terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Etapa 176 / 177- A Cristiana deu-me uma Eva

      Ontem, quando me preparava para fazer reportagem à etapa 176, eis que o meu prior, o reverendo padre Paulo Cardoso Cruz me telefona e me convoca para uma reunião de emergencia. Surpreendido, quer com o horário, quer com  o assunto, para o atender, fiquei impedido de fazer aquilo a que me havia comprometido, e também de satisfazer os meus próprios desejos.
      Ontem tive um dia muito especial e bastante ocupado, logo pela manhã, tive consulta de fisiatria  no hospital de Aveiro, e uma vez lá, utilizei os dons de me portar simpaticamente, e com isso, consegui autorização para lá, na maternidade do hospital, visitar  minha neta Cristiana, que lá no hospital, deu à luz, no domingo, dia 18,  às 18,15 horas, (dezoito horas e quinze minutos), uma linda menina, a minha bisneta, a EVA. São momentos muito felizes e de grande alegria, não só para os velhos, que são promovidos a visavós, mas também para quem,  que de filha e de  neta, passa a ser mãe. É o maior grau de elevação que uma mulher pode ter! mas quem sou eu? o que é que eu sei daquilo que sente uma mulher?  mas sei, senti e gostei do amor de mãe. E como ela sofreu! só Deus sabe.
      Como disse, o dia de ontem foi muito ocupado, pois, eu além de ter ido logo pela manhã ver a Eva, também lá fui  na parte da tarde, com a minha esposa, e hoje, logo pela manhã, eu e minha esposa fomos a Nespereira, fomos engarrafar o nosso vinho generoso. Estamos nas vésperas de Natal e eu, na falta de outros mimos, quero presentear os amigos que me visitem, com este néctar que eu mesmo preparei. É uma delícia, e ao fazê-lo, imaginamos que este se assemelha àquele que,  na Santa Missa, pela consagração, se transforma no sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
      O santo do dia 19 é: Beato Urbano V. Papa e Confessor
      ( + Avignon, 1370 ) "Antes de ser Papa foi monge beneditino e abade de Sint-Germain de Auxerre e de Saint-Victor de Marselh. Subiu ao sólio pontíficio em 1362e se esforçou para fazer retornara Sé Apostólica a Roma, mas não foi bem sucedido e precisou regressar a Avignon, e ali morreu meses depoi"s.

      O snto do dia 20 é: São Domingos de Silos, Confessor
      (+ Castela 1073) "Nasceu noreino de Navarra, onde ingressou na ordem beneditina, mas precisou transferir-se para o reino de Castela porque injustamente perseguido pelas autoridades navarras. Em Castela couve-lhe restaurar a velha abadia de Silos que se encontrava decadente e moribunda. Não apenas a restaurou física e espiritualmente, mas também do ponto de vista cultural a elevou a um nível muito alto. Trabalhou para a libertação de católico prisioneiros dos muçulmanos e morreu com fama de santidade eminente. Costuma ser invocado pelas parturientes. Quando uma rainha da Espanha  estava para dar à luz, era costume o abade de Silos levar para o Palácio Real o báculo milagroso de São Domingos, e só depois do bom parto o ia buscar de volta.

Oração: Pai de bondade, São Domingos é para nós exemplo de dedicação e fraternidade. Abençoai-nos, para que também nós possamos seguir os ensinamentos deixados pelos santos e santas, de acordo com os dons e talentos que nos destes. Amem.
      

     

Sem comentários:

Enviar um comentário