sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Etapa 187 - O dia 30, espera o 31, fim do ano 2016

      Neste dia 30 de Dezembro, dia que antecede ao dia do final do ano, deste ano que termina, do qual o povo se despede em festa,. Por toda a parte, em cidades, vilas, aldeias e em muitos casos famílias, o povo, cansados de trabalhos e martírios, reúne-se e festeja, não só porque o ano termina, mas porque um novo ano começa, o que lhe faz  rever a esperança de que, no novo ano, a sorte os protege e que vão obter aquilo porque desejam.
      É neste espírito de louvor e de fé , porque não é só quando estamos ajoelhados e tristes que Deus nos ouve e escuta, é também quando cantamos e nos manifestamos alegres. E assim, a multidão em Nespereira, na Casa Museu, casa que, quando eu menino foi meu abrigo e guarida, e onde 2 irmãos meus se despediram de mim, o Nelinho e Toninho, de 5 e de 2 anos. São dois Anjinhos que ali, juntos ao Anjo Anunciador, na noite de amanhã, em numerosa multidão do exército celeste, louvam o Senhor cantando:

      "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados".

      Que o Senhor tenha piedade de nós e em especial das gente trabalhadora, mulheres e homens de Nespereira, da minha Nespereira, porque são trabalhadores, querem trabalhar, precisam e querem sobreviver, limitam-se a sair dos seus abrigos,  partirem de Nespereira pelas 3 horas da manhã com destino ao Alto Douro para trabalharem nas vinhas, arrastando-se uns aos outros por aquelas encostas. Triste sorte a de muita gente, foi de improviso que abordei este tema e nem sei como me fui deixando arrastar, não tenho experiência pessoal do que digo, mas conheço um senhor, que é reformado, que a sua reforma é pequeníssima, que sempre trabalhou, que enquanto trabalhou foi explorado por quem fugia a encargos, que se deixou humilhar porque tinha família, que tem um rancho de filhos, que todos eles, porque a vida também lhes será difícil, não lhes dão o apoio de que ele carece. E este senhor, imagine-se com que forças, também por lá andou.
      Nespereirenses, vós que sois capazes e competentes lutem pela nossa terra, se são só os políticos que traçam o destino dos povos, na incapacidade de lutar contra eles, aliem-se,. São eles que gastam o nosso dinheiro, que impedem que as nossas economias sejam remuneradas, então que nos escutem e nos atendam. Nespereira precisa e merece investimentos e criação de emprego.  
      Ao sentar-me para, por este meio conversar com os amigos, não tinha em mente esta dedicatória, tinha em ideia outras coisas bem mais interessantes, mas como sempre, eu vou-me deixando levar pelas circunstâncias e quando desperto, já não dá para mudar de caminho.
      O dia santificado de hoje é dedicado à Sagrada Família 
      "No domingo dentro da oitava do Natal ou, se não o houver, no dia 30 de Dezembro, é celebrada a Festa de Jesus, Maria e José - a Sagrada Família. Trata-se de celebração muito oportuna, especialmente nos tempos actuais, em que a instituição tradicional da família - entendida cristãmente, ou seja, estruturada em torno do casamento monogâmico e indissolúvel - padece de grave crise.. Com efeito, o divórcio, o aborto e mais recentemente o chamado "casamento homossexual", vêm entrando livre e impunemente nas legislações de todo o mundo. E há legislação que não somente permitem tais aberrações mas, indo ainda mais longe, prevêem punições para quem, em nome da Lei de Deus, se opuser a elas! Com isso se inverte a ordem natural das coisas e se viola gravemente a justiça. Deus, como criador, tem o direito de ser obedecido pelos indivíduos, pelas sociedades, pelas nações. Numa epoca em que tanto se fala, o mais das vezes abusivamente, de direitos humanos, por que ninguém, ou quase ninguém, se lembra dos direitos de Deus". 
Oração: -  Senhor Jesus Cristo, Vós restauraste a família humana, restabelecendo a primitiva unidade, vivendo com Maria, Vossa Mãe, e São José, o pai adoptivo, durante 30 anos em Nazaré.
                                      Afastai das famílias do mundo os males que as ameaçam.
      Ajudai-nos a promover em nossas famílias, em todos os lares da nossa pátria, os sentimentos e os propósitos de união indissolúvel, amor generoso, fidelidade permanente e perserverança constante na Vossa graça.
                                                                  Assim seja.
                                                  Avé Maria, Pai Nosso e Glória

Sem comentários:

Enviar um comentário