sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Etapa 166 - o Desafio do Presépio

      Na etapa de hoje, que teve lugar quase sempre dentro de portas, fazendo pequenos biscates com especial cuidados para agradar à esposa,  manhã foi-se passando, e entretanto, aproximou-se a hora do almoço, fui-me abancar à mesa, a esposa serviu um excelente almoço, almoçamos, e saciado, fui tomar a habitual bica, habito este que se tornou quase como uma obrigação. À mesa do café, na cavaqueira com amigos mais sábios, fomos desfiando palavras e construindo frases acerca do Presépio, o que veio mesmo a calhar para eu partilhar um texto publicado na palavra da nossa Paróquia, que nos conta o seguinte:
 
      «Challenge in crib» ou o Desafio do Presépio»
    Pára tudo e fica sempre a olhar. Deixa que te filmem. Aceita o desafio e não percas nenhum momento. Assume a posição de manequim. Coloca-te diante do presépio e contempla cada uma das figuras. Só os teus cinco sentidos podem funcionar. Deixa que o teu olhar viva esta cena. Entra em silêncio no estábulo e pára mesmo ao pé da manjedoura. Será que não havia mesmo lugar na hospedaria? Sente o cheiro da palha onde humildemente Maria colocou o menino. Fica sempre a olhar. Apenas podes mexer as tuas emoções. Sim, emociona-te! Afaga o menino e sente o seu calor. Toca-te a alma, certo?! Toca a todos. O Presépio tem este poder, desafia-nos. Aceita o desafio como os mais pobres o fazem, sem pestanejar, e acolhe essa carência de Deus. Deus pequenino está sempre ali, de braços bem erguidos só para te receber. Mas pára! Deixa-te encandear pela luz que surge lá de dentro. É uma luz muito forte e a sua energia é duradoura. 
 
      O nascimento do menino é das cenas mais belas que alguma vez presenciaste. Escuta... os sinos já se ouvem ao longe. Por segundos deixa que o teu sorriso se movimente. É sinal de alegria e só tens que mexer discretamente algumas partes do teu rosto. Só o menino vai reparar que te deixaste tocar por este desafio. Continua a tua contemplação diante da grandeza deste cenário. Por momentos podes ajoelhar-te, rezar e agradecer o que vês... omnipresença de Deus representada na humilde fragilidade de uma criança.
 
      Agora mexe-te e corre a anunciar a Boa Nova, qual pastor deste século. Prtilha o filme da tua vida e desafia os outros a participar nesta cena. Vai ser brutal e terá imensas visualizações, espero.
      Feliz Natal!!
 
      O santo de hoje é: Santa Leocádia, Virgem e Mártir
      ( + Toledo, 304) "Era jovem, bela e de nobre família. Cristã fervorosa, foi presa durante a perseguição de Dioclesiano. Confessou com firmeza sua fé em Jesus Cristo, foi torturada atrozmente e sem se quebrantar recebeu a palma do martírio. É padroeira da cidade de Toledo, na Espanha.

     



Sem comentários:

Enviar um comentário