domingo, 16 de outubro de 2016

Etapa 112 - II Aniversário da Orquestra Ligeira da Banda da Quinta do Picado

      Foi ontem, dia 15 de Outubro, pelas 21,00 horas,  que a Associação "Escola de Música da Quinta do Picado , presenteou os seus; associados, amigos, simpatizantes  e seguidores com o I Encontro de Orquestras Ligeiras, encontro este, organizado por esta mesma nossa associação, e que aconteceu, no mais dignificante palco da cidade de Aveiro, que é o Teatro Aveirense. As entradas tiveram um preço simbólico de 3,00€, e o resultado, o que houver de positivo, pelo que foi divulgado, reverte a favor da Associação AFECTO, uma associação que recolhe e trata animais abandonados.
      A nossa Associação, "Escola de Música da Quinta do Picado", tem permissão do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Doutor Ribau Esteves para ali realizar todos os seus eventos, em especial, ali festejar todas as datas comemorativas das suas valências, designadamente: o aniversário da Banda Filarmónica, da Orquestra Ligeira, da Orquestra Infantil e da Orquestra Juvenil, já com datas definidas, bem como outras iniciativas de interesse reconhecido, mas estas, dependentes de acordos e entendimentos especiais.
      As entidades que aderiram ao convite da Escola de Música da Quinta do Picado e brindaram todos os presentes, que encheram aquele espaço, foram:
       
       Big Band do CMACG. A Big Bande do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, que é um agrupamento multidisciplinar, que tem como principais objectivos a promoção de estilos musicais distintos nos alunos do Conservatório. Esta Orquestra Ligeira foi fundada em 1993 por Fernando Valente. Actualmente é dirigido pelo Maestro João Figueiredo  e executou os temas seguintes:
                               - Blues to Begin With - Bill Liston
                               - Bassie Straight Ahead - SammY Nestico
                               - Alright, OK, You Win - Sammy Nestico
                               - Around the Horn - Carl Strommen
                               - Broadway - Sammy Nestico
                               - Blue Madness - Doug Beach

      Lets Groove Big Band. A Let`s Groove, nasceu em Janeiro de 2007, no Porto, tendo como objetivo a difusão da Música Ligeira entre os jovens Músicos. O seu actual Maestro é TONY ALVES,  profissional que tem um currículo muito completo e rico, mas que não surpreende quem bem o conhece, pois ele, em 2001, ingressou na Banda do programa diário "Praça da Alegria" da RTP. Os temas do reportório executados por esta (sua) Orquestra Ligeira são, na sua maioria, arranjos seus., e brindou-nos com os seguintes:

            - Gonna Fly Now,- Any Robbins, Bill Conti E Carol. Connors (arr. Tony Alves)
            - Begin the Beguine, Cole Porter (arr. Artie Shaw)
            - Beatles, Beatles (arr. Tony Alves)
            - Santin Doll, Duke Ellington (arr. Tony Alves)
            - Flashdance, Giorgio Morader, Keith Forsey e Irene Cara, voz, Joana Alves Maia (arr. Tony)
            - Cheek to Cheek, Irving Berlin, voz, Telmo Gouveia (arr. Tony Alves),
            - We Are the World, Mickael Jackson e Lionel Richie, voz joana Alves M e Telmo Gouveia)

      Terminou o espectáculo a Orquestra aniversariante, ma Orquestra Ligeira da Banda da Quinta do Picado, que se iniciou em Outubro de 1914 sob a direcção artística de Daniel Oliveira, em Março de 2015, o professor Helder Pereira assume a direcção artística e é também por essa altura que começam a surgir as várias apresentações, tais como: na Casa de Abis, na Feira de Março. em encontros de orquestras, e em eventos de carácter solidário e social.

      Posto isto, e porque os pais raramente elogiam seus filhos, por melhores que eles sejam, para não lhes dar abusos, até eu, que me sinto responsável pelo nascimento desta Associação, por a ter amparado e a ter amado muito no seu vacilante caminhar, deixo para outros a tarefa de a avaliar e fico à espera para ver a classificação.

      O reportório da nossa Orquestra Ligeira, neste evento, foi:

           Malaguena, Ernesto Lecuona (arr. Bob Lodwen)
           Soul Bossa Nova, Quincy Jones (arr. Rick Stitzel)
          Garota de Ipanema, Tom Jobim, na Voz de Cristiana (m/ neta) ( arr. Rogert Holmes)
          Superstition, Stevie Wonder (arr. Paul Murtha)
          Feeling Good, Leslie Bricusse And Antonhy Newlwy, na voz de Cristiana (arr. Roger Holmes
          A minha Música, José Cid, na voz de Pedro Russo (arr. Pedro Costa)

                                                                 E BOM DOMINGO

          O Santo de hoje é: Santa Margarida Maria Alacoque, Virgem
          ( + Paray-le-Monial, França, 1690) "Precisamente quando o jansenismo - espécie de infiltração do espírito protestante dentro da Igreja - destruía nas almas a noção da misericórdia de Deus e da confiança filial que devemos ter em relação ao Pai Celeste, o Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança. A Santa recebeu a missão de espalhar pelo mundo a devoção do Sagrado Coração ofendido pela ingratidão dos homens. Foi incompreendida e perseguida,  tachada de visionária, histérica e alucinada, até que a Providência colocou em seu caminho o jesuíta São Cláudio La Colombiére, que lhe deu orientação segura e conseguiu fazer com que sua mensagem começasse a ser vista com outros olhos. Pouco a pouco, essa mensagem foi-se impondo aos Conventos da Visitação, e depois se espalhou por toda a Igreja. Santa Margarida Maria, falecida aos 43 anos, foi canonizada em 1920".

      Oração: - Santa Margarida, tu que foste participante dos tesouros divinos do Sagrado Coração de Jesus, alcansai-nos, suplicamente, as graças que urgentemente precisamos. Nós pedimos estas graças com confiança ilimitada.
     Que o Divino Coração de Jesus nos conceda, por sua intercessão, que mais uma vez possamos amá-lo e glorificá-lo através de ti. Que assim seja.





Sem comentários:

Enviar um comentário