sábado, 28 de janeiro de 2017

Etapa 216 - Meditações - 7

      Na etapa de ontem cruzei-me com alguns sinais de perigo, em especial no que se refere ao espólio que ao lugar da Quinta do Picado tem vindo a ser feito. Homens desta terra, cultivadores da Quinta, criadores de riqueza, estudiosos e dinamizadores da cultura, estai atentos, defendei o que é vosso e conservai-o dentro do vosso espaço. As tentações são muitas, e na cobiça não há freios, não falta quem se queira apoderar do trabalho alheio. Temos no nosso lugar organizações culturais de grande  valia, organizações essas que foram criadas com muito trabalho, dedicação e amor. Aponto como exemplo a Escola de Música da Quinta do Picado, e sua Banda Filarmónica,  sua Orquestra Ligeira e outras da suas valências. Aponto a ADAC - Associação dos Amigos do Cacocho, e também o Grupo de Amigos da Quinta do Picado, que a seu cargo e em colaboração com a Igreja, organizam a festa dos Reis Magos, festa que é considerada, e com merecimento, uma grande e prestigiada representação cultural que o povo exerce e o lugar preserva há mais de uma centena de anos.

      Que razões existem para dizer que o Lugar da Quinta do Picado tem vinda a ser espoliado? as razões são várias mas há duas que ainda escaldam. A primeira é; Na rua da Carregueiro expropriaram aos herdeiros de João Sarrico um terreno para ai ser construída uma escola (o Ciclo). A Escola nunca lá foi construída, o terreno nunca foi devolvido a quem havia sido tirado, a Junta da Freguesia ou Câmara, lotearam o terreno, venderam-no, e foram aplicar o dinheiro proveniente desse terreno, um bem deste lugar, a onde? claro que, onde quiseram e bem entenderam.

      Outro caso semelhante aconteceu no Carocho, A Associação dos Amigos do Carocho - ADAC- constituída a 20 de Dezembro de 1975 com fins Desportivos, Culturais e Sociais, tinha como obectivo, (segundo o seu impulsionador Sr. Fernando da Silva Tavares Lebre) proteger e preservar a  Fonte do Carocho, para isso, e para se manter afastadas as construções urbanas que ameaçavam, a Associação, nas proximidades da Fonte, construiu um Pavilhão, Parque de Lazer, Parque Desportivo e ainda, num terreno de cultivo, anexo, pertença do já referido sr Fernando da Silva Tavares Lebre, com seu acordo e autorização, a Associação dimensionou, fez terraplanagens, montou e criou condições, e ali, naquele Campo já se praticava Futebol de Onze, quando o Sr. Fernando Lebre resolveu vender o referido terreno, uma vez que já não dispunha dele, a Junta da Freguesia apareceu como compradora e comprou. Até ai, tudo bem, a Associação viu isso de bom grado, a Junta fez intervenções, construiu uma Piscina, Uma pré-escola, mas o pior foi que, desactivou o Campo de Futebol, loteou o espaço e vendeu os lotes para construção. Com isso, e porque não foram criadas condições de saneamento, nem outras para proteger a qualidade da água da Fonte, o que é que temos como resultado? Uma Fonte com a água inquinada e imprópria para consumo! e o dinheiro? onde foi a Junta o aplicá-lo? Pois... aplicou-o lá para os lados do perímetro da cidade, onde tudo é mais visível, e onde os amigos se encontram e se cumprimentam.. Até ir à Missa às Igrejas da cidade é mais chique.

     Por muito que se busque, não se identifica na Quinta do Picado  nenhum investimento público que possa ter beneficiado o Lugar. Só recuando até à década de 60, do século passado, é que encontramos a Escola Primária, Escola essa, da qual já se ouviu ameaças de que possa vir a fechar por falta de alunos suficientes.

      O Santo de hoje é: São Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja
      ( + Fossa Nuova, 1274) " Sacerdote dominicano, foi inicialmente discípulo de Santo Alberto Magno, passando depois a leccionar na Universidade de Paris. Escreveu mais de cem obras, entre as quais se destacam a `Suma contra os gentios`e a `Suma Teológica`, foi chamado `Doutor Ângélico e `Doutor Comum`. Sua autoridade é, de certa forma, única entre os teólogos católicos. Durante o Consílio de Trento, a `Suma Teológica` foi colocada sobre o altar, ao lado das Sagradas Escrituras, para indicar que era a luz da doutrina tomista que se deveria interpretar a Palavra de Deus".

      Oração: -  Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua caridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, subtileza para interpretar, e graça abundante para falar.
      Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia, que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correcção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
      Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para procurar-te, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade.
      Orienta, meu Deus a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário