domingo, 11 de dezembro de 2016

Etpa 168 - o 42º. aniversário da Banda, no Aveirense.

      Ontem à noite, com o Teatro Aveirense repleto de apreciadores da boa filarmonia, num programa variado de diversos temas musicais, interpretados pela Banda da Escola de Música da Quinta do Picado, no concerto de gala do seu 42º. aniversário, tive o prazer de estar presente e de testemunhar muitos aplauso e muitos elogios, bem merecidos, que por uns e por outros lhe iam sendo dirigidos. 

      Com o desenrolar dos acontecimento, o andamento do programa e a satisfação que todo o público demonstrava, foi algo para mim muito rico. Esta coisa digna, foi gerada no meu coração e de mais 3 colegas, preparamos casa sede, um Hino, livrinhos de solfejo e mais coisas necessárias, no Advento do ano de 1974, e naquele Natal, o Menino que veio colocou esta prenda em nossos braços, e valeu a pena, mas a maternidade continua, há gestações, há nascimentos, mas também há muita assistência técnica e cientifica. Quando Deus quer, o homem trabalha e a obra cresce.

      Tudo isto são sinais de esperança, a Esperança provoca alegria permanente nas pessoas. Não há obstáculo que roube o contentamento  quem vive na... e da Esperança. Não há doença, dificuldade ou invalidez (coxo, surdo, mudo...)capazes de tirar o sentido último da existência de um crente no Deus da vida, revelado em Jesus Cristo misericordioso.

      Estamos no tempo da Esperança por excelência: o Advento. Os sinais estão aí. A boa nova é anunciada; pela fé podemos ser curados por Deus, dos nossos males espirituais e físicos; e mesmo a ressurreição está ao nosso alcance: em cada dia podemos ser renovados e revitalizados. Aproveitemos a oportunidade de reconciliação que a Igreja vai pôr à nossa disposição. Hoje, do sacerdote, ouvimos com insistência palavras de ânimo, de confiança, de entusiasmo... «Alegrai-vos», «não vos assusteis!», «esperar com paciência e perseverança a vinda do Senhor»... Nada de braços cruzados, nada de medos ou de desconfianças. (Fonte, Pe. Paulo na sua palavra)

     ( Nota: Por motivos de afazeres em Nespereira, vou lá estar uns dias, e assim, vou estar impedido de comunicar.)

      O santo de hoje é: São Damaso I, Papa e Confessor
      ( + Roma, 384) "Natural da cidade lusitana de Guimarães, era irmão de Santa Irene. Possuía grande cultura, era arquivista e poeta, e tinha também gosto pela arqueologia. Ordenou a organização dos arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autenticas dos escritos dos primeiros Padres e mandando destruir versões apócrifas e deturpadas, para que no futuro não pudessem ser aproveitadas por hereges. Com a mesma profética intenção , quis que houvesse uma única versão oficial dos Livros Sagrados,  e incumbiu seu secretário, São Jerónimo, de fazer uma tradução latina das Escrituras, directamente dos originais gregos ou hebraicos, daí nascendo a célebre "Vulgata". Ordenou que fossem feitas escavações e obras de conservação nas catacumbas, abandonadas desde que Constantino dera liberdade à Igreja, em 312. Pessoalmente redigiu, em versos, os epitáfios dos incontáveis mártires que iam sendo localizados nas galerias subterrâneas da Roma. Por influência sua foi retirada do Senado romano a estátua da deusa Vitória, sendo assim eliminado esse vestígio do paganismo oficial. Foi um dos primeiros Papas a definir explicitamente o primado do Papa sobre a Igreja Universal, com um autoridade que lhe vem de Nosso Senhor Jesus Cristo, e não por delegação dos demais bispos ou de concílios. Apoiou Santo Atanásio em sua luta contra o arianismo e combateu tenazmente essa, como diversas outras heresias do tempo. Em resumo, pode-se dizer que seu Pontificado, que durou 18 anos, foi dos mais fecundos dos primeiros séculos d História da Igreja".

      Oraçõ: - Senhor, por intercessão de São Damaso, concedei-me fidelidade aos Vossos ensinamentos. Livrai-me, Pai de Bondade, da preguiça espiritual e dai-me consciência de que quanto mais eu Vos buscar em oração, maiores são as bênçãos em minha vida. Amém.


Sem comentários:

Enviar um comentário