quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Etapa 158 Chegou Dezembro e hoje, é apenas o dia um

      O primeiro de Dezembro é o 335º. dia do ano na calendário gregoriano e é o 336º. em anos bissextos, faltam 30 dias para acabar o ano. 

      Em Portugal, no nosso Portugal, este dia, designado como primeiro de Dezembro ou dia da Restauração, é comemorado com pompa e circunstância desde o tempo da Monarquia Constitucional, e, uma das primeiras decisões da República em 1910, foi passá-lo a feriado nacional, no entanto, essa decisão foi revogada pelo governo XIX constitucional, passando o feriado a comemorar-se em dia não útil a partir de 2012. Porém, a partir de 2016, as comemorações deste dia, 1º. de Dezembro, volta a realizar-se no dia 1 de Dezembro, voltando por isso  ser feriado Nacional, de acordo com o XXI governo Constitucional.

      No dia 27 de Novembro, 1º. domingo do Advento, eu disse que já era tempo de se montar a árvore de Natal. Hoje, dia 1 de Dezembro é o dia em que oficialmente se deve montar a árvore de Natal. Mas sabem porque é que montamos a árvore e porque é que a decoramos?

      O Express britânico explica que os pinheiros têm sido usados pelas civilizações antigas como um símbolo de vida eterna. Alguns dizem que sua forma triangular aponta para o céu e representa a trindade sagrada. Os romanos decoravam seus templos com abetos durante o festival de Dezembro de `Saturnalia`, e os pagãos trariam ramos para as suas casas para o soltício de inverno. O uso da árvore de Natal moderna é muitas vezes atribuído ao século XVI, pelo pregador alemão Martin Luther, sendo que se diz que comprou e levou uam árvore para a sua casa e a decorou com velas. A tradição tornou-se popular por toda a Renânia no início do século XVIII, e em 1840 chegou ao Reino Unido pelo marido alemão da rainha Vitória, príncipe Albert.

      Foi publicado um desenho da realeza com a sua árvore no illustrated London News em 1848, o que provocou uma tendência entre as famílias britânicas de classe alta e acabou por se ir espalhando pela Europa. As primeiras árvores artificiais foram criadas na Alemanha do século XIX e eram feitas de penas de ganso tingidas de verde.

      E porque é que decoramos as árvores de Natal com luzes, bolas e fitas brilhantes?
      Martin Luther foi o primeiro a decorar uma árvore com velas, inspirado pelas estrelas que brilhavam entre os ramos na floresta. Em 1895, um norte-americano chamado Ralph Morris inventou as luzes como uma alternativa mais segura. Na Alemanha medieval, s chamadas `árvores do paraíso`foram decoradas com maçãs vermelhas para os `Jogos de Milagres`que teriam lugar fora das igrejas na véspera de Natal. Mais tarde deram lugar aos enfeites em forma de bola. As fitas brilhantes também surgiram na Alemanha e originalmente eram tiras finas de prata, antes da invenção do plástico. A maioria das famílias coloca um anjo ou uma estrela no topo da árvore para representar o njo Gabriel ou a Estrela de Belém da Natividade.

      O santo de hoje é: Santo Elói, Bispo e Confessor
      ( + França, 659) "Corria o século VII quando o rei Clotário II, desejoso de possuir um trono de ouro, reuniu grande quantidade desse metal e começou a procurar algum ourives que lhe executasse o serviço. Mas todos os ourives que encontrou, sendo desonestas, lhe diziam que o ouro acumulado não era suficiente para a confecção do trono. O contrato celebrado, Elói recebeu o ouro e se pôs a trabalhar. Sendo honestíssimo, aproveitou bem o ouro recebido e conseguiu com ele fazer não somente um, mas dois tronos, e os entregou ao rei. Admirado com a honestidade do artista, Clotário o nomeou guardião e administrador do tesouro real. Essas funções foram mantidas por Elói durante o reinado de Dagoberto II, filho de Clotário. Depois de muitos anos de bons serviços ao rei e ao reino, o antigo ourives foi feito bispo de Noyon, revelando-se um grande zeloso prelado que estendeu suas atividades apostólicas muito além dos limites de sua diocese e até mesmo do reino".

      Oração: - Senhor, por intercessão de Santo Elói, concedei-me ser atencioso e justo para com os mais humildes. Dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam. Amém.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário