sábado, 24 de dezembro de 2016

Etapa 181 - A Consoada

      Neste dia, dia da Ceia de Natal, com o aproximar da noite e também da hora estabelecida para o reencontro de todos os elementos familiares, bem como em muitos casos, a chegada de alguns dos melhores amigos, é uma azafama para as cozinheiras, as quais se preocupam com o bem de todos e de lhes proporcionar  melhor ceia possivel.

      Para nós, portugueses, e já assim era quando eu menino, à Ceia de Natal da-mos-lhe o nome de consoada e sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se  Á volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares. No meu caso pessoal também tenho algo para contar, não sei se já será em repetição, mas mesmo assim, aqui vai: Saí de Nespereira para Aveiro no dia 5 de Agosto de 1952 e nesse mesmo ano, as saudades forçaram-me a ir lá passar o Natal,, fui na noite do dia 23 para 24, nessa noite não fui à cama, eu e muitos outros, apanhamos na Estação de Aveiro, às 4 horas, o comboio correio para o Porto, S. Bento, e só às 15 horas, três horas da tarde, é que na garagem Galiza apanhamos a camioneta da carreira para Nespereira. Chegamos a Nespereira já era noite há muito tempo, a ceia estava à nossa espera, foi cear e cama. A festa aconteceu no dia seguinte, no dia de Natal, foi uma correria, o tempo para matar tantas saudades foi pouco, pois logo tivemos que deixar a nossa terra,  nossa família e os nossos amigos.

      O Natal passou, mas os sabores do bacalhau e daquelas pencas cozidas ao lume na panela de ferro, os rabanadas mesmo demolhadas em vinho, a aletria mesmo sem ovos, as filhoses e outros doces, tudo isso estava presente na nossa mente e fazia-nos reviver todo aquele bom ambiente. 
      Presentes, não tenho memória nem de os dar nem de os receber. recordo que o Menino Jesus, em Nespereira ainda os ia recebendo, de uns, orelheiras, de outros, salpicões e ainda de outros até muito do que lhes fazia falta, mas esse senhor S. Nicolau e seu associado Pai Natal, não sabem o caminho para Nespereira´.

      O santo de hoje é: - São Charbel Makhlouf, Confessor
      ( + Libano, 1898) "Sacerdote católico de rito maronita, passou a maior parte da vida como monge contemplativo e solitário praticando jejuns e penitências, em continua oração. Recebeu de Deus o dom de fazer milagres. Sua vida maravilhosa nada fica a dever às dos antigos monges do deserto da fase áurea  do monaquismo oriental".

      Orção : - Ó maravilhoso São Charbel, do vosso corpo exalta um perfume que sobe ao céu, vinde em meu auxilio e rogai a Deus por mim a graça de (nomiar) da qual tanto necessito, se for realmente para glória de Deus e salvação da minha alma. Amém.  Ó São Charbel, rogai por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário