domingo, 18 de dezembro de 2016

etapas 169 a 175 - no meu pomar, de árvore em árvore

      Estas etapas foram assim: uma semana inteirinha em Nespereira. Foi uma variedade de afazeres, um sobe e desce o escadote, o apertar a tesoura, corta aqui, verga ali, é preciso gosto e arte para moldar as árvores,  e assim, vendo-as à distância, sente-se uma satisfação imensa, e olhando-as, delas não me afastava, sem antes pedir a Deus a bênção para o meu trabalho, entrego tudo a Deus, é ele que as vai fazer rebentar, florir e dar bons frutos. Isto é a minha esperança. 

      Disse-nos hoje o nosso prior, Pe. Paulo Cruz, palavras sábias, palavras que só o coração as entende, as quais faço translado, Cristo é a nossa esperança;
 
     Por mais que nos sintamos sozinhos, Deus nunca nos abandona. Importa estar atentos aos sinais. Como outrora se revelou presente através de um sinal: `uma virgem dará à luz um filho; o seu nome será Deus connosco`. Cristo é de facto nossa esperança. Estamos a caminhar à luz desta Semente lançada à terra que, morrendo, deu muito fruto. É tempo de acolher de braços abertos a semente, que também é Presente, e que presente!, que o Pai nos dá. É tempo de acolher a proposta que Ele traz e a deixar-se transformar por ela. É tempo de encontro permanente com Jesus, para um testemunho alegre da vida boa a que o Evangelho nos desafia. Com amor e espírito de serviço. Mateus comunica esse boa notícia, op Evangelho, os judeus: Jesus vem de Deus ("Maria encontra-se grávida por virtude do Espírito Santo") e tem por missão o que significa o nome de Jesus, "Deus slva". Ele é o Messias de Deus, da descendência de David, que os profetas anunciaram.
      Hoje, para além de Maria, mulher disponível, humilde e obediente a Deus, olhamos para José: homem justo, que nos dá lição de humanidade e de fidelidade à vontade divina: não se escondem em razões, que as tinha, para se livrar de Maria e da criança, gerada no seio de Maria. Antes, sofrendo no silêncio, escuta a voz que Deus segreda no seu coração e acolhe e protege a `Vida` e a jovem Maria.
      Neste Natal o Menino Deus tem lugar? ou são as prendas a preocupação? Estou disponível para os desafios de Deus, mesmo quando eles desorganizam os meus planos? Digo "sim", como Maria e José?.

    Os santos que me acompanharam nestas etapas, que me deram alento e protecção, são os seguintes:
    Santo do dia 12 é: - Nossa Senhora de Guadalupe.
    "Padroeira Principal da América Latina em 1531. Nossa Senhora apareceu a um príncipe indigna mexicano, o Beato Juan Diego e deixou a ele um sinal de que era realmente a Mãe de Deus: no manto do vidente apareceu milagrosamente impressa a imagem da Virgem. A partir daí, a evangelização do México, até então lenta e difícil, tornou-se avassaladora, sendi destruídos os últimos resquícios da bárbara superstição dos aztecas, que escravizavam outros povos e sacrificavam seus próprios filhos em rituais sangrentos. O manto de Juan Diego, perfeitamente conservado apesar de se ter passado mais de 450 anos, é ainda hoje venerado no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, que foi declarada Padroeira de toda a América, em 1945, pelo Papa Pio XII. Nesse santuário, o Papa João Paulo II consagrou solenemente, em 1979, toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe".
 
    Santo do dia 13 é: - Santa Luzia, Virgem e Mártir
    ( + Sicília, séc. IV) "Vivia em Siracusa, na Sicília, e tinha consagrado a Deus sua virgindade. Por amor a Ele renunciou, em favor dos pobres, a toda a sua fortuna, que não era pequena. Chamada pelo prefeito de Siracusa, confessou a crença em Jesus Cristo e foi por isso decapitada. A devoção a Santa Luzia é muito antiga e se generalizou por toda a Igreja. Há em Roma pelo menos vinte igrejas consagradas a ela. É invocada como protectora especial contra as doenças dos olhos".
 
      Santo do dia 14 é: - São João da Cruz, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + Ubeda, Espanha, 1591) "Colaborador de Santa Teresa d`Àvila na reforma da Ordem carmelita e grande mestre da Mística. Dele diz o Martirológio Romano-Monástico: seu zelo e o sucesso de seus esforços causaram-lhe provações humilhantes, que lhe ensinaram a subir, dentro da `noite escura`, até à experiência mística do `nada`do homem diante da Majestade Divina".
 
      Santo do dia 15 é:-  São Mesmino, Confessor
      ( + França, séc. VI) " Fundou o mosteiro de Micy, perto de Orléans, numa propriedade que o rei Clóvis lhe dera. Foiu o primeiro abade desse mosteiro e teve como discípulos São Calásio e Santo Avito".
 
     Santo do dia 16 é: - Santa Adelaide, Imperatriz e Viúva
     ( + Sehl, Alemanha, 999) "Filha do rei da Borgonha, casou em segundas núpcias com Oto I, rei da Germânia e primeiro imperador do Sacro Império Romano-Alemão. Foi regente do Império durante a menoridade de seu filho Oto II e, mais tarde, durante a menoridade de seu neto Oto III. Amiga e dirigida espiritual de Santo Odilon, abade de Cluny, colaborou activamente com ele na expansão da reforma cluniacense pelo mundo germânico". 

      Santo do dia 17 é: - Santa Olímpia, Viúva
      ( + Bitinia, Ásia Menor, 408) "Pertencia à mais alta nobreza bizantina e casou ainda muito jovem com o prefeito de Constantinopla. Enviuvando aos 20 anos deidade, não quis contrair novo casamento, mas resolveu consagrar-se inteiramente a Deus, e utilizou sua imensa riqueza na fundação de um hospital e um orfanato, servidos por religiosas das quais ela era superiora. Quando São Jo Crisóstomo, seu director espíritual, foi injustamente expulso do Patriarcado de Constantinopla, Santa Olímpia continuou fiel a ele e se recusou a reconhecer o intruso irregularmente nomeado para substituí-lo como patriarca. Foi por isso perseguida e teve sua comunidade dispensada. Partiu para o exílio, onde morreu ainda jovem". 
 
      Santo de hoje, dia 18 é: - São Gaciano, Bispo e Confessor
      ( + séc. IV) "Pregou o Evangelho na Gália e foi o primeiro bispo de Tours. Muitos anos depois, São Martinho de Tours, seu sucessor na mesma diocese, recebeu de Deus a revelação do local exacto em que fora sepultado São Gaciano, e passou a venerá-lo convenientemente".
 
     Oração ao Santo do dia de hoje 
     Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo  -  Deus de bondade e de amor, que nos destes em São Gacianoum protector tão poderoso e tão generoso, permiti amor. Seja São Gaciano, nosso socorro e nossa consolação nos embaraços desta vida. Que São Gaciano, nos assista em todas as circunstâncias, a fim de que, um dia, em sua companhia, possamos abençoar-vos e louvar-vos, eternamente.  Assim seja

    Repetir três vezes ; 
   S. Gaciano, eficazmente invocado em todas as circunstâncias e particularmente para se acharem objectos perdidos ou escondidos, rogai por nós.
      (Rezar um Pai Nosso e uma Avé Maria)
   




 
      
 
      
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário