quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Etpa 165 - Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição

     Para poder ter êxito na etapa de hoje, tive ontem, pelas 21,30 horas, uma preparação muito especial, preparação essa que, mais além, neste texto, irei ter ocasião de explicar e esclarecer.

      À medida que vamos caminhando no Advento, vamos esperando pela chegada do Senhor que vem e, como disse o nosso Pároco, o reverendo Pe. Paulo Cruz, pesar das novas formas de comunicação, as pessoas parecem cada vez mais distantes / desencontradas umas das outras. Vejamos por exemplo, famílias a comer à mesma mesa e cada um a falar com o seu telemóvel ou coisa parecida... Nos dias de hoje fazem todo o sentido as palavras `/Encontro`/`Acolhimento`e `Esperança`. Neste Advento queremos `ir ao encontro de Cristo que vem`. João Baptista pede-nos que `preparemos o caminho`, pela conversão. Escutando as palavras de Cristo, no encontro diário, acolhendo no coração as sementes de esperança, acreditando que a harmonia, os novos céus e a nova terra são possíveis. Está ao nosso alcance fazer por levar uma vida coerente com a fé em Cristo, acolher como Cristo, ser paciente, ter os mesmos sentimentos uns para com os outros, viver na justiça, na lealdade e em espírito de serviço. Viver na Esperança
      Hoje é dia da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. Maria de Nazaré, a nova Eva, com o seu `Sim`incondicional, com o coração aberto e disponível, é exemplo para todos nós no acolhimento os planos de Deus. Por seu lado, Adão e Eva, são imagem do egoísmo, do orgulho e da autossuficiência, e de quem rejeita os desafios de Deus. Daí resulta sofrimento, destruição, infelicidade e a morte. Somos por isso chamados a ser rosto visível de Cristo e do seu Reino no nossa terra, dando testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia entre todos, acolhendo e ajudando os irmãos mais frágeis, à maneira de Jesus.

      À cerca do êxito que desejei e estou a ter na etapa que hoje, mercê da preparação especial que ontem tive, é que hoje é dia de festa neste lugar, neste lugar que tem o nome de Quinta do Picado, dia em que, todo o lugar e todos os seus habitantes festejam a sua Padroeira, a `Imaculada Conceição da Santíssima Virgem, «Senhora da Conceição». Por ser inverno e muitas vezes haver tempo instável, o programa festivo nunca é aquilo que as pessoas desejariam. Assim, os actos festivos mais importantes e de maior relevo, acontece entre portas da nossa Igreja. Ontem, em substituição da procissão de velas, a comissão de festas, em conjugação de ideias e vontades com a Igreja, organizou  adoração a Nossa Senhora, o que aconteceu, dentro da Igreja, junto ao seu altar, Igreja cheia, « AKATHISTOS, LOUVOR DE PÉ À VIRGEM (IMACULADA CONCEIÇÃO) - QUINTA DO PICADO.  Hoje, a missa foi cantada e abrilhantada pela nossa Banda, e agora, neste preciso momento em que comunico com meus amigos, 17,00 horas, o povo está a divertir-se no arraial, apreciando um bom e animado conjunto musical.

      Como sabem, eu disse, mas volto a repetir:
      O santo de Hoje é Imaculada Conceição da Santíssima Virgem
      Em 1854, atendendo aos anseios mais profundos de toda a Igreja,o Papa Pio IX proclamou com dogma da fé a Imaculada Conceição de Maria. Quase desde o seu nascimento, o Brasil vive sob o manto e o patrocínio de Maria Imaculada. Essa Pátria, filha e de certa forma obra-prima de Portugal, desde 1646 estava consagrada à Imaculada Conceição, pois naquele ano, o Rei D João IV, reunido com as cortes gerais do Reino, consagrou Portugal e todos os seus domínios a Nossa Senhora da Conceição. À mesma Padroeira Imaculada - sob o título de Nossa Senhora da Aparecida - O Brasil se quis devotar desde seus primórdios de nação plenamente emancipada. Em 1904. a Imagem da Aparecida foi solenemente coroada, por mandado do Papa São Pio X, com uma coroa de ouro cravejada de 40 brilhantes que lhe fora oferecida pela Princesa Isabel. E em 1930, tendendo a uma solicitação do Episcopado Brasileiro, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira principal do Brasil.

      Oração: - Virgem Santa que foste concebida sem o pecado original e por isso merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras "Avé Maria, cheia de Graça", nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho auxilio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça: (fazer pedido): para que possamos viver como dignos filhos vossos.
      Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.
      Rezar 1 Pai Nosso, 1 Avé Maria, e 1Glória ao Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário