quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Etapa 186 - como terão sabido os povos do nascimento de Jesus?

      Hoje e gora, que são cerca as 16 horas e 30 minutos,  foi o momento possível e oportuno para fazer pausa nos afazeres que tenho em mãos e que terão que estar concluídos na próxima semana. como esse compromisso ainda tem algum prazo, refugiei-me e sentado frente à máquina, estou em reflexão e o tema é este tempo que estamos a viver, nesta primeira semana a seguir ao Natal, porque na verdade, se reflectirmos, se nos imaginarmos colocados na situação daquele povo que viveu e que lhes foi anunciado o nascimento de Jesus, conforme o que lhes havia ter sido anunciado pelos profetas, como terão sido as assembleias daquele povo? que orações e preces terão eles feito? como se terão organizado para proceder à visitação? que meios teriam eles para se comunicarem? será que os sinais dos astros, nos quais nos parece que acreditavam, eram-lhes mesmo transmitidos por Deus? tudo são interrogações, É isso que me atrai e que me cativa a reflectir.
      Na leitura breve que se refere ao dia de hoje, 29 de Dezembro, diz-nos o autor: 
      "Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente a nossos pais pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho, a quem fez herdeiro de todas as coisas e pelo qual criou o universo".
      Os pastores; como terão os pastores tomado conhecimento, que meios de comunicação teriam os homens?, conheceriam eles a linguagem dos passarinhos? já no meu tempo ouvi falar em telegrafo! será que há alguém conhecedor de outros meios de comunicação mais antigos? pois, naquele tempo, eles comunicaram-se, porque o autor diz assim na liturgia: "Os pastores diziam uns aos outros: Vamos a Belém, vamos ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer".

      Numa segunda leitura, o autor, ou aquele que terá feito de secretário e escreveu a acta, também nos diz o seguinte; "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos,o que tocamos, com as nossas mãos cerca do Verbo da Vida, é o que nos anunciamos. Porque a Vida manifestou-Se, e nós vimos e damos testemunho d`Ela. Nós vos anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e nos foi manifestada. Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos, para que estejais também em comunhão connosco. E  nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo".

      O santo de hoje é: São Tomás Bechet, Bispo e M´rtir
      ( + Cantuária, 1170) "Depois de ter desempenhado com brilho a função de chanceler do Reino da Inglaterra, foi indicado pelo rei Henrique III para arcebispo de Cantuária e primaz da Inglaterra. Como até então era leigo, foi ordenado sacerdote e dois dias depois sagrado bispo. Logo se tornaram inevitáveis os conflitos entre aquele rei absolutista, que queria reduzir a Igreja a mero departamento  do Estado inglês e o prelado, zeloso dos direitos de Deus e das prerrogativas de sua Igreja. Em consequência dos choques cada vez mais violentos. São Tomás precisou fugir para a França, onde esteve exilado por seis anos. Mais tarde retornou  sua diocese, mas recomeçaram os conflitos e o Santo acabou assassinado brutalmente por partidários do rei, dentro da sua própria catedral".

      Oração: - Senjhor Nosso Deus que destes ao Mártir São Tomás Bechet a grandeza da alma que o levou a dr a vida pela justiça, concede-nos por sua intercessão, a graça de saber perder a vida por Cristo neste mundo, para podermos encontrá-la para sempre no Céu.
      Por Nosso Senhor. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário