domingo, 4 de dezembro de 2016

Etapa 161 - Verbasco - continuação da 1ª. parte do tema

      Nesta etapa, cumprido que está o prólogo e tendo sido o mesmo vencido pelo Senhor que me saciou com o seu pão, venho nestes escassos 20 minutos que me restam até que a esposa me chame para o almoço, tentar fazer algo que não  desagrade e cumprir, pelo menos uma pequena parte do que ontem prometi.
 
      Ontem terminei o tema, dizendo: planta que tinha muitas aplicações, como iremos ver a seguir: 
       e o que temos a seguir, diz:
 
      "O Verbascum thapsus, herbácea da família das Scrophulariaceae é, quase sempre, bienal. No primeiro ano, forma uma roseta basal com grandes folhas grossas verdes acizentadas, cobertas de penugem e macias como flanela. Como se calcula, elas eram ideais para a função acima (ontem) mencionada. Os catalães puseram-lhe o nome de «trepo», pois a configuração das tais folhas faz lembrar s tripas dos mamíferos. No segundo ano, a planta deita um caule lanoso, ereto e vigoroso que chega a alcançar dois metros de altura. É ao longo desse espigão que se formam as pequenas flores, quase sésseis, de amarelo claro, com cinco pétalas. As folhas ovais e ligeiramente lanceoladas são alternas e bastante mais pequenas do que as basais do primeiro ano, mas igualmente cobertas de pelinhos brancos ou prateados. Os frutos são cápsulas cheias de sementes castanhas que não chegam a ter um milímetro de diâmetro.
 
      O verbasco é nativo da Europa, Norte de África e Ásia Menor, mas hoje está disseminado pelos vários continentes. Gosta de sol e de terrenos secos e pedregosos. É frequente no nosso país à beira dos caminhos serranos. Na serra da Arrábida surge em abundância. O reputado Eng. José Gomes Pedro, no seu «Guia de Campo - Flores da Arrábida», menciona o Verbascum sinuatum (verbasco-ordenado) que é basicamente idêntico à espécie thapsus. Aliás, saliente-se que existem no mundo mais de300 espécies e subespécies de verbascos, cujas caraterísticas pouco variam entre si.

      As flores autopolinizam-se ou beneficiam de polinizações cruzadas, sendo estas as mais produtivas. As sementes possuem uma dormência espantosa. Estudos americanos calculam que as sementinhas conservam o seu poder germinativo durante 100 anos.

      Interrompo por aqui, e só poderei voltar ao tema na quinta-feira, dia 8, saio hoje para Nespereira, depois do almoço, e lá, outras obrigações se vão sobrepor.

      O santo de hoje é:  Ai, perdão que troquei os dias e induzi os meus amigos em erro. no dia 2 eu disse que era o santo do dia 4. no dia 3, ontem, o santo que indiquei é o do dia 7, e assim, para tentar corrigir, informo, que o santo do dia 2 , etapa 159, o santo é : Santa Bibiana, Virgem e Mártir
      ( + Roma, 363) Seu pai, Flaviano, antigo perfeito de Roma, e sua mãe, Dafrosa, foram martirizados durante o curto e ímpio reinado de Juliano o Apóstata. Santa Bibiana foi obrigada a passar seis meses num prostíbulo, para que se perdesse, mas com a graça de Deus, conservou a fé e a pureza intactas. Depois disso foi chicoteada até à morte.
       Até à próxima, n ão há mais tempo, a esposa ja ralha.
 
 
 
      

Sem comentários:

Enviar um comentário