sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Etapa 194 - OS SANTOS REIS - DIA DE REIS

      A etapa de hoje vai cumprir-se por caminhos muito especiais. O dia 6, no no passado calhou a ser ao domingo, nesse dia, as nossas gentes e eu próprio, celebramos os Reis Magos, integrados num Cortejo de Oferendas, cujo produto reverteu a favor de um fundo destinado para a construção de uma nova Igreja neste lugar. Este ano, por motivos de doença de determinado elemento figurante (rei)  dessa representação,  manifestação cultural e bíbliaca, este ano não se pôde realizar, mas se Deus o permitir, no próximo ano, com o povo mais desejoso, a Igreja recupera e os seus servidores agradecem..

      Sendo eu um simples apoiante, não deixo de demonstrar que estou triste, pois, como diz o povo, "não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera", e não acaba, o que aconteceu foi inesperado, os dias passam, vira-se a folha do calendário e já passou. Agora no dia 8, a Igreja celebra a Epifania do Senhor que contempla os Reis Magos e eles , são eles! já os ouvimos a cantar, e a cantar dizemos todos:
      
                                  Nós vimos a sua estrela no Oriente / e viemos com presentes
                                             Adorar o Senhor  / adorar o Senhor.
                                                                   E dizem também:
                            Virão adorar-vos Senhor, / todos os povos, / todos os povos da terra.

                                                                  Dizem-nos ainda:
                      Jesus vem ao mundo: Que paz e bondade. Ó quanta doçura Amor e humildade
                   Vinde e adoremos Jesus Salvador: A estrela nos aponta o rumo a salvação, Belém
                                                     e Deus Menino a celeste mansão.
                            
                                         Também José Jorge Letria no livro do Natal diz-nos:
                                    São três e chegaram de longe / com um sonho na bagagem: 
                                      Querem estar com o menino / antes que finde a viagem.

                                         São magos do Oriente, / mas não são magos de rua;
                                             Acreditam nos cometas, / nas estrelas e na lua.

                                            São os magos viajantes / que resistem à fadiga,
                                        seguindo o rasto de luz / de uma estrela que é amiga.

                                  São os Reis Magos que chegam / das mais remotas paragens
                                     com ouro incenso e mirra / que trazem de outras viagens.

                                        São os Reis Magos felizes, / joelho assente na terra,
                                      Com um voto e uma prece: / `Menino põe fim `guerra`.
                                      Gaspar, Baltazar e Belchior /pedem à estrela brilhante:
                                           Dá nome a este menino, / antes que o galo cante.

                                        Viemos aqui nesta noite / com um desejo profundo:
                                  queremos ver o menino / que vem dar esperança ao mundo.

      O santo de hoje, são: Epifania do Senhor, ou Santos Reis Magos.
      "Epifania, em grego, significa manifestação. Neste dia a Igreja celebra a festa da Epifania, ou seja, a visita dos Magos que foram adorar o Menino Jesus. Essa visita simboliza a manifestação de Nosso Senhor não somente aos judeus, mas a todas as nações da terra".

      Oração: - Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Belchior e Gaspar! fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela divina Estrela do Céu. Ó amáveis Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos em noss fraqueza, imitr-vos, seguindo a estrela da verdade. E descobrindo o Menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos. (Em silêncio fazer o pedido). Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.
      Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor, Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém.

      Assim encerro  reportagem e, porque vou estar em Nespereira dias 7 e 8, só volto ao contacto, se poder, no dia 9 - segunda-feira. Até lá recomponho-me e continuarei com  informação sobre as origens do lugar (Quinta do Picado)



Sem comentários:

Enviar um comentário