quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Etapa 213 - Meditações - 4

      Chegado ao local para iniciar nova etapa, começo por ajustar o equipamento e fazendo alguns exercícios intercalados com meditações sobre o percurso a percorrer, dá para ver que, de todos os bens imóveis da Paróquia, (Igreja da Freguesia de Aradas), que lhe foram espoliados, inclusive toda a Quinta do Picado, só em Abril do ano de 1936 é que, o Estado entregou algumas parcelas,retalhos que por certo ninguém os quis, à Junta de Freguesia de São Pedro de Aradas, conforme Doc. 30, que pode ser consultado na reportagem da etapa de ontem.

      Também, meditando sobre o que vou explanar a seguir, à Igreja, até os bens móveis (inclusive as alfaias litúrgicas) que lhe terão feito arresto mas deixadas em uso, prestamos atenção ao seguinte:

     Doc. 31 - "1939, Julho 29 - Auto de entrega dos Bens imóveis e móveis à Corporação encarregada do Culto Católico da Freguesia de São Pedro de Aradas.
     
      Aos vinte e nove dias do mês de Julho do ano de mil novecentos e trinta e nove, nesta freguesia de Aradas e no lugar do Outeirinho, onde se encontra a Igreja Paroquial da mesma freguesia, dentro da mesma Igreja, aqui compareceram os Excelentíssimos Senhores Doutor Lourenço Simões Peixinho, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal deste Concelho, José dos Santos Capela, na qualidade de Presidente da Junta desta Freguesia, e o Reverendo Daniel Correia Rama, Pároco desta freguesia, na qualidade de representante da corporação encarregada do culto católico desta mesma freguesia, comigo Cipriano António Ferreira Neto, chefe da secretaria da referida Câmara. E logo pelo Senhor Presidente foi dito que vinha a este lugar em cumprimento da Portaria de vinte e nove de Abril do corrente ano, do Ministro da Justiça, para fazer entrega, em uso e administração, à corporação encarregada do culto católico desta freguesia, da Igreja Paroquial, com suas dependências, e as Capelas de São João de Verdemilho, de Nossa Senhora do Bonsucesso, de Nossa Senhora da Conceição da Quinta do Picado e de São Sebastião de Aradas, com as respectivas imagens, paramentos e alfaias. E assim, por este acto, faz entrega à referida corporação na pessoa do seu representante, o senhor Prior Daniel Correia Rama, desta Igreja com as seguintes imagens, alfaias e paramentos". 
      Prossegue o texto com a relação da entrega dos bens à Igreja Matriz, à Igreja, da Capela de São João de Verdemilho, da Capela de Nossa Senhora do Bonsucesso e, após o que dizem: "E como não houvesse mais nada a inventariar nos dirigimos à Capela de Nossa Senhora da Conceição da Quinta do Picado fazendo entrega dos referidos":  (A relação que se segue é a da Capela da Quinta do Picado)
      Um altar pintado de amarelo e branco
      Uma banqueta de castiçais e respectivo crucifixo de madeira
      Uma toalha de altar e pano vermelho
      Uma imagem de São Benedito
      Uma dita de São Brás
      Uma mesa pequena
      Dois altares laterais pintados de branco e amarelo
      Uma imagem de Nossa Senhora do Livramento
      Coroa de prata de Nossa Senhora do Livramento
      Resplendor em prata do Menino Jesus
      Uma banqueta de quatro castiçais e respectivo crucifixo
      Uns brincos de ouro da Senhora do Livramento
      Um imagem de Nossa Senhora da Conceição com manto azul
      Um vestido de cetim branco e manto azul da Senhora do Livramento
      Uma banqueta de quatro castiçais de madeira e respectivo crucifixo
      Uma coroa de prata da Senhora da Conceição
      Um altar pequeno de pedra
      Uma imagem de São José
      Dois castiçais e respectivo crucifixo de madeira
      Três toalhas de altar
      Uma lâmpada de metal amarelo
      Dois castiçais de metal amarelo
      Diversos vasos ordinários
      Quatro bancos de pinho
      Um confessionário
      Uma cómoda de seis gavetas
      Um missal
      Um paramento branco
      Um dito vermelho
      Um dito roxo
      Duas sinetas
      Um cálice niquelado
      Um crucifixo ordinário
      Quatro tolhas de altar
      Quatro tolhas douradas
      Um par de brincos de ouro grandes de Nossa Senhora da Conceição
      Duas lâmpadas de metal amarelo".
                                            No final desta relação, eles disseram: 
      "Nada mais havendo a inventariar nesta Capela nos dirigimos à Capela de São Sebastião, em Aradas"
                                            Voltarei com interrogações. Até amanhã.

      O santo de hoje é: Conversão de São Paulo, Apóstolo
      ( + séc I) "Seis nos após a Ascensão de Nosso Senhor, o grande chefe e articulador da perseguição contra a Igreja era o fariseu Saulo de Tarso. Inesperadamente derrubado do cavalo, apareceu-lhe Jesus Cristo e perguntou: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" Ao levantar-se, repentinamente transformado pela graça, tinha início a obra extraordinária do grande São Paulo, que escreveu Epistolas inspiradas e levou a Fé católica a toda a bacia do Mediterrâneo. A Cidade e o Estado de São Paulo o têm como especial protector.

      Oração: - Ao peso do mal vergados, São Paulo, por ti chamamos; da graça o penhor eterno, que salva, te suplicamos. Outrora oprimindo a Igreja, tocou-se o divino amor. E aqueles que perseguias abraças qual defensor. Daquele primeiro amor conserva a fiel lembrança. Aos tíbios e fracos traze a graça e a esperança. Floresça por teu socorro o mor que ignora o mal; as rixas não o perturbem, nem erro nenhum fatal. Ó vítima que agrada aos céus, dos povos amor e luz, fiel defensor da Igreja, protege-a, e a nós conduz. Louvor à Trindade eterna, hosanas, poder, vitória. O prémio do bom combate contigo nos dê, n glória. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário