domingo, 30 de outubro de 2016

Etapa 126 - domingo de moral variável

      O itinerário da etapa de hoje teve alguns percalços e pontos variáveis, a minha moral  teve alguma instabilidade, teve descidas suáveis, teve pontos planos, mas também teve subidas acentuadas. De inicio, percorri algumas centenas de metros em estrada plana, para, logo pela manhã, às 09,00 horas, participar e cumprir a obrigação de guardar o dia santificado, domingo, assistindo presencialmente na santa Missa.

      Depois de Missa, eram cerca de 10.00 horas, quando tomava o pequeno almoço, a minha filha, Maria de Fátima, telefonou-me, disse-me que estava em Nespereira e deu-me a notícia de que, meu irmão Aníbal, seu tio, está doente. Esta notícia foi um revés na minha moral, foi uma descida acidentada, embora, de seguida me tenha dito que ele já tinha ido ao médico, que já estava medicado e a sentir algumas melhoras, que ele estava lá com ela, que com ela, ele ia almoçar, deu bem para compreender que ela própria está preocupada, pois ela tem que regressar à sua casa, e que ele, ali vai ficar sozinho. É triste a vida de um viúvo, e embora ele seja pai de 10 filhos,  todos estão ausentes, todos têm famílias constituídas, todos são obrigados a lutar para cumprir seus encargos, e nessas circunstâncias, não lhes sobra tempo nem outras disponibilidades, para a todo o momento, e quando urgente, poderem ajudar.
 
      A subida que verifiquei na minha moral, é que, iniciei este texto logo após termos chegado, eu, mais minha esposa, meu cunhado Manuel e minha cunhada, esposa do Manuel, de uma visita que todos fomos fazer, à Maria, também minha cunhada, que está (como hospede) num lar da terceira idade, em Ílhavo. A esta minha cunhada, o que mais lhe custa, é suportar o peso da idade e a saudade de dois filhos ausentes. Tem cá duas filhas que, embora solteiras, têm encargos, vivem ou sobrevivem do provento dos seus trabalhos, empregos que felizmente preservam.

      Meus amigos; a vida está composta de muitas varáveis, ninguém sabe o que o espera, e o estresse, é doença que ninguém sabe como escapar, e eu, porque tenho nisto alguma experiência, porque já passei por coisas inesperadas, compreendo os sofredores mas não sei ajudar.
 
      Amanhã é segunda-feira, tenho consulta de fisiatria no Hospital, até amanhã.
 
      O santo de hoje é . São Germano, Bispo e Confessor
      ( + Cápua, 541) "Neste dia o Martirológio Romano-Monástico registra o falecimento de São Germano, bispo de Cápua de 516 a 541. Quando faleceu, São Bento, que era seu amigo, viu sua alma sendo levada ao Céu por Anjos, numa bola de fogo. São Gregório Magno o chama de venerabilíssimo  bispo Germano". 

      Oração: - Ó minha única Senhora e única alegria de meu coração! Já que sois o celestial dom que refrigera minhas penas; Vós que sois a luz da minha alma quando se encontrar rodeada de trevas; Vós que sois minha fortaleza nas debilidades, meu tesouro na pobreza e a esperança de minha saúde e, ouvi minhas humildes súplicas e compadecei-vos de mim, como corresponde a Mãe de um Deus, que ama tanto aos homens. Concedei-me a graça de aproveitar contigo no Céu, de viver contigo no Paraíso. Eu sei que sendo Vós a Mãe de Deus, se queres, podeis alcançar me esta graça; por Cristo Nosso Senhor . Amém

Sem comentários:

Enviar um comentário