sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Etapa 124 - não me cansa falar de Nespereira

      Hoje, por motivos de obras de conservação e de reparação na minha moradia, tive o meu tempo muito ocupado, não por aquilo que faço, mas por entender  que, será meu dever acompanhar e vigiar se aquilo que mandei fazer está a ser feito, pois, seguindo e tendo como certo os ditos do povo "é melhor prevenir do que remediar", vamos lhe dar razão e levar o povo a sério.

      Estamos no Outono e o Inverno está à porta , os pingos da chuva entram por qualquer buraco ou frincha e, se para evitar os intrusos, se trancam as portas, também para tudo que e indesejado nas nossas casas, temos que tomar as devidas precauções. Assim, hoje tenho andado demasiadamente envolvido, tenho agora, cerca de uns 15 minutos, entre às 17 e as 17,30 horas, após o que, vou à Igreja compartilhar com meus colegas da Missa os cânticos que, (de entre os recomendados) escolhi, participar de um pequeno ensaio, e depois de regressado, se tiver coragem, retomo esta etapa e se me deixarem, pode ser que a conclua. Assim o espero e até mais logo.
      Regressei; vou colocar-me no términos da etapa de ontem, (foram encontradas duas mamoas de grande valor arqueológico), e o que temos em seguida é:
     Património
     "Ponte da Balsa
      Igreja de Santo Erício (matriz) icente (ou de Santa Cruz), de Nossa Senhora da Livração,
      de  Nossa   Senhora das Necessidades, De São Brás, de de Souto e de Santa Ana
      Nicho da Senhora do Castelo com capela
      Quinta de Cadafaz, de Pindelo e de Borralhal
      Casas da Quinta da Granja, da Portela e dos Coutinhos
      Gruta da Senhora de Lurdes
      Castelo de Ervilhais
      Miradouro do Grou
      Penedo do Redondo
      Dois coretos" 
     «cuidado com o património, aumentá-lo, mesmo que seja por doação, há que avaliar se deve ou não ser aceite, mas uma vez aceite,  reduzi-lo, seja por que via for, sem as devidas precauções e autorização especifica, pode ser crime».
                                        (até amanhã já me chamaram).

      O santo de hoje é: São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos e Mártires
      ( + sec. I ) "Os dois Apóstolos são, desde tempos imemoriais, venerados conjuntamente nesta data. São Simão, também chamado Zelota e Cananeu, é o Apostolo sobre o qual as escrituras contêm menos infromações. Segundo uma antiga tradição, era aparentado com Nosso Senhor e foi crucificado pelos Judeus. São Judas Tadeu era irmão do Apóstolo São Tiago o Menor, sendo ambos filhos de Cleófas e de Maria, primos de Nosso Senhor. Há notícias de mais dois filhos do mesmo casal, um dos quais de nome Simão (que alguns autores identificam com o Apóstolo celebrado neste dia). São Judas Tadeu pregou a Boa Nova do Evangelho em várias regiões do Oriente próximo e é autor de uma Epístola. Não há informações seguras sobre o local e as condições em que verteu seu sangue por amor ao Divino Mestre."

      Oração: - Deus de infinita misericórdia, que nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso nome, por meio dos bem-aventurados Apóstolos, concedei-nos por intercessão de São Simão e de São Judas, que a vossa Igreja cresça continuamente com a conversão dos povos ao Evangelho.
      Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém. 
    
     


Sem comentários:

Enviar um comentário