segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Etapa 195 / 196 / 197 - mediçõ da Quinta e seu carregamento nos livros dos Tombos das Capelas

      Tendo no dia seis, dia dos Santos Reis, tentado fazer recordar aos meus amigos o quanto é importante para as nossas gentes  e para a nossa terra as representações dos Reis Magos, não só pelos proveitos que a Igreja obtém, mas também, e muito em especial pela preservação dos hábitos e costumes culturais dos nossos antepassados. Para lhes falar dos Reis Magos, ultrapassei o tema das Origens do Lugar da Quinta do Picado, tema que agora vou retomar, e para isso, vou colocar-me no términos da Etapa 193, onde, Mateus Fernandes de Oliveira diz: "escrivão desta provedoria, o subscrevi.
                                                          ` Excerto terceiro`
      Mateus Fernandes de Oliveira, segundo tudo isto se continha assim: está conferido e declarado na dita certidão, que sendo junta como dito é, fora citado o possuidor, Manuel Gomes Faia, para se louvar em quem meça, demarque e confronte a Quinta atrás declarada, obrigada às cento e três missas, que pelo dito defunto, seu pai, foram deixadas, a qual se louvou por Manuel Laborinho, morador nesta Vila de Aveiro, de que nos autos assinara termo, que sendo assinado como dito é, mandei vir perante mim, ao dito louvado, o qual dei a juramento dos Santos Evangelhos, em que ele pusera a sua mão direita, do qual lhe mandei eu, verdadeiramente fizesse a medição e confrontação das terras contidas na dita verba, e eles o prometeram fazer, e assinaram termo nos autos segundo tudo, em eles era contido e declarado, e logo o dito louvado foi ver, medir, demarcar e confrontar as propriedades obrigadas às ditas missas, o qual fez pela maneira seguinte
      E logo pelo dito louvado fora dito que, ele fora ver a Quinta de que se trata, que está no caminho que vai para Salgueiro, quinta toda circuitada e serrada sobre si, a qual Quinta tem; pela banda da estrada pública, que vai desde Aradas para Salgueiro, cento e setenta e seis aguilhadas de doze palmos e meio cada uma, até o mato de bombordo, e tem pela mesma parte, noventa e nova aguilhadas, e da estrada pública para a parte, trinta e uma aguilhadas. E tem mais a dita Quinta, pela parte da estrada do mato de bombordo, até à Quinta Nova de Salgueiro, cento e vinte aguilhadas. E da estrada, pela banda de Salgueiro para Ílhavo, setenta e cinco aguilhadas . E de comprido, poela parte de Ílhavo, quatrocentos e cinquenta e uma aguilhadas. E de largura, da estrada de Coimbra para a parte de Ílhavo duzentas e cinquenta aguilhadas. E nesta Quinta, se mede um pedaço de pousio, que diz ser do Padre Miguel Saraiva, que tem oito aguilhadas de largo, que parte de Aradas para Salgueiro, e tem de comprido, por parte da estrada para Ílhavo, cento e vinte seis aguilhadas, cada aguilhada tem doze palmos e meio. Tem mais esta Quinta, uma casa sobradada, que tem duas aguilhadas e quatro palmos de largo, repartida em quatro casas e com uma escada por fora, de pedra (...) e com casas e quinteiros e currais de bois e coelhos, e são terras e estrebarias e palheiros com seu poço no meio e uma ermida com sua tribuna e tem dentro, na Quinta um pinhal novo que se não mediu, apartado para ir ainda no fundo: e declarou o dito louvado, que não meteu nesta medição, a Quinta que trás Isabel Tomé e seus genros, que fica para a parte de Aradas, por estar arrendada em fatoezim, nem outro assim foi metido nas sobreditas medições, a Quinta Nova, que está para a parte de Salgueiro, por também andar arrendada em fatoezim, e de como fez s ditas declarações, assinou, segundo tudo neles se continha, com os quais mandei ao escrivão, que esta subscrevo, me fizesse os ditos autos, conclusos e mencionados escritos por mim, e neles dei a minha sentença;
      Visto o termo de louvamento e medição feita por ele, louvado, mando que tudo se carregue nos livros dos Tombos das Capelas, desta provedoria, na forma do regimento, para todo o tempo constar da obrigação, que pelo defunto lhe foi imposta, e o possuidor pague os autos.
       Aveiro, onze de Fevereiro de mil seiscentos e cinquenta e dois.
                                                                                                                     (continua na próxima)
      Os santos dos dias 7, 8 e de hoje, dia 9, são respectivamente:
       Dia 7 - São Raimundo de Penhaforte, Confessor  ( + Espanha, 1275) "De nobre família catalã foi muito reputado pelos conhecimentos de Direito Canónico e se celebrizou pela santidade e pelos milagres que praticava. Fundou com São Pedro Nolasco a Ordem das Mercês, para a libertação dos cativos. Ingressou na Ordem Dominicana, da qual foi terceiro Geral. Grande amigo de São Tomás de Aquino, pediu a este que escrevesse a Suma contra os Gentios e colaborou com seus estudos. Morreu aos 100 anos de idade".
      Dia 8 - São Pedro Tomás, Bispo e Mártir ( + Chipre, 1366) "Nascido na França, foi carmelita e se destacou como diplomata a serviço do Papado, sendo encarregado de difíceis negociações em vários países. Foi nomeado Legado Papal para todo o Oriente e, nessa condição chefiou uma Cruzada que partiu para Chipre e atacou os muçulmanos em Alexandria. Durante o combate, conservou-se com a Cruz elevada, no meio dos que lutavam, e recebeu ferimentos em consequência  dos quais faleceu alguns meses depois. Foi um dos mais ardorosos defensores da Imaculada Conceição de Maria Santíssima".
      Santo de hoje é Santo André Corsini, Bispo e Confessor ( + Fiesole, 1373) "Também foi carmelita e contemporâneo do anterior, provinha de uma família das mais ilustres de Florença. Teve inicialmente vida dissipada e censurável, mas converteu-se e ingressou na Ordem do Carmo, onde praticou penitências heróicas. Mais tarde foi eleito bispo de Fiésole, faleceu com fama de eminente santidade.
      Oração do dia: - Pai, que a oração me ajude  descobrir o verdadeiro sentido do serviço que presto de modo a coibir a tentação de ser contaminado pelo orgulho e pela soberba. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário