domingo, 23 de outubro de 2016

Etapa 119 - Dia Mundial das Missões

      Hoje é domingo, é dia de festa, é dia de oração e de louvor a São João de Capistrano. É também Dia Mundial da Missões, dia em que a Igreja apela à generosidade dos cristãos praticantes uma dádiva especial, pois todas as ofertas recolhidas nas missas deste dia, são encaminhadas para a obra das Missões. Haverá muitas pessoas no mundo que nunca ouviram falar de Jesus Cristo, outros haverá que ouviram  coisas deturpadas, coisas que incendeiam os corações das pessoas, e causam ódio. O dever do cristão é dar testemunho, é amar e ensinar a amar, é dar esperança aos desalentados, alegrar os tristes e ajudar a ergues aqueles que estão caídos, é dar a mão àqueles que andam vacilantes. Óh..., e cá estou eu a dizer disparates! afinal quem sou eu?  sim, quem me conhece sabe; sou zero à esquerda.
      No percurso da desta etapa, tive diversas metas volantes, a primeira foi na nossa Igreja local, entrei no plutão da frente às 8,30 horas, ali, no circuito, perdi tempo, acabei por ser um dos últimos a sair, tive que pegar a saca das ofertas, passei por casa e segui ruma à Igreja matriz. Entrei na Igreja paroquial às 10,45 horas, passei pela sacristia, entreguei as ofertas recolhidas na Igreja da minha localidade, para lá, acumularem com outras ofertas, dando-lhe o competente destino. Retomando o meu percurso, no regresso visitei um amigo e, chegado, cá estou a reflectir naquilo que, no momento é o melhor que tenho para repartir e saborear.
      E assim, tendo visto do nosso prior, reverendo padre Paulo Cardoso da Cruz, na palavra paroquial desta semana, hoje distribuída,, um texto de sua autoria, a que deu o título de; Oração Humilde, ele diz-nos o seguinte: "Aprendemos no passado domingo com Jesus que "a oração persistente garante que não desanimemos nos momentos difíceis, capaz de converter o coração do Pai". Hoje Jesus vai mais longe: para além de persistente tem que ser humilde. No gesto publicano, de joelhos, sem conseguir levantar o olhar..., está o segredo do dom gratuito do perdão, pois Deus é infinitamente misericordioso e atende o humilda na aflição. Por seu lado, a presunção de fariseu, que se mantinha de pé, a olhar e julgar os outros... manifesta a nossa falta de humildade e o desprezo que, por vezes, revelamos diante dos irmãos. Este regressou de mãos vazias!. Dia Mundial das Missões. Sob o lema  «Igreja misericórdia» para o Dia Mundial das Missões deste ano, o Papa Francisco "convida-nos a olhar a missão b gentes como uma grande obra de misericórdia quer espiritual quer material"; convida-nos ainda " a sair, como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem de ternura e compaixão de Deus à família humana inteira". (cf. MDMM 2016) A este propósito, na AL 268, diz-nos o Papa: "O exercício de transmitir aos filhos a fé, no sentido de facilitar a sua expressão e crescimento, permite que a família se torne evangelizadora e, espontaneamente, comece a transmiti-la a todos os que se aproximam dela e mesmo fora do próprio ambiente familiar. Os filhos que crescem em famílias missionárias frequentemente tornam-se missionários...
                                               Tu és o clarão da tarde, a notícia da salvação;
                                               Porque em nós a missão arde, passa e dá-nos a tua mão.
                                               Envia-nos, Senhor, a repartir o pão;
                                               Juntos nos caminhos, nos caminhos da missão ".
      O santo de hoje é: São João de Capistrano, Confessor
      ( + Villackum, Balcãs, 1456) " Nasceu na Itália, onde foi juiz de direito e governador de uma cidade. Devido a intrigas políticas, esteve algum tempo preso, e pouco depois perdeu a esposa, ainda jovem. Desiludido do mundo, quis ingressar na Ordem franciscana. O superior do convento, receando que estivesse movido por um capricho passageiro, quis experimentar sua vocação: ordenou-lhe que andasse pelas ruas de Perugia montado num jumento, com trajes ridiculos e uma mitra de papelão na qual estavam escritos alguns pecados que cometera. Isso, na cidade em que pouco antes ele exercera elevadas funções e onde todos o tinham na conta de homem sério e ajuizado! O santo obedeceu heroicamente à espantosa arbitrariedade do superior. Essa foi, entretanto, apenas a primeira de uma séria de humilhações que teve de sofrer para ser religioso. Duas vezes foi expulso do convento por ser considerado inútil. Mas, com humildade, ficou do lado de fora do edifício implorando a readmissão até que lhe abriram as portas. Afinal foi aceito e professou na Ordem. Desde esse dia até à morte, durante 36 anos, somente se alimentou uma vez por dia e nunca comeu carne. Foi amigo de São Bernardino de Sena e juntos trabalharam para a restauração do autêntico espírito franciscano na Ordem. Pregador inspirado, conseguiu certa ocasião, na cidade de Leipzig, com um único sermão pregado em latim, atrair para a vida religiosa 120 jovens estudantes. Superou tal façanha em Cracóvia, onde 130 estudantes se tornaram religiosos depois de ouvirem um sermão seu. Já alquebrado pela idade e pelas doenças, ainda pregou uma cruzada contra os turcos maometanos que ameaçavam a Cristandade. Com habilidade diplomática conseguiu articular alianças de príncipes, afervorou as tropas reunidas e foi grande alma propulsora da gloriosa vitória obtida pelas armas cristãs em Belgrado, no ano de 1456, sobre inimigos muito mais numerosos. Durante a batalha, percorria as fileiras católicas com um crucifixo nas mãos, incentivando os guerreiros a combaterem  por amor a Jesus Cristo. Três dias depois da vitória, entregou sua alma santa ao Criador. Contava 71 anos de idade.

      Oração: - Deus, nosso Pai, a exemplo de São João Capistrano, o nosso exemplo de fé, de amor à verdade, à fraternidade, brilhe num mundo descrente, amante da mentira e do egoísmo. Sejamos o sal da terra, mediante uma vida honrada e integra, trabalhando com ardor para construção da paz e da comunhão. Sejamos luz para este mundo carente de valores espirituais que jaz na treva do isolamento e do individualismo. Aprendamos de Jesus, manso e humilde de coração, a ser compassivos e misericordiosos, fazendo o bem sem olhar a quem. E os homens, vendo o nosso empenho, nossa dedicação em servir, nosso esforço em compartilhar, nossa alegria em viver, nossa esperança nas adversidades, possam crer em vós, Deus de amor, que nos sustentais na vossa bondade. Que por nossa causa, ninguém se afaste de vós, Deus vivo e verdadeiro. Mas, através de nosso exemplo, possam chegar a vos conhecer e a vos amar de toda mente e de todo o coração. Assim seja.


    
      

Sem comentários:

Enviar um comentário