terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Etapa 212 - Meditações - 3

      De regresso ao local do término da etapa de ontem, cá estou pronto para dar início esta nova etapa, a etapa nº. 212, a qual desejo percorrer e concluir com êxito. Dado que foi o tiro, não cometi qualquer falta e cá vou eu continuando a dar conta das minhas meditações.

      Meditando sobre factos que nas minhas diversas atribuições presenciei, as Comissões Paroquiais, (económicas e de culto) podem e devem ter um papel fundamental, actuando como travão de eventuais destruições e perdas de património, daí, considero ser dever meu e de cada um, pôr em comum os seus conhecimentos, práticas, saberes e memórias, para quem se interessar, possa estudar, para conhecer, e possa transmitir, para educar. Assim, de seguida, prossigo divulgando mais um pouco do que o Dr. Hugo pesquisou, quando esteve ao serviço da nossa Igreja.

      Doc. 29 - 1911, Agosto. 21 - Auto de entrega dos bens da Paróquia à Junta de Freguesia de São Pedro de Aradas, que diz:
      "Ano de mil novecentos e onze, aos vinte e um dias do mês de Agosto, nesta freguesia d`Aradas, concelho d`Aveiro, estando presentes os cidadãos João Augusto Mendonça Barreto, delegado do administrador do mesmo concelho, Alfredo Nunes da Silva, aspirante de finanças, delegado do secretariado de Finanças do dito concelho e João de Oliveira Gamelas, presidente da junta da paróquia da referida freguesia, todos constituídos em comissão para proceder ao arrolamento e inventário a que se refere a Lei da Separação; por eles foram arrolados os bens que constam da relação junta. E para constar se lavrou esta acta que vai ser assinada por todos depois de lida por mim Alfredo Nunes da Silva, secretário que a escrevi. Ass.".

      Doc. 30 - Abril. 23 - Auto de entrega dos Bens da Paróquia à Junta de Freguesia de São Pedro de Aradas, que diz:
      "Ano de mil novecentos e trinta e seis aos vinte e três de Abril, nesta cidade de Aveiro e Secretaria do Comando da Polícia de Segurança Pública deste Distrito, onde se achavam presentes os excelentíssimos senhores, Comandante e administrador do Concelho, na qualidade de Presidente da Comissão de inventário Concelhia, Arnaldo da Conceição da Quina Domingues, Capitão de Infantaria, e Júlio Rodrigues Vieira, terceiro oficial do Quadro da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, servindo de chefe da Repartição de Finanças deste mesmo Concelho, na qualidade de secretário da referida Comissão, comigo Joaquim de Castro Correia, secretário do dito Comando, afim de ser feita, em fase de resolução nº. 7883, de trinta e um de Março findo, tomada a Comissão jurisdicional dos Bens Culturais, que reconheceu à Comissão Administrativa da Junta da freguesia de Aradas deste mesmo Concelho a posse e propriedade dos bens pela mesma Comissão reclamados, a entrega dos referidos bens, e achando-se também presente a actual Comissão Administrativa da referida Junta, composta dos cidadãos José dos Santos Capela, João Maria Simões de Oliveira e José Maria Resende Bastos, logo se procedeu à entrega dos bens constantes da relação que acompanhou o ofício daquela dita Comissão Jurisdicional nº. 16211, livro 15º, a folhas 244. 1ª secção de treze de Abril corrente, dirigido ao referido Comandante e Administrador do Concelho, os quais são os seguintes:
      O Passal com terreno lavradio, mato e terra inculta, sito na Ponte de São Pedro, a confrontar
       com a Quinta da Boa Vista e caminhos públicos
      Um baldio sito no Bonsucesso, denominado `Rego das Canas`
      Um baldio sito no Carregueiro, limite da Quinta do Picado
      Um baldio sito no Bonsucesso denominado o `Poço dos Adobeiros`
      Diversos bocados de terreno, nos caminhos que vão da Pedra Moura à Costa do Valado
      Um bocado de terreno no Coimbrão, entre Aradas e Quinta do Picado
      Um bocado de terreno nos Vlinhos em Arada
      Um bocado de terreno no Coimbrão ao norte da estrada
      Um bocado de terreno na Cabreira, limite de Aradas
      Um bocado de terreno no Vale
      Um bocado de terreno anexo à Igreja pelo Norte, incluindo um outro bocado de terreno que fica
      pelo norte deste e com a estrada
      Foros".

                                 Amanhã, darei continuidade ao tema demonstrando o doc. 31
 
      O sano de hoje é: São Francisco de Sales, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja
      (+ Lyon, 1622) "Bispo de Genebra, enfrentou vitoriosamente, em controvérsias públicas, os mais deputados teólogos protestantes. Pela pregação, pelos escritos e pelo aconselhamento espiritual realizou prodígios de apostolado. Escreveu diversas obras de espiritualidade. Fundou, com Santa Joana de Chantal, a Ordem das Visitandinas. É padroeiro dos jornalistas católicos.

      Oração: Glorioso São Francisco de Sales, vosso nome carrega a doçura do coração mais aflito, suas obras exaltam a seleta piedade, sua vida foi um sacrifício continuo de mor perfeito cheio de sabor real pra as coisas espirituais, abandono generoso e amoroso à vontade divina.
      Ensina-me a humildade interior e a doçura exterior e a imitação de todas as virtudes que tens sabido imitar dos corações de Jesus e Maria. Amém.

      Reze: Consagração ao imaculado coração
 
      

Sem comentários:

Enviar um comentário