quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Etapas 162 / 163/ 164/ - Verbasco, continuaçõ da 2ª. parte deste tema

       Estas etapas foram cumpridas, tal como estava programado, em Nespereira, foram três dias de serviço na poda da vinha, muito rentáveis e o tempo climático também não podia ter estado melhor.
 
       Prosseguindo, e indo ao encontro do parágrafo onde terminei a 2ª. parte do tema «verbasco» ( as sementinhas conservam o seu poder germinativo durante 100 anos, dou-lhe gora continuação, com o parágrafo seguinte:
 
      "O nome "verbascum" provém do bocábulo lti9no "barbascum", que significa "barba", em referencia aos pequenos filamentos que a planta possui. Qui8micamente o verbasco contém flavonóides, mucilagens, sponinas. hidratos de carbono, ácido cafeico e outros ácidos. Entre as propriedades fitoterápicas da planta apontam-se entre outras, a de ser demulcente, diur´+etica, sedativa, abstringente, expectorante, anti-inflatória. antibacteriana, antifúngica e analgésica.  
 
      Já na antiguidade clássica ela era usada para tratar faringites, amigdalites, afonias e tosse. De modo geral, o verbasco é útil para debelar todos os males do aparelho respiratório. Segundo Pamplona Roger, prepara-se para esse efeito, um infusão de 20 a 30 das flores por litro de água para tomar três chávenas diárias. Deve-se filtrar o "chá" para evitar os pelos que podem irritar a grgnta. Mas há ainda numerosas aplicações tópicas para limpeza e tratamento da pele, otites e eczemas no pavilhão auditivo. A raiz seca e pulverizada é boa para problemas urinários e é base para cremes e unguentos no tocante ao alívio do hemorroidal. É também usada em homeopatia.

      Falta ainda dizer que, em tempos antigos, o verbasco era utilizado como piscicida, visto causar problemas respiratórios aos peixes de água doce que assim eram capturados mais facilmente. Igualmente servia como base de vários corantes. Com as folhas secas e os caules preparavam-se pavios e, envolvidas em sebo, constituíam tochas  com boa duração. Tudo isto tem a ver com práticas muito antigas que já entraram em desuso. Convém, no entanto, recordar e registar"

      Como já referi,, troquei os santos. No dia 2 referi o santo do dia 4, no dia 3 referi o santo do dia 7,
assim, hoje, informo que o santo do dia 3 é São Francisco Xavier, Confessor
      ( + 1552) "Foi um dos primeiros discípulos arregimentados por Santo Inácio de Loyola e estava entre os fundadores da Companhia de Jesus. Pregou na Índia, no Japão e em outra nações do Oriente. Converteu e baptizou muitos milhares de pagãos e praticou milagres portentosos. Faleceu aos 46 anos de idade, no momento em que se aproximava das costas da China, que pretendia conquistar para Nosso Senhor Jesus Cristo. É o patrono dos missionários católicos".
 
      O santo do dia 5 é São Sabas, Confessor
      ( + Palestina, 532) "Pela sua virtude eminente, foi chamado a pérola do Oriente. Fundou, perto de Jerusalém, o mosteiro em que dois séculos depois viveria São João Damasceno, comemorado no dia de ontem (dia 4). É considerado um dos principais organizadores do monarquismo palestino".
 
      O santo do dia 6 é São Nicolau, Bispo e Confessor
      (+ Ásia Menor, 324) "Bispo de Mira, na Ásia Menor, durante a perseguição de Diocleciano foi preso e torturado por ser cristão, mas não chegou a ser martirizado. Participou no Concilio de Nicéia, no qual foi condenada a heresia ariana. Na abertura desse concílio, o imperador Constantino ajoelhou-se diante de São Nicolau e de outros santos varões que haviam padecido na última perseguição, e beijou com respeito suas gloriosas cicatrizes. É um dos santos mais populares da Igreja, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Suas relíquias foram transportadas para Bari, no sul da Itália, onde té hoje são objeto de grande veneração". 
                                                                                       Até amanhã, pode ser que acerte meu passo.


Sem comentários:

Enviar um comentário