sábado, 3 de dezembro de 2016

Etapa 160- O Verbasco. A cultura popular deve manter-se.

      Na etapa de hoje, um curta e suave etapa de sábado, recordei um artigo de um jornal (Diário de Aveiro) que fazia alusão a uma planta de nome "Verbasco" e à sua utilidade para a saúde, e esse texto fez que eu recordasse alguns comentários que ouvi a pessoas vividas naqueles tempos difíceis, naqueles tempos de muita escasez, quer de alimentos, quer de outros meios para cuidarem da saúde, e assim, numa luta pela sobrevivência, a sabedoria popular ia transitando dos mais velhos para os mais os mais novos, de umas para outras famílias, e desta maneira, e foi desta maneira que os povos foram vivendo e se multiplicaram.

      Convido os amigos que tenham a coragem de me acompanhar nesta etapa, a imaginarmos como seria penoso o quotidiano dos humanos no alongado período que antecedeu a época moderna? pensem como seria o viver na Europa (e Portugal) em plena Idade Média. Não havia batata, nem milho, nem tomate, nem abóboras, nem feijão, nem café e o açúcar era uma especiaria só o alcance dos nobres e ricos. A conservação doa alimentos era feita com sal, o qual também atingia valor elevado. O único picante que poderia haver era a mostarda, que também acabava por esconder o mau sabor dos alimentos deteriorados. E como faziam os nossos antepassados quando, "após darem de corpo", queriam limpar o rabiosque, o rabo, as partes traseiras, "o sim senhor", ou outro nome que lhe quisessem dar? isto com aqueles mais asseados. Papel higiénico não havia, nem sequer jornais e os míseros trapos eram reservados às rudes vestimentas, e, quando já nem para isso prestavam, eram desfeitos em tiras e aproveitadas para mantas. Como fazer então?
      E eis mais uma função, hoje esquecida, das plantas nossas amigas. A gente dessas remotas épocas serviam-se dos vegetais que medravam nos campos. Era necessário recolher as folhas mais macias e sedosas para o efeito desejado, pois muitas eram ásperas e arranhavam os alvos traseiros das criaturas. É aqui que entra em cena o verbasco, planta que tinha muitas aplicações como iremos ver a seguir. 

     Iremos ver a seguir, mas vai ser na etapa de amanhã, se Deus quiser.

     O Santo de hoje é: Santo Ambrósio, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + Milão, 397) "Era funcionário do Império e governava o norte da Itália, quando os fiéis da diocese de Milão , inspirados por Deus, o aclamaram seu bispo. Àquela altura, Ambrósio era apenas catecúmeno e ainda não havia recebido o baptismo. Mas foram tão claros os sinais de que era a voz de Deus que naquele momento falava pela boca dos populares que, depois de alguma hesitação, Ambrósio aceitou. Foi baptizado, ordenado sacerdote e sagrado bispo. Tomando inteiramente a sério as novas responsabilidades, colocou sua imensa cultura e sua invulgar capacidade administrativa ao inteiro serviço da Igreja. Combateu heresias, favoreceu e defendeu a virgindade consagrada a Deus, empenhou-se tenazmente para extirpar os restos de paganismo do Império. Não hesitou em enfrentar o imperador Teodósio, impondo a ele uma penitência pública porque se portara mal. Deixou numerosos escritos de alto valor intelectual, e teve papel eminente na conversão de Santo Agostinho".
      Oração: -  Meu Senhor, pelos méritos de Santo Ambrósio, dai-me o senso de justiça e fazei-me activo nessa prática. Por Vossa graça, fazei-me pleno do Vosso Amor, a fim de que eu possa lutar contra o que é oposto a vossos ensinamentos e consiga implantar o Vosso Reino a quem me recomendastes. Entrego-Vos também as injustiças praticadas contra mim.
      Santo Ambrósio, rogai por nós. Maria, Espelho de Justiça, rogai por nós.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário