domingo, 22 de janeiro de 2017

Etapa 207 /208 /209 /210 - Meditações - I

      Foram 4 as etapas , a etapa da ida, a etapa do estar, a etapa da vinda e a etapa do estacionar e de saborear o aconchego do lar e muito em especial, o carinho  da esposa. Apesar do frio, em Nespereira tudo é belo. Se vissem Nespereira ao nascer do sol, e quando o sol desponta nos altos, e dali desliza, fazendo mudar de cor toda a vegetação e a fazer brilhar os cristais de gelo que cobre todos os campos, Nespereira, e mais propriamente Paúlos, lugar que se situa na encosta virada  sul, logo que o sol desponta nos altos do monte d`além, depressa chega aos Paúlos, e naquele local, que também tem abrigo do norte, é por certo o local mais agradável local para se estar.

      Nespereira é assim? não, Nespereira é muito mais, eu não sou capaz de enaltecer Nespereira tal como ela merece, Nespereira é uma preciosidade encantada, é uma arca cheia de tesouros e parece que dela, agora, tudo e todos se desviam como se temessem alguma peste

      Hoje, e agora que são 11 horas, e tendo cumprido a minha obrigação de ir à missa, de ter dado o meu contributo e participado na animação, vim meditando nas poucas palavras que memorizei da homilia do celebrante. Ele disse-nos que Jesus, para formar o seu grupo de Apóstolos, abordou e chamou homens trabalhadores que ia encontrando, os primeiros que chamou, eram pescadores; foram: Simão, chamado Pedro e seu irmão André, mais adiante, encontrou mais dois pescadores que consertavam as redes, chamou-os, eram Tiago e João e prosseguindo assim, completou o grupo de Apóstolos, que tendo todos deixado as suas profissões e famílias, seguiram a acompanhar Jesus, os quais, Ele Jesus, os preparou para pregar e divulgar os Evangelhos,  para acudir aos mais necessitados, curando os doentes e os enfermos que se lhes dirigissem.

      Nós que também somos apóstolos, e temos iguais obrigações, o que é que temos feito? todos nós  temos dons, será que já os descobrimos? eu, meditando verifico que sou um descuidado, nunca me esforcei para evangelizar nem para fazer alguém mudar de rumo, nunca ajudei ninguém a curar-se nem a precaver-se de tantos males que nos afectam e atacam. Eu não o fiz, e tu fizestes? pois é, meditando vejo que poderia ter evitado (curado) a muitos jovens da doença, doenças tais como; a que o tabaco provoca, a que o álcool provoca, a que o mau hábito alimentar provoca, a que a droga provoca, e até, um conselho proveitoso e atempado. Isto e muitas coisas mais podem ser benéficas e quase milagrosa, para  evitar muitos males.

      Desculpem, não era por isto que esperava ao iniciar o tema. Mas já agora, se algo tiver proveito, façam pelo vosso próximo o melhor que vos seja possível e até amanhã.

      O santo do dia 19 -(etapa 207) foi São Canuto IV, Rei e Confessor
      ( + Dinamarca, 1086) "Rei da Dinamarca e grande devoto de Nossa Senhora. Depois de ter levado uma vida exemplar, foi assassinado por súbditos  revoltados porque instituíra um imposto em proveito de obras de caridade".

      O santo do dia 20, (etapa 208) foi São Sebastião, Mártir
     (+ Roma, 288) "Era oficial da guarda pretoriana do imperador Diocleciano. Denunciado como cristão, foi condenado pelo imperador a ser atravessado por flechas. Milagrosamente curado das flechadas, reapresentou-se com coragem diante do tirano e increpou-o por sua impiedade. Foi então surrado até à morte, no circo de Roma. É padroeiro da cidade do Rio de Janeiro".

      O santo do dia 21, (etapa 209) é Santa Inês, Virgem e Mártir
      ( + Roma, 304) "A fortaleza e a pureza de Santa Inês fizeram dela uma das santas mais conhecidas e admiradas do martirológio cristão. Tinha somente 13 anos e sofreu os mais cruéis tormentos para preservar a fé e a virgindade, sendo afinal decapitada.".

      O santo do dia de hoje é: São Vicente Pallotti, Confessor
      (+ Roma, 1850) "Sacerdote, confessor e exorcista, já no seu tempo compreendeu a necessidade de empenhar no apostolado dos leigos católicos. Fundou a Sociedade do Apostolado Católico".

      Oração ao santo de dia, São Vicente Pllotti; Por mim nada posso, +com Deus tudo poisso. + Tudo quero fazer por amor a Deus. + Meu Deus, quer esteja acordado, quer durma, pense em vós ou não, vós sempre pensais em mim e me amais com amor infinito. Fazei que durante este dia, eu possa ter os mesmos pensamentos, a mesma humildade, a mansidão, a paciência e a caridade de nosso Senhor Jesus Cristo, para assim realizar a vossa santíssima vontade. Amem. 



Sem comentários:

Enviar um comentário