ano de 1986, que, em seguimento a anseios muito mais antigos, e sob a presidência do Reverendo Padre Júlio, um grupo de pessoas, perante ele, (reverendo Padre), tomaram o compromisso da angariar dinheiro para comprar a terra à herdeira do senhor Manuel Mendes Leal, compromisso que se cumpriu. O lugar deu o dinheiro e as pessoas, em nome da Igreja, compraram, pagaram e deram inicio às diligências que se previam necessárias, com vista à construção da nova Igreja. O processo, embora muito lentamente, ia-se desenvolvendo, teve altos e baixos e, quando já se pensava que se estava nos últimos acertos, eis que a presidência da Câmara muda, e tudo parou com a nova variação.

      Agora, é com prazer que registo aqui aquilo que testemunhei, a chama mantém-se viva, e  pode ser que, o pouco dinheiro que o lugar amealhou para maneio no início das obras, venha a ter a aplicação que lhe foi destinada, pois desta comissão, outra coisa não era de esperar, foi o que se prometeu às pessoas quando das subscrições.

      É com muita esperança, com a esperança que sempre mantive e que, se  nada acontecer que me desalente, eu um dia moderei dizer-vos; ATÉ Q`EM FIM.

      O santo de hoje é: São Paulo da Cruz, Confessor
      ( + Roma, 1775) "Nascido no norte de Itália, na região de Génova, ainda jovem adotou o nome de Paulo da Cruz e começou a pregar a devoção aos sofrimentos de Nosso Senhor em sua Paixão e Morte. Ordenado sacerdote, arregimentou discípulos - dentre os quais, o mais ilustre foi São Vicente Maria Strambi - e fundou a Congregação dos Padres Passionistas, cujos membros se obrigam, por um voto especial, a pregar por toda a parte sobre a Paixão de Jesus Cristo. Faleceu em 1975, depois de mais de 40 anos de pregação contínua".

      Oração: -  Ó glorioso São Paulo da Cruz, que meditando a Paixão de Jesus Cristo, vos elevastes a tão elevado grau de santidade na terra, e de tanta felicidade no Céu.
       E pregando-a oferecestes ao mundo, o remédio mais eficaz contra todos os seus males. Pois, obtende-nos a graça de tê-la sempre impressa em nosso coração, a fim de que possamos obter os mesmos frutos, no tempo e na eternidade. Assim seja.

 

     

Sem comentários:

Enviar um comentário