terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Etpa 184 - A Nespereira florida

      Hoje, neste pouco tempo que penso ter disponível para me dedicar à conversa com os amigos, lembrei-me de Nespereira, que para mim, é sem dúvida a mais linda terra que conheço, que estando em Paúlos, de costas viradas para os Castanheirinhos e olhando para a esquerda, para a direita, ou olhando em frente, tudo quanto  vista alcança, é Nespereira, mas também, e embora olhando distante não se note, há o abandono dos campos, há caminhos invadidos por silvas, mato e outra vegetação que cresce desordenada, há uma terra desertificada, há lugares que para lá se chegar é por caminhos sem saída, lugares onde se ocorrer um incêndio faz churrasco, pois não tem por onde fugir, não vai lá uma viatura tanque, só as toupeiras poderão escapar.

      Lembro aquela Nespereira que conheci, que em tempos muito difíceis, tudo perecia um jardim, Nespereira era tão linda que um regente da Banda, por certo que inspirado por alguém saudoso, escreveu a partitura de uma rapsódia, à qual deu o nome de "NESPEREIRA FLORIDA" . De Paúlos, pelo Carnaval saía para a rua uma rusga de compadres e comadres, só de lá, os rapazes e raparigas chegavam para fazer funcionar um baile, hoje, habitam lá duas famílias, das quais os seus descendentes também já se ausentaram! Que futuro tem Nespereira, mesmo a curto prazo?

      Ó políticos de Cinfães, políticos desse concelho, a continuar assim, não são dignos de administrar Nespereira, Nespereira tem gente muito capaz, gente que por certo investe noutras terras, porque na sua, não há condições, não há vias de cesso para as matérias primas, nem para escoamento de produtos acabados. Não há há vacarias nem outras explorações agrícolas, porque tudo está sujeito  registo, ao controlo do fisco, e quem pense em dedicar-se à agricultura, não sobrevive. Lembro-me que, em catraio, minha avó me mandava apanhar lândras (bolotas), as quais vendia, tenho ideia que era a 10$00 a rasa e as que não vendia dava-as aos suínos, (aos porcos). Mas isso era em outros tempos, até as cerejas e as maçãs se vendiam na árvore e agora, ninguém as quer só pelo trabalho que dão apanhar.

      Mas porque és tão tolinho Zé?  pára de pensar e se não falas, porque é que escreves? tens razão, eu paro, mas quero ainda dizer que aquele que está teimoso, que não quer ir prestar contas, que nem fala, que quer deixar tudo na fundação absorvente, é um dos culpados

      O santo de hoje é: São João, Apóstolo e Evangelista
      ( + Éfeso, séc I) "Filho de Zebedeu e irmão de São Tiago o Maior, foi discípulo de São João Baptista antes de ser o "Discípulo amado" de Nosso Senhor. No alto do Calvário, representou a Humanidade quando recebeu como Mãe a Maria Santíssima, e foi a Ela entregue como filho. É autor do quarto Evangelho e de três epístolas canónicas. Viveu, segundo a tradição, na ilha de Patmos, onde lhe foi revelado o Apocalipse, e morreu quase centenário em Éfeso". 

      Oração: - Ó São João Apóstolo e Evangelista, foste o mais intimo confidente das palavras de vida que brotavam dos lábios de Jesus; o mais próximo de sua glória, no Tabor; de seu coração, na Ceia; de sua Cruz, no Calvário. Ó Apóstolo do amor, sois por excelência a testemunha da fé, da verdade e da caridade. Pelo amor e fidelidade ao Mestre, sois o protector de todos os cristãos; dos sacerdotes: vivestes o sacerdócio em toda a sua plenitude; da virgindade: sois o apóstolo virgem; das mães, merecestes ser dado por filho a Mãe de Deus; das crianças e dos jovens: fostes o mais moço dos apóstolos; dos velhos: é como ancião que vos apresentais na Epístolas; dos que sofrem: padecestes ao pé da Cruz; das almas contemplativas: estivestes no Tabor; dos pobres: por eles trabalhastes nas minas de Patmos; dos doentes: curastes os enfermos; dos males do corpo e do espírito: após traçar o sinal cruz bebestes do cálice com veneno e ressuscitastes os mortos: de todas as pessoas que querem dedicar-se  os seus irmãos e amá-los em Deus: a caridade não pode ter ideal mais puro que o do amigo de Jesus. Ó Apóstolo, orador da divindade, pela grandeza da vossa vida e pelos dons que recebestes, sem cessar, intercedei por nós ao Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário