sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Etapa 215 - Meditações - 6

      Na etapa de ontem, meditando de como terá sido a administração de André Pacheco de Lima, que como já se demonstrou, sofreu penalizações. Se quisesse-mos transportar as responsabilidades daquele para os administradores de agora, quem são eles? que contas podem eles ter para apresentar? na Autarquia, os candidatos a presidentes são mais que muitos, desde pessoas de bem, trabalhadores, que amam as suas terras e querem o melhor para as suas gentes, a reformados e desocupados, há alguns que são pouco dinâmicos, que se querem aquecer e iluminar com o que transborda da cidade,  se descentralizassem os serviços que são de sua competência prestar, esta Aldeia, que se situa a sul do perímetro da cidade, que é a mais afastada, era nela que os senhores autarcas deveriam concentrar esforços, conservar o que o povo construiu, criar condições para melhorar os serviços de saúde, de educação e outros, mostrando que se  preocupam com o bem-estar dos seus habitantes. Na falta das capacidades para fazer o necessário e útil, seria bom que, no mínimo, não prejudicassem. Quem não tiver respeito pelos seus actos, que o seu comportamento não seja exemplo que conduza ao sagrado, não deve ser digno de ocupar cargos, cuja missão deveria ser zelar pela integridade e limitações, pelo bem-estar comum e nunca esquecer aqueles que sofrem moral e fisicamente.

      No nosso caso, o lugar de Quinta do Picado, vem sendo vítima de trato e abandono, parece quase uma aldeia do interior, está espoliada. A entidade administrativa de proximidade é a Junta de Freguesia, que por si, e em defesa dos seus concidadãos, deveria fazer chegar à Câmara as reivindicações e o conhecimento das necessidades. Este lugar, (que foi uma quinta) quer manter-se integro e unido,  estende-se lado a lado com a estrada, (estrada que era a nacional nº. 335) numa extensão de 3000 metros (3 Km), estrada que era a principal via de ligação da Bairrada com a cidade de Aveiro, de onde se deslocavam imensas pessoas para exercer as mais várias actividades, no mar, na ria, no cultivo das férteis terras, no comércio e na indústria. Esta aldeia, que em si tinha instaladas; serrações, carpintarias, marcenarias, olarias e outras unidades de produção, que também daqui iam carrejeiros para companhas de pesca com seus animais para o arrasto das redes e para muitas outras actividades, quando era necessária a arte do homem e a força do gado bobino.

      Segundo me foi informado, do lado de Aradas, neste lugar, a primeira casa construída dentro dos seus limites, no Coimbrão, é a moradia do senhor Avante, o nº. 588, na rua Direita, antes do cruzamento com a rua Tenente Malaquias de Oliveira e termina percorridos 3000 metros, no nº. 25 da rua de Aveiro, na residência que foi do senhor Firmino Queirós.

      A estrada Nacional nº. 335, no sentido norte-sul, dentro do lugar de Aradas e da Quinta do Picado, perdeu a identidade, passaram a chamar-lhe de  ruas Direitas. A estrada Nacional que era, parece que foi desviada para um variante nova e anda por aí na confusão, misturada com auto-estrada, que volta a aparecer entre os lugares de Quintãns  e Salgueiro.

      Eis alguns dos pequenos lugares, sitos dentro do espaço da Quinta, os quais, também se desenvolveram, tornaram-se centros urbanos e são membros do corpo desta grande Aldeia, que é o lugar da Quinta do Picado.

      Do lado direito; - Coimbrão, Solheira, Louros, Reguinho, Ucha, Cabeço, Carocho,,, Carregueiro de Baixo, Carregueiro de Cima, Alquebe, Carregueiras, Fonte Velha, Quinta Nova e Maquestão
     Do lado esquerdo;- Primagera, Pedra Moira, Rapadura, Cavadas, Vale do Barrega, Chão do Forno, Alqueirinho, Pinheiro Manso, Bandarada, Chão da Vala, Brejeira, Paradas, Sol e Paneleiros.

      O santo de hoje é: Santa Ângela de Mérici, Virgem
      ( + Bréscia, 1540) "Compreendendo todos os males que a Renascença pagã fazia às famílias católicas, fundou a consagração das Irmãs Ursulinas, que se dedicariam à educação das jovens com vistas a fazer delas mães da famílias verdadeiramente cristãs",

      Oração à Santa Ângela: Ó Deus, Pai e Senhor nosso,, a experiência de Santa Ângela nos ensina o quanto é agradável a Vós a conversão sincera dos corações ao evangelho. Querendo deixar tudo o que em nossa vida é injustiça e egoísmo, afim de conhecer-Vos em nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados. Amém. Santa Ângela, rogai por nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário